Indicada ao Grammy Latino, orquestra percussiva Aguidavi do Jêje se apresenta pela primeira vez em Fortaleza, na Estação das Artes

Programação do equipamento vai de quarta (20) a domingo (24) e conta com Festival Afrocearensidades em celebração ao Dia da Consciência Negra, shows da Plataforma Elos Acelera e do Festival Black Era Fortal e atividades infantis
Aguidavi do Jêje. Foto: Diego Bresani

A semana na Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante – exalta a cultura afro-brasileira. Na sexta (22), o equipamento recebe a orquestra percussiva Aguidavi do Jêje, que desembarca pela primeira vez em Fortaleza diretamente de Salvador. A programação da semana inicia na quarta (20) com a celebração do Dia da Consciência Negra, que pela primeira vez será um feriado nacional, e vai até domingo (24), incluindo ainda shows da Plataforma Elos Acelera e do Festival Black Era Fortal, oficinas e espetáculos infantis, samba e roda de capoeira.

Parte da programação integra o Festival Afrocearensidades, iniciativa da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) em articulação com a Secult para celebrar o Novembro Negro em todo o Ceará. Em sua quarta edição, tem como tema “Na Ginga dos Saberes Ancestrais” e promove atividades diversificadas e distribuídas pela Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense.

Estação abre no feriado (20) com II Festival Afrocearensidades

Para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Estação das Artes recebe o II Festival Afrocearensidades: Na Ginga dos Saberes Ancestrais, promovido pela Secretaria de Igualdade Racial em parceria com a Secult com o apoio dos Institutos Mirante e Dragão do Mar (IDM). Pela primeira vez a data será comemorada como um feriado nacional.

A programação tem início às 14h com a exibição do documentário “Benção”, filme que retrata a tradição e ancestralidade das benzedeiras no Ceará, destacando a história de mulheres que, por meio da fé e da espiritualidade, promovem a cura através do benzimento. Após a exibição no espaço da Kuya – Centro de Design do Ceará, equipamento integrante do Complexo Cultural Estação das Artes, acontece roda de conversa com a presença de Mãe Zimá e Verônica Quilombola, protagonistas do filme.

O Afrocearensidades também celebra a musicalidade e os ritmos marcantes da cultura negra. A partir das 16h, na Gare da Estação, o samba fica por conta do grupo Mesa 4 e da cantora Loren Lyse. O evento ainda conta com apresentações de rap e hip-hop, representados pelos grupos Zioto e Perimetrurbano, que integram a cena da música periférica de Fortaleza. A noite segue com a Batalha de Rima, conduzida pelo movimento Cururu Skate Rap, que há oito anos promove encontros entre jovens de Fortaleza e região metropolitana em prol da cultura do rap no Ceará. O acesso é gratuito e a programação conta com acessibilidade em Libras.

Plataforma Elos Acelera apresenta showcases e capoeira anima a Praça na quinta (21)

Na quinta-feira (21), a programação tem início às 17h na Praça da Estação com a apresentação do grupo de Capoeira Angola Que se Kria, selecionado por meio do Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes 2024. A roda, que acontece de forma quinzenal no espaço, é uma expressão da tradição afro-brasileira, realizada a partir de princípios que se fazem em coletivo e fundamentam a nossa existência, como ancestralidade, brincadeira, música, dança e luta.

Já na Gare, acontece a mostra de shows selecionados pela plataforma de projeção Elos Acelera, que integra as ações do Festival Elos, principal evento multicultural privado de caráter público realizado em Fortaleza. Entre os sete projetos musicais que apresentam um pocket show nesta quinta, de 18h às 22h, no palco da Estação das Artes, estão Marimbanda, Di Ferreira, Moon Kenzo, Lorena Nunes, Nega Lu, Mel Mattos e Carú Lina.

Tambores ganham Gare com Aguidavi do Jêje e Caravana Cultural na sexta (22)

Indicada ao Grammy Latino 2024, a Orquestra Afro Percussiva Aguidavi do Jêje desembarca pela primeira vez em Fortaleza para apresentação na Estação das Artes, nesta sexta (22). Criado há 20 anos no Terreiro do Bogum, em Salvador, pelo percussionista Luizinho do Jêje, o grupo é formado por 16 músicos e lançou em 2023 seu primeiro álbum, uma verdadeira festa, com ritmos e melodias que mesclam as influências jêje e nagô.

Suas letras rememoram cantigas de candomblé e trovas da cultura popular baiana sob perspectiva contemporânea, combinando atabaques, berimbau, agogô, pandeiro, caxixi e outros instrumentos construídos pelos próprios integrantes. A abertura da noite fica por conta da Caravana Cultural, a partir das 19h.

Estação recebe Festival Black Era Fortal no sábado (23)

Já no sábado (23), é a vez da Black Era Fortal ocupar a Gare. Em sua segunda edição, a festa homenageia o artista cearense e ferroviário Descartes Gadelha, cujo nome batiza um dos dois palcos do evento. A partir das 16h, a música negra cearense ecoa no repertório dos DJs Nego Célio e Bugzinha, de Luiza Nobel com seu Baile Preto, Mais Melanina com participação de Dipas, Outragalera e a cantora Mumutante convidando Cabulosa.

A Black Era Fortal acontece em diversos espaços da capital e se propõe a ser a possibilidade de construção de um espaço onde seja difundida a música negra cearense e sua interlocução com as demais linguagens artísticas e seus criadores e criadoras pretos e pretas, pardos e pardas. No sábado, acontece também a roda de conversa “Produção cultural fora dos eixos: um papo sobre produção preta e periférica” com Pretim Dalest e Nenzinha Ferreira, às 14h, na Kuya – Centro de Design do Ceará.

Domingo na Estação (24) tem oficinas e espetáculos infantis e samba do Dipas

Como já é tradição, o Domingo na Estação tem atividades voltadas para a criançada. A partir das 10h acontece a oficina “Meu Livro Ilustrado”, mediada pelos arte-educadores Talita Késsia e Fleuri Cardoso, que propõe a criação de um pequeno livro a partir da encadernação serpentina. No mesmo horário tem início o espetáculo “Se desconcierta el concierto”, um show do Circo Latin Duo que mistura costumes argentinos e peruanos com palhaçaria e música.

Às 11h é a vez do espetáculo de teatro de bonecos “Lindomar e a Viagem no Tempo”, do Grupo Parafuso de Teatro, selecionado por meio do Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes 2024. A peça retrata a manifestação da festa de Iemanjá e convida o público a refletir sobre a importância das águas. Na sequência, Rebeka Lúcio apresenta a performance afetiva “Saudosa Saudade”, promovida em parceria com o Sesc, na qual propõe uma reflexão sobre o que cabe no “pote da saudade”, dialogando de forma intimista com o público sobre as sensações e imagéticas deste sentimento. E para ficar ainda melhor, na hora do almoço, o Mercado AlimentaCE promove o show “10 anos de Filho de Manicure”, do cantor Dipas, que revisita o repertório do seu primeiro disco.

A partir das 16h, a Estação recebe o “Baile Preto” da Expo Favela, promovida em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), uma festa de encerramento da maior feira de inovação e empreendedorismo que promove o diálogo entre os trabalhos de start-ups e empreendedores de favelas com empresários do asfalto. Até as 20h, a programação conta com apresentações de Belinho, Vanessa A Cantora, Tasha e Tracie, Dexter Oitavo Anjo e Edie Rock. A entrada é por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço.

Serviço

Semana na Estação das Artes
Dias 20 a 24.11
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Programação detalhada da semana: dias 20 a 24 de novembro

Quarta, 20
II Festival Afrocearensidades: Na Ginga dos Saberes Ancestrais (parceria Secretaria de Igualdade Racial e Secretaria da Cultura)
16h – Roda de Samba com Grupo Mesa 4 e Loren Lyse
18h15 – Batalha de rima com a Cururu Skate e Rap, Zioto Mob e Perimetrurbano
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre.

Quinta, 21
17h às 19h – Grupo de Capoeira Angola Que se Kria, na Praça da Estação
18h às 22h – Plataforma de projeção Elos Acelera: showcases com Marimbanda, Di Ferreira, Moon Kenzo, Lorena Nunes, Nega Lu, Mel Mattos e Carú Lina (Parceria Festival Elos)
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.

Sexta, 22
19h às 20h – Caravana Cultural
20h30 às 22h – Aguidavi do Jêje
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.

Sábado, 23
16h às 21h30 – Festival Black Era Fortal, com Luiza Nobel, + Melanina convida Dipas, Outragalera, Mumutante convida Cabulosa e DJs Nego Célio e Bugzinha
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.

Domingo, 24
Domingo na Estação
10h às 13h – Oficina Infantil “Meu Livro Ilustrado”, com Talita Késsia e Fleuri Cardoso
10h às 10h45 – Espetáculo “Se desconcierta el concierto”, com Circo Latin Duo
11h às 11h50 – Espetáculo “Lindomar e a Viagem no Tempo”, com Grupo Parafuso de Teatro
12h às 12h50 – Performance “Saudosa Saudade”, com Rebeka Lúcio (Parceria Sesc)
13h30 às 15h – Show “10 anos de Filho de Manicure”, com Dipas, Mercado AlimentaCE
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre.

Expo Favela
16h às 20h – Baile do Preto, com Belinho, Vanessa A Cantora, Tasha & Tracie, Edi Rock e Dexter
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.