III Festival Dá Teu Nome leva Carnaval no Inferno e Luiza Nobel a Estação das Artes no sábado (15)

Foto: Sunny Maia

O III Festival Dá Teu Nome chega ao fim neste sábado (15) com uma programação especial no Complexo Cultural Estação das Artes. A terceira edição do programa, que faz parte do programa Dá Teu Nome, vinculado ao Núcleo Políticas Afirmativas (NUPA) do Instituto Mirante de Cultura e Arte, teve início no final de janeiro com o lançamento da revista “Memória Transmasculina: Rastros de Permanência” e encerra as atividades com apresentações do coletivo Carnaval no Inferno e do projeto Baile Preto com Luiza Nobel.

Ao longo desta edição, o Festival promoveu debates, oficinas, lançamentos e encontros voltados à valorização das expressões artísticas LGBTQIAPN+, com foco em iniciativas transmasculinas, travestis e não-binárias.

Para o encerramento, a programação aposta na força da música e da ocupação dos espaços públicos como forma de resistência e celebração. A partir das 16h, o coletivo Carnaval no Inferno realiza um cortejo no Centro de Fortaleza, transformando as ruas em um espaço de festa e manifestação política. Fundado em 2016, o Carnaval no Inferno é um coletivo artístico de Fortaleza que nasceu como um bloco de rua voltado para pessoas no espectro radical das desobediências de gênero, das dissidências sexuais e dos corpos racializados. Mais do que uma celebração carnavalesca, o coletivo se estabelece como um espaço de resistência e expressão política, promovendo visibilidade e fortalecendo narrativas de grupos historicamente marginalizados por meio da arte e da festa.

Da praça à Gare, os foliões seguem para o palco da Estação das Artes, onde acontecerá o resto da programação do bloco. Em seguida, é a vez do Baile Preto com a cantora Luiza Nobel celebrar a ancestralidade e a cultura afro-brasileira por meio da música. Explorando as sonoridades do black music, soul, funk, pagodão, afoxé e maracatu, a cantora é acompanhada por Zeis (guitarra), Daniel Rebouças (bateria), Thais Costa (percussão), Jocasta (backing vocal) e Glauber Alves (baixo), no projeto que promove alegria e diversão junto a um forte discurso de resistência, equidade e valorização das narrativas negras no Brasil.

NUPA

O Núcleo de Políticas Afirmativas (NUPA) é um setor da Assessoria de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária do Instituto Mirante, dedicado à promoção da diversidade, inclusão e equidade. Seu trabalho envolve a articulação de coletivos e iniciativas, incentivando o acesso à cultura e a difusão de direitos, especialmente para populações historicamente marginalizadas. Por meio de programas e projetos, o NUPA busca fortalecer políticas afirmativas no território, ampliando espaços de acolhimento, escuta e participação social.

Instituto Mirante

O Instituto Mirante é uma organização social sem fins lucrativos criada em 2021 para contribuir com a gestão das políticas culturais do Ceará. Sua atuação está voltada para a proteção, valorização e incentivo às iniciativas artístico-culturais, além do fomento ao patrimônio histórico e cultural do Estado. Por meio da administração de diversos equipamentos culturais e do desenvolvimento de projetos, o instituto busca fortalecer a cena cultural cearense e ampliar o acesso à arte e à cultura.

Serviço

Encerramento do III Festival Dá Teu Nome

Com Carnaval no Inferno e Baile Preto com Luiza Nobel
Dia 15 de fevereiro (sábado) | 16h às 22h
Complexo Cultural Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza)
Entrada gratuita mediante a capacidade do local
Classificação indicativa: 18 anos

Programação

16h às 20h – DJs Carnaval no Inferno
20h às 22h – Baile Preto, com Luiza Nobel (acessível em Libras)
Palco da Estação das Artes

17h às 22h – Feiras KUYA de Design Autoral: Festival Dá Teu nome
Kuya – Centro de Design do Ceará

17h às 22h – Hora Boa no Mercado
Horário promocional: 17h às 18h
Mercado AlimentaCE