Música, cultura popular, gastronomia e ateliês de criação para o público infantil vão ocupar o Complexo Cultural Estação das Artes neste fim de semana. O espaço, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult – CE), com gestão em parceria com o Instituto Mirante, abrirá ao público no sábado (27) e no domingo (28) com atividades gratuitas para diferentes faixas etárias.

No sábado, o som começa às 17h, com as DJs do coletivo Rebel Women. Formado e produzido por mulheres seletoras e colecionadoras de discos de vinil, o gênero musical é o Roots Rock Reggae e suas vertentes, explorando as raridades da música jamaicana no vinil e no digital.

Em seguida, é a vez do show de Caiô e Outra Galera, grupo da periferia de Fortaleza que leva no som a influência da música negra, misturando batidas de Hip Hop com Reggae, e agregando o ritmo da cultura urbana da capital cearense. A apresentação tem classificação indicativa de 16 anos e acontece a partir de uma parceria com a curadoria do Festival Mi 2022, realizado em junho deste ano, na Serra da Ibiapaba.

Em paralelo às atrações musicais, a feira gastronômica AlimentaCE de Rua garante uma variedade de pratinhos, salgados, além de comida vegana e pipoca.

Exposição Legado dos Mestres

Já no domingo pela manhã, a Estação reforça as atrações para toda a família, a começar pela abertura da exposição “Legado dos Mestres”. A iniciativa, contemplada no Edital Mecenas da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), é da Fundação Waldemar Alcântara, com fotos de Jarbas Oliveira e pesquisa e curadoria de Dora Freitas e Sílvia Furtado.

Na Gare e na Plataforma da Estação, estarão dispostas fotos gigantes dos mestres da cultura ainda vivos, uma singela homenagem aos que já se foram, vídeos e objetos pessoais da lida cotidiana que resgatam a importância de 106 mestres de várias regiões do Estado.

A mostra ficará disponível à visitação pública nos meses de setembro e outubro, e, na ocasião de abertura, haverá a apresentação do Reisado dos Irmãos, de Juazeiro do Norte, que reúne entre seus 40 brincantes, as diversas gerações de famílias que preservam a cultura do Cariri.

Para acompanhar essa programação, a Estação receberá ainda a DJ Viviane Siade. No corpo do set, um passeio musical pela cultura popular, trazendo os variados estilos do território brasileiro e principalmente nordestino, tais como coco, baião, forró pé-de-serra, maracatu, afoxé, jongo, carimbó, guitarrada, samba e outros ritmos. Tudo dentro de uma musicalidade popular tradicional e contemporânea. Esse repertório é composto a partir da experiência musical de quatro anos de Viviane no Coletivo Batuque de Mulher, além da pesquisa pessoal da artista.

Programação infantil e gastronômica

As crianças têm atividades garantidas com as oficinas realizadas durante toda a manhã de domingo. Em comemoração ao Dia Nacional da Infância, celebrado no dia 24 de agosto, o ateliê de criação “Trem das Cores – Gesto Desenho”, conduzido pela arte-educadora Amanda Oliveira, irá abordar duas linguagens artísticas: o desenho e a performance. Por meio de dinâmicas corporais que estimulam o movimento e a expressividade, a garotada irá perceber o desenho como gesto investigativo aprofundando a própria memória corporal.

O Dia da Fotografia, comemorado no dia 19 de agosto, também será lembrado na ocasião. O arte-educador Hitalo Pandit vai propor a construção de molduras de papel em formato de câmera fotográfica. As crianças serão estimuladas a desenhar em tiras de papel que simulam o filme fotográfico, remetendo ao processo analógico da fotografia.

Além dessas atrações, ainda ficará à disposição do público a tradicional feira gastronômica do Mercado AlimentaCE, com as delícias selecionadas pela curadoria do equipamento.

Serviço

Fim de semana na Estação das Artes

Sábado
Dia 27/08, das 17h às 20h30

Domingo
Dia 28/08, das 9h às 12h

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540, Centro.
Entrada gratuita | Aberto ao público.
Recomenda-se o uso de máscara.
Mais informações: @institutomiranteceara

Programação completa

Sábado (27/08)

17h às 19h30 – DJs do Coletivo Rebel Women
19h30 às 20h30 – Show Caiô e Outra Galera (Classificação indicativa: 16 anos)
17h às 20h30 – Feira AlimentaCE de Rua

Domingo (28/08)

9h às 12h – Abertura da exposição “Legado dos Mestres”, com Reisado dos Irmãos
9h às 12h – Oficina Trem das Cores – Especial Dia Nacional da Infância, com Amanda Oliveira
9h às 12h – Oficina Trem das Cores – Especial Dia da Fotografia, com Hitalo Pandit
9h às 12h – DJ Viviane Siade
9h às 12h – Feira Gastronômica do Mercado AlimentaCE

 

 

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.