O primeiro fim de semana de setembro na Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — reúne uma programação festiva: neste domingo (3), a Feira Mais Vinil celebra um ano no Complexo Cultural. No sábado (2), o grupo Samba Vadio interpreta os clássicos do ritmo. Já a segunda edição do Baila Comigo abre os trabalhos com Clementino Moura Filho na sexta (1º). As atividades são gratuitas e abertas ao público.
Realizado mensalmente na Estação das Artes, o Baila Comigo é uma ação voltada para a dança em todas as idades. Nesta sexta (1º), a partir das 19h, o cantor, sanfoneiro e compositor Clementino Moura Filho ocupa a Gare com o projeto “De Pai para Filho”. O show consiste numa apresentação de forró de gafieira, com canções instrumentais e cantadas, trazendo para o público uma amostra da obra do seu pai e de seu tio, que passam de geração para geração por meio do acordeon.
Clementino, ao longo do show, narra também as histórias de algumas composições do seu pai, além de parcerias e causos vividos pelo músico falecido em 2017. O show foi pensado para todas as idades — desde o público que viveu o auge do forró de gafieira, que poderá relembrar canções da época, aos espectadores jovens, que terão a oportunidade de conhecer o ritmo e ouvir as canções autorais. A atividade é realizada em parceria com o Sesc Ceará.
Os seis restaurantes que integram a ocupação temporária do Mercado AlimentaCE — Mira Cozinha, Lamarca, Let’s Bora, Jão Burguer, Oyá Murá e chef Noah Passos — funcionam até as 22h.
Samba Vadio e Feira Mais Vinil – Especial 1 Ano
Neste sábado (2), o Samba Vadio apresenta ao público clássicos do samba a partir das 19h. Formado por Alisson Felix no violão, Caleb no cavaquinho, Marcelo Farias no surdo e Rafael Melo no pandeiro, o grupo reúne um repertório com músicas de compositores como Cartola, Dona Ivone Lara, João Nogueira, Paulinho da Viola e muitos outros bambas da velha guarda e da cena atual do samba. Uma forte marca do grupo é o canto — cada componente carrega um timbre distinto, dando cor às canções que interpretam e força no coro.
Para encerrar a programação do fim de semana, o tradicional Domingo na Estação chega com uma novidade: a festa Feira Mais Vinil – Especial 1 Ano. Movimento idealizado por Thiago Duarte, proprietário da Direct Discos, nasceu com o objetivo de fortalecer a cena dos discos de vinil, desenvolvendo atividades socioculturais e econômicas do setor. A Feira completa um ano de realização no Complexo Cultural neste mês de setembro.
A comemoração reúne 11 expositores e 4 DJs: das 9h às 12h, DJ Thales e DJ Jotapê Aires sonorizam a Gare com brasilidades e demais ritmos e batidas sem fronteiras. Das 12h às 15h, por sua vez, DJ Manu Star e DJ Rubinho Star comandam as pickups com homenagens a várias lendas do reggae mundial.
Das 9h às 12h, a pintura infantil estará garantida para a criançada, que poderá manusear ludicamente pincéis, tintas coloridas e papel craft, em ação desenvolvida e orientada pelos monitores do Complexo Cultural Estação das Artes.
Exposições fotográficas
A Estação das Artes reúne ainda três exposições abertas ao público: nos monitores do Pavilhão de Acesso, a mostra virtual “Todos Somos Uma” narra as trajetórias de luta de 13 mulheres que são referências nos direitos humanos. Realizada pela Defensoria Pública do Estado do Ceará, a exposição fica em cartaz até o próximo dia 10 de setembro.
Na Gare, a mostra “Despertando Olhares” apresenta 35 fotos captadas por jovens e profissionais das unidades socioeducativas Patativa do Assaré, Dom Bosco e Canindezinho. O projeto, realizado pelas entidades Museu da Fotografia Fortaleza, Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo e Secretaria da Juventude do Ceará, dialoga com a fotografia como possibilidade de ressignificação de narrativas.
Já na Plataforma, é possível conferir a série “Warawar wawa, Filho das estrelas”, do boliviano River Claure, que propõe um olhar libertador das narrativas reducionistas e folclóricas da sociedade boliviana mestiça, por meio de um imaginário fantástico, ao recontextualizar o romance do “Pequeno Príncipe’, de Antoine de Saint-Exupéry na cultura andina contemporânea. A exposição é do Fotofestival Solar.
Serviço
Programação da Estação das Artes
Dias 01 a 03 de setembro
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce, @mercadoalimentace e @institutomiranteceara
Sexta-feira (01.09)
Baila Comigo
9h – Abertura do espaço
18h às 20h – Baila Comigo, com Clementino Moura Filho – Projeto De Pai para Filho (Parceria Sesc)
22h – Encerramento das atividades
Acesso gratuito
Entrada até 21h30 e/ou até atingir a capacidade máxima do equipamento. Saída com retorno.
Observação
Não há necessidade de retirada de ingressos ou pulseiras.
Classificação indicativa: 18 anos
Sábado (02.09)
Samba Vadio
9h – Abertura do espaço
19h – Samba Vadio
22h – Encerramento das atividades
Acesso gratuito
Entrada até 21h30 e/ou até atingir a capacidade máxima do equipamento. Saída com retorno.
Observação
Não há necessidade de retirada de ingressos ou pulseiras.
Classificação indicativa: 18 anos
Domingo (03.09)
Domingo na Estação
9h às 12h – Pintura Infantil
9h às 15h – Feira Mais Vinil Especial 1 Ano
9h às 12h: DJ Thales + DJ Jotapê Aires
12h às 15h: DJ Manu Star + DJ Rubinho Star
Acesso gratuito e livre
Saída com retorno até atingir a capacidade máxima do equipamento.
Observação
Não há necessidade de retirada de ingressos ou pulseiras.
Classificação indicativa: Livre