Uma festa de brasilidades ocupa a Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — neste fim de semana. A programação reúne show em homenagem a Rita Lee com a cantora Luh Lívia na sexta (15), mais uma edição da festa Relance no sábado (16) e atrações infantis no tradicional Domingo na Estação (17). As atividades são gratuitas e abertas ao público.
Rainha do rock brasileiro, Rita Lee (1947-2023) é celebrada em um espetáculo que combina músicas e depoimentos da artista, um tributo a sua contribuição para o cenário cultural do país. O show “Rita Luh, uma homenagem a nave-mãe do rock brasileiro” é conduzido pela cantora e compositora Luh Lívia — conhecida pelo público cearense desde a adolescência, quando foi vocalista da banda Mafalda Morfina, ela comemora 20 anos de carreira em 2024. A apresentação começa às 19h30 desta sexta-feira (15).
Para o show, a cantora conta com uma banda completa: baixo, guitarra, bateria, teclado e violão. O grupo passeia por sucessos do repertório de Rita Lee, como “Mania de você”, “Agora só Falta Você” e “Papai me empreste o carro”.
Já no sábado (16), a festa Relance ocupa a Gare da Estação das Artes a partir das 17h. Idealizado pelo produtor musical e DJ Victor Azevedo em diálogo com seu irmão, Lucas Azevedo, o projeto passeia por gravações originais da década de 1970 e segue com composições mais recentes, sempre executadas em vinil e CD pela dupla. A curadoria da Relance abrange elementos da música nacional presentes desde o período da Tropicália, além de ritmos de baile internacionais.
Nesta edição, a Relance convida a DJ e pesquisadora musical Maria Tavares para mostrar o seu acervo nas décadas de 1970 e 1980. O projeto destaca a importância das culturas negra e LGBTQIA+ para o consumo de música no século XXI, além do legado que o profissional DJ constrói para divulgar artistas e criar novas tendências.
Domingo na Estação
O Domingo na Estação desta semana começa com atividades dedicadas à criançada. A atividade Pintura Infantil – Oficina de Zine acontece das 10h às 12h, com a produção de revistinhas (zines) feitas à mão utilizando folhas de papel, canetas e a criatividade. Os oficineiros são os artistas visuais Ulysses Salgado (Ulyzzz) e Victor Olavo (Vors).
A partir das 11h, é a vez do espetáculo “A Princesa e o Sapo”, com o Grupo Desequilibradoz (Parceria Sesc). Inspirado na obra dos irmãos Grimm, “A Princesa e o Sapo” convida a transpor a barreira entre o real e o imaginário, adentrando no universo lúdico que será construído a partir do diálogo dos narradores com o público, os protagonistas dessa história.
A programação musical começa às 13h com Mulher Barbada cantando Alcione no Mercado AlimentaCE. Prestes a lançar seu primeiro álbum da carreira, a cantora drag queen Mulher Barbada inicia seu novo ciclo de shows para além do seu trabalho autoral. A homenagem à Alcione, grande nome do samba brasileiro, reúne grandes clássicos e descobertas do “lado B” da discografia de Marrom.
Com 50 anos dedicados à arte, Alcione é celebrada por Mulher Barbada em toda a diversidade de sua trajetória, dos graves intensos às brincadeiras com as notas. A Rainha do Samba também se aventurou pelos boleros e pelas baladas, do samba de gafieira ao samba enredo, entre sofrência e R&B.
SERVIÇO:
Fim de semana na Estação das Artes
Dias 15, 16 e 17.3
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em
recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Programação completa
Sexta, 15
Horário da programação: 19h30 às 21h.
Homenagem a Rita Lee, com Luh Lívia
Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: 18 anos.
Sábado, 16
Horário da programação: 17h às 22h
Relance, com DJs Victor Azevedo, Lucas Baber e Maria Tavares
Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: 18 anos.
Domingo, 17
Horário da programação: 10h às 15h
Pintura Infantil – Oficina de Zine
A Princesa e o Sapo, com Grupo Desequilibradoz (Parceria Sesc)
Mulher Barbada canta Alcione no Mercado AlimentaCE
Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: Livre