Instituto Mirante apresenta metodologias ágeis durante planejamento estratégico de órgão da Sefaz CE

O Instituto Mirante participou da abertura do planejamento estratégico do Contencioso Administrativo Tributário do Estado do Ceará (Conat), órgão vinculado à Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz CE), na quinta-feira (13). Na ocasião, a gerente de projetos especiais e governança do Instituto, Amanda Lima, ministrou palestra sobre “Metodologias Ágeis”. O evento teve como objetivo discutir estratégias para otimizar processos na gestão pública, promovendo maior flexibilidade e eficiência nas tomadas de decisão.

Durante a apresentação, Amanda destacou a importância da adaptação constante em uma esfera marcada por desafios complexos. “Quando a gente fala de gestão pública, acho que é bem claro que a complexidade vem junto. São problemas muito complexos, com uma volatilidade grande, principalmente diante de trocas de gestão”, afirmou. “Às vezes, existe uma visão fechada de que o setor público não está aberto à inovação, mas quando apresentamos essas abordagens, a reação mais comum é ‘isso é tudo que a gente precisa’. Muitas vezes, é apenas uma questão de desconhecimento”, completou.

A gerente de projetos especiais e governança do Instituto Mirante reforçou que a abordagem ágil não se resume a seguir métodos específicos, mas sim a adotar uma mentalidade que prioriza colaboração, transparência e melhoria contínua. Ela compartilhou estratégias práticas para aumentar a produtividade e otimizar fluxos de trabalho no serviço público, como a “regra dos dois minutos”, que incentiva a execução imediata de tarefas rápidas, e destacou a importância de delegar responsabilidades como forma eficaz de reduzir complicações nos processos internos.

Com essa colaboração com a Sefaz CE, o Instituto Mirante reforça o compromisso com a modernização da gestão pública, promovendo a troca de experiências e a adoção de novas abordagens em setores estratégicos do Estado. “Metodologias ágeis são sobre pessoas”, concluiu Amanda, ao enfatizar que a colaboração e o bem-estar das equipes são aspectos fundamentais para alcançar melhores resultados na administração pública.

Instituto Mirante

O Instituto Mirante é uma organização social sem fins lucrativos criada em 2021 para contribuir com a gestão das políticas culturais do Ceará. Sua atuação está voltada para a proteção, valorização e incentivo às iniciativas artístico-culturais, além do fomento ao patrimônio histórico e cultural do Estado. Por meio da administração de diversos equipamentos culturais e do desenvolvimento de projetos, o instituto busca fortalecer a cena cultural cearense e ampliar o acesso à arte e à cultura.