Luizinho Calixto, Juruviara e DJ Nego Célio comandam a festa “Estação Gonzaga – 8 Baixos no Forró”, neste sábado (15/10), a partir das 16h

Em dois meses, mais precisamente no dia 13 de dezembro, o Nordeste vai celebrar os 110 anos de nascimento de um dos mais queridos filhos: Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Para adiantar as comemorações, o Complexo Cultural Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult – CE), com gestão em parceria com o Instituto Mirante – recebe, no próximo sábado (15/10), uma festa em sua homenagem.

“Estação Gonzaga – 8 Baixos no Forró” terá início a partir das 16h, com a distribuição de 2 mil pulseiras gratuitamente para maiores de 18 anos. O arrasta-pé segue até 21h e vai ser comandado por Luizinho Calixto, Juruviara e DJ Nego Célio, este com o projeto Forró do Pingoró.

Natural de Campina Grande (PB), Luizinho Calixto já teve a oportunidade de tocar com Sivuca, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. Ao todo são dezoito discos gravados entre vinis e CDs, nos quais ele toca ritmos tradicionais, xotes, forrós, frevos, sambas, choros, baiões, e alguns que nunca haviam sido tocados por um sanfoneiro de oito baixos: tango, bolero, valsa, bossa nova, destacando-se um dos traços mais marcantes do seu trabalho que é a virtuose dos improvisos.

Juruviara, por sua vez, é cantor, compositor e violonista. Atualmente, está lançando seu segundo disco autoral, “Cantiga”. Nos shows, ele leva sempre composições próprias e obras de referências da canção nordestina e de outras regiões do Brasil. Já o DJ Nego Célio retorna à Estação com o Forró do Pingoró, projeto em que apresenta um set de forró, xote, xaxado e baião, ressaltando a cultura regional com seus diversos ritmos.

Para dar o sustento do arrasta-pé, a Feira AlimentaCE traz muitas delícias para a Estação Gonzaga. Pratinhos, acarajé, salgados e bebidinhas vão garantir a festa dos convidados. Em paralelo, o público poderá apreciar ainda a exposição “Legado dos Mestres”, que segue na Gare e na Plataforma, com fotos gigantes dos mestres da cultura cearense ainda vivos, uma singela homenagem aos que já se foram, além de vídeos e objetos pessoais da lida cotidiana que resgatam a importância de 106 mestres de várias regiões do Ceará.

Domingo na Estação

E no mês das crianças, não poderia faltar uma programação especial para acolher a meninada no tradicional Domingo na Estação. Vai ter teatro, ateliê de pintura, música com o DJ Gato Preto, exposição, feira de livros e muita comidinha gostosa!

A Cia CLE chega em parceria com o Sesc para apresentar o espetáculo “Um tiquinho de nada”. A peça retrata a vida dos artistas de rua e traz ao palco a saga da Palhaça Nada, que parte em busca de sorrisos e moedas, apresentando seus números de variedades e palhaçaria clássica em meio ao público.

As pequenas e os pequenos poderão participar também de duas oficinas Trem das Cores. A primeira delas, “O Desenho, a Linha e o Brincar”, será conduzida pela artista visual e arte-educadora Fernanda Barbosa. A partir de exercícios de desenho que estimulam a criatividade e a coordenação visomotora, a criança é convidada a apreender a linha como um elemento do brincar. Neste sentido, é oferecido papel kraft 10m, materiais de pintura e desenho, os quais serão usados na produção de desenhos e garatujas, que possibilitam a interação da criança com a arte de modo lúdico, construindo significados múltiplos que alimentam a criatividade e a percepção de mundo.

Depois, Bárbara Silveira conduz “Um olhar pela trajetória da tecnologia”. A partir de uma linha de tempo desenhada no chão da Estação das Artes, em formato da brincadeira de amarelinha, será apresentada a trajetória da tecnologia, iniciando pela pré-história, passando pela era das máquinas a vapor e chegando à contemporaneidade. A ideia principal é estimular as crianças a desenharem em cada quadrado do “Amarelão” o que elas visualizam das tecnologias mais antigas até as atuais.

Ainda no clima de Dia das Crianças, haverá uma Feirinha de Livros Infantis com uma diversidade de publicações das editoras e livrarias cearenses. Os expositores trarão livros voltados para crianças e adolescentes. Uma ótima oportunidade para encontrar presentes que estimulam a imaginação e proporcionam momentos de leitura em família, brincadeiras e aprendizado. Entre os expositores já confirmados, estão Editora Radiadora, Editora Pé de Imaginação, Editora Karuá, Livraria Raiz de Livro e Editora Substânsia.

Serviço

Fim de semana na Estação das Artes

Sábado
Dia 15/10, das 16h às 21h

Domingo
Dia 16/10, das 9h às 12h

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro.
Eventos gratuitos e abertos ao público*.

*No sábado à tarde/noite, a programação é voltada para maiores de 18 anos e serão distribuídas 2 mil pulseiras a partir das 16h.

– Proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro.

– Recomenda-se o uso de máscara e a vacinação contra a Covid-19 completa.

Mais informações: @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Programação completa

Sábado (15/10)
Horário: 16h às 21h

Estação Gonzaga – 8 Baixos no Forró

– Forró do Pingoró (DJ Nego Célio)
– Juruviara
– Luizinho Calixto
– Feira AlimentaCE
– Exposição “Legado dos Mestres”

Domingo (16/10)
Horário: 9h às 12h

Domingo na Estação

– DJ Gato Preto
– Espetáculo “Um tiquinho de Nada”, da Cia Cle (Parceria Sesc)
– Oficina Trem das Cores – “O Desenho, a Linha e o Brincar”, com Fernanda Alves Barbosa
– Oficina Trem das Cores – “Um olhar pela trajetória da tecnologia”, com Bárbara Silveira
– Feira de livros infantis
– Feira gastronômica do Mercado AlimentaCE
– Exposição “Legado dos Mestres”

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.