Complexo contará com espetáculo teatral, show, gastronomia, atividade infantil, entre outras atrações gratuitas

A Estação das Artes recebe, neste sábado (08/10) e domingo (09/10), uma programação multiartística e gratuita. O espaço, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult – CE), com gestão em parceria com o Instituto Mirante, contará com oficinas, espetáculos, música, feiras, entre outras atividades.

O Festival da Imaginação chega na Estação no sábado (08/10) para uma programação em dois turnos, após a primeira parada no Museu da Imagem e do Som (MIS-CE), na sexta-feira (07/10). A iniciativa é a abertura oficial do programa formativo Trans.Implic.Ações, voltado para gestores e gestoras trabalhadores da Cultura do Estado do Ceará, com o intuito de proporcionar uma imersão em olhares críticos e plurais, a partir da reflexão, do debate e da formação sobre políticas afirmativas relacionadas à racialização de negros e de indígenas.

A programação terá início às 9h, com oficinas simultâneas de “Escrita: transgredir a palavra, transcrever o sentir”, com Pretarau; de “Arte Colagem”, com Alexia Ferreira; e de “Stêncil”, com Felipe Lése. Cada oficina tem duração de três horas e contará com 20 a 30 vagas, sendo as duas primeiras para maiores de 12 anos e a terceira para maiores de 16.

Pela tarde, a Estação abre às 16h, com uma programação para maiores de 18 anos: a apresentação da peça teatral “Ainda Vivas”, do Grupo Nóis de Teatro, seguida da Instalação: Arapuca, de Maria Macêdo, às 18h, e do show de funk com Nik Hot, primeira funkeira travesti do Ceará, às 20h. O festival ainda conta com uma campanha de doação de alimentos para a Casa Transformar, de acolhimento às pessoas LGBTQIAPN+ em Fortaleza/CE.

Em paralelo, o público poderá apreciar a exposição “Legado dos Mestres”, que segue na Gare e na Plataforma, com fotos gigantes dos mestres da cultura cearense ainda vivos, uma singela homenagem aos que já se foram, além de vídeos e objetos pessoais da lida cotidiana que resgatam a importância de 106 mestres de várias regiões do Ceará. A Feira AlimentaCE do Mundo garante ainda uma diversidade de quitutes à venda para os frequentadores.

Programação de domingo

No domingo (09/10) pela manhã, de 9h às 12h, o destaque é a feira de brechós locais, na qual o público terá acesso a peças exclusivas em uma proposta de moda mais sustentável. Os expositores vão trazer roupas em diversos estilos, do retrô ao moderno, com curadorias e garimpos contemplando uma pluralidade de gostos e corpos.

As propostas estimulam uma redução nos impactos ambientais da indústria da moda, fazendo circular as peças de segunda mão e reinventando peças usadas a partir do processo de upcycling — prática de reaproveitar e dar novo sentido a materiais que seriam descartados. Bordados, crochês e aplicações agregam criatividade e identidade aos novos produtos. Entre os expositores confirmados, estão Brechó Pretta, Saturada, Brechada, Gato 80, Segunda Mão Brechó, Pretta Chic, Retroagir, Brechó Ferrugem, Revival, Sankofa e BrechoZá.

A manhã vai ser também de circo, com o espetáculo “Entre o Coelho e a Cartola”, do Mágico Jeffy, atração viabilizada pela parceria com o Sesc Ceará. Em 50 minutos, é proposto ao público a imersão no mundo da mágica, um universo encantador de possibilidades, onde o real e a ilusão se encontram para criar uma narrativa fantástica. Os espectadores são convidados não somente a presenciar o desenrolar dos números, mas também atuar, com desfechos inusitados e irreverentes.

A meninada poderá se divertir ainda com a tradicional pintura no chão da Gare. Crianças e adultos, juntos, manusearão ludicamente pincéis, tintas coloridas e papel craft, em ação desenvolvida e orientada pelos monitores do Complexo Cultural.

E enquanto o DJ Profeta comanda o som na Estação, a feira gastronômica e agroecológica do Mercado AlimentaCE estará à disposição do público para fazer um lanche ou até mesmo adiantar o almoço de domingo.

Serviço

Fim de Semana na Estação das Artes

Sábado
Dia 08/10, das 9h às 12h e das 16h às 21h

Domingo
Dia 09/10, das 9h às 12h

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro.
Eventos gratuitos e abertos ao público*.
*No sábado à tarde/noite, a programação é voltada para maiores de 18 anos.
Proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro.
Recomenda-se o uso de máscara e a vacinação contra a Covid-19 completa.
Mais informações: @institutomiranteceara

Programação completa

Sábado (08/10)

Festival Imaginação

9h às 12h – Oficinas simultâneas

– Escrita: transgredir a palavra, transcrever o sentir (Pretarau) – Classificação: 12 anos
– Arte Colagem (Alexia Ferreira) – Classificação: 12 anos
– Stêncil (Felipe Lése) – Classificação: 16 anos

Vagas: 20 a 30 pessoas cada

16h às 21h – Programação Cultural*

– Espetáculo “Ainda Vivas” – Grupo Nóis de Teatro – Classificação livre
– Videomapping, com Maria Macêdo
– Show Nik Hot
– Exposição “Legado dos Mestres”
– Feira AlimentaCE de Rua

*Programação voltada para maiores de 18 anos.

Domingo (09/10)
Horário: 9h às 12h

– DJ Profeta
– Espetáculo “Entre o coelho e a cartola”, com Mágico Jeffy (Parceria Sesc)
– Feira de Brechós e Upcycling
– Feira gastronômica e agroecológica do Mercado AlimentaCE
– Pintura infantil
– Exposição “Legado dos Mestres”

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.