Fim de semana na Estação das Artes tem sarau, hip hop, espetáculos e Feira Mais Vinil

Programação gratuita acontece de sexta (31) a domingo (2) , com atividades para todos os públicos
Espetáculo A Casatória c'a Defunta. Foto: Fred Gustavo

A cultura negra será celebrada e reverenciada neste fim de semana na Estação das Artes, com uma programação que envolve slam, sarau, hip hop, soul e toda a ancestralidade dos tambores. O espaço, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, oferece ao público atividades culturais gratuitas de sexta (31) ao domingo (2).

O Som na Praça, nesta sexta (31), conta com três atrações: o Slam Entrelinhas inicia os trabalhos às 17h, com uma competição de poesia aberta para falas sobre dor, amor, natureza, família e pautas sociais. Logo após, às 18h30, é a vez da produtora e artista Fran Nascimento, acompanhada de Layze Martins e Virgínia Oliveira, ocupar o equipamento com Cerol e Navalha — um sarau litero-poético que emerge das rupturas, quebras e quebradas de Sobral, interior do Ceará. Esta apresentação terá acessibilidade em libras.

Para fechar a noite, das 19h10 às 20h10, o grupo Hip Hop na Cena apresenta a força feminina no gênero. Desde 2016, o coletivo de mulheres – Fran Ddk, Zabeli, Jeyci Vian, Treta MC e Vivi Siade – engloba diversas estéticas artísticas do hip hop, como break, street dance, grafite, DJ e rappers. Ao longo de toda a programação da sexta (31), a Feira Negra apresenta produtos de empreendedores negras e negros.

Quem quiser esticar mais um pouquinho pelo Complexo, ainda poderá curtir o som do DJ Nego Célio e se deliciar com as comidas dos restaurantes do Mercado AlimentaCE, que ficarão abertos até 21h.

Sábado: tambores ancestrais, feira e teatro

No sábado (1º), a programação artística começa às 16h com a DJ Lua Magnética, que solta o som até 18h45 na Gare. A DJ pesquisa música nacional desde 2015, colecionando vinis e buscando pelo Brasil profundo na história musical negra, por meio da discotecagem das canções de terreiro e samba à soul music. O que faz esse projeto ser especial é a perspectiva que Lua propõe trazer: o preto como herói e narrador da sua própria vida.

Das 19h às 19h50, o grupo Raízes do Griô apresenta o espetáculo “Reverbera”. Baseada nos ensinamentos ligados à percussão e ancestralidade vivenciados nas oficinas de batuque com o mestre Descartes Gadelha, a obra traz a essência do baque dos tambores, a experimentação do som traduzido em vibrações corporais, que produz o movimento e o ritmo que se propaga ao instrumento. As composições do repertório da apresentação mantêm a essência percussiva presente nos ritmos da cultura popular e tradicional brasileira, principal base musical do grupo desde sua criação em 2017. A apresentação terá acessibilidade em libras.

Para encerrar o sábado, a Cia Pão Doce de Teatro — em parceria da Estação das Artes com o Sesc — encena o espetáculo “A Casatória C’a Defunta”. Cinco atores em “pés-de-banco” contam a história do medroso Afrânio, que está prestes a casar-se com a romântica Maria Flor, mas acidentalmente casa-se com a fantasmagórica Moça de Branco, que o leva para o submundo. Lá, o jovem fará amigos e aprenderá uma grande lição, porém está disposto a não desistir do seu amor verdadeiro, mesmo que isto lhe custe a própria vida.

Das 16h às 21h, a Feira Chamego oferece artesanato, moda, cosméticos naturais, arte e decoração de produtores locais.

Domingo para toda a família

Ainda neste fim de semana, o Domingo na Estação segue com atividades dedicadas à toda família. Das 9h às 13h, o DJ Victormsat volta aos palcos da Estação das Artes com um set repleto dos mais diversos estilos e gêneros que compõem a sua pesquisa — tudo isso em vinil.
O vinil, aliás, é protagonista da Feira Mais Vinil, que tem na sua essência a comercialização de discos, acessórios, equipamentos e materiais relacionados à música, por meio da exposição de vendedores/lojistas da região.
Além disso, a pintura infantil também estará garantida durante toda a manhã, com mediação dos monitores do Complexo. O público que vier à Estação neste final de semana também vai poder se deliciar com comidas e bebidas dos restaurantes do Mercado AlimentaCE, além da Feira Agroecológica com o MST.

Serviço

Fim de semana na Estação das Artes
Dias 31 de março, 1º e 2 de abril
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita e aberta ao público.

Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Programação completa

Sexta (31/03)

Som na Praça*
17h às 21h – Feira Negra
17h às 18h30 – Slam Entrelinhas
18h30 às 19h10 – Sarau Cerol e Navalha (Acessível em Libras)
19h10 às 20h10 – Hip Hop na Cena

*Por conta do período chuvoso, as apresentações acontecerão na Gare da Estação das Artes.

Observação: O equipamento estará aberto entre 12h e 21h.

Sábado (01/04)

16h às 21h – Feira Chamego
16h às 18h45 – DJ Lua Magnética
19h às 19h50 – Espetáculo “Reverbera”, com grupo Raízes do Griô (Acessível em Libras)
20h10 às 21h – Espetáculo “A Casatória C’a Defunta”, com Cia Pão Doce de Teatro (Parceria Sesc)

Observação: O equipamento estará aberto entre 12h e 15h, e depois de 16h às 21h.

Domingo (02/04)

Domingo na Estação
9h às 12h – Pintura infantil
9h às 13h – Feira Mais Vinil
9h às 13h – DJ Victormsat

Observação: O equipamento estará aberto entre 9h e 15h.