Das 1860 inscrições, 773 candidatos se autodeclaram negros/as pretos e negro/as pardos e 11 se autodeclaram indígenas.

Foto: Eduardo Abreu | Suspiro Comunicação

O Instituto Mirante de Cultura e Arte divulga, nesta sexta-feira (08/04), o resultado preliminar da primeira etapa do edital de seleção para profissionais com interesse em trabalhar no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante. O processo seletivo, que contou com 1860 inscrições, pretende preencher 46 vagas de trabalho e 46 vagas para composição de cadastro de reserva para 25 cargos diferentes.

Confira aqui o resultado preliminar da primeira etapa do Edital
Confira aqui o Edital

Os interessados realizaram a inscrição na ficha disponibilizada no site do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), no período de 31/03 a 4/04. Os inscritos devem realizar o cadastro no sistema Emprega Brasil até às 23h59 desta sexta-feira (08/04).

Vai ter cota sim
Em ação inédita no Ceará, o Instituto Mirante é a primeira organização social sem fins lucrativos do Estado e uma das primeiras do Brasil a destinar em edital 25% das vagas para autodeclarados negros/as pretos, negro/as pardos ou indígenas, prevendo ainda no calendário avaliatório a realização de uma banca de heteroidentificação, para validar a isonomia, transparência e cumprimento do processo. Das 1860 inscrições recebidas pelo IDT, 773 candidatos se autodeclaram negros/as pretos e negro/as pardos e 11 se autodeclaram indígenas.

A banca de Heteroidentificação Racial é o procedimento administrativo complementar à autodeclaração, onde um conjunto de características físicas comuns a o grupo racial em questão serão analisados por pessoas com notório saber na área das relações étnico-raciais. A iniciativa foi estruturada pela Assessoria de Políticas Afirmativas, Articulação Social e Comunitária do Instituto Mirante, em parceria com a Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Ceará e a Bantu Consultoria.

Além das cotas raciais, a chamada pública pretende contemplar candidatos com deficiência, disponibilizando 5% das vagas, enquadradas nas categorias definidas no art. 4º do Decreto Federal nº 3.298/99.

É importante destacar que o IDT ainda recebeu a inscrição de 82 pessoas autodeclaradas no grupo da diversidade de gênero, sendo 60 pessoas não-binárias, 12 homens trans, 7 travestis e 3 mulheres trans. O quantitativo demonstra que a pluralidade do edital fez com que diversos grupos se sentissem acolhidos e convidados a participar do processo.

Calendário
Após a divulgação do resultado preliminar da primeira etapa do edital, haverá período de recurso entre os dias 09 e 10 de abril. O resultado definitivo desta primeira etapa será divulgado na próxima terça-feira (12).

O período de entrevistas com a equipe do Instituto Mirante ocorrerá nos dias 13, 14, 18 e 19/04. Após fase avaliatória, o resultado preliminar das entrevistas será divulgado no dia 20/04 e o resultado final, após período de recurso, no dia 25/04. O processo segue para a banca de heteroidentificação (26/04), com período de recursos de 28 a 29/04 e publicação de resultado final e convocação de candidatos no dia 30/04.

MIS-CE
O Museu da Imagem e do Som do Ceará Chico Albuquerque, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, foi inaugurado no último dia 31/03. Funcionando no mesmo endereço em que está localizada a casa histórica – na Av. Barão de Studart, 410 – o Museu passou por reforma e restauro e ainda ganhou como anexo um prédio de cinco andares, sendo dois subterrâneos. Unindo as duas construções, uma ampla praça funcionará como área de convivência para atividades externas. Os espaços receberam equipamentos de imagem e de som com tecnologia de ponta, expandindo os serviços ofertados pelo MIS-CE.

Serviço
Chamada Pública para Seleção de profissionais para o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE)
Resultado preliminar da 1ª etapa: 08/04
Período de recurso da 1ª etapa: 09 e 10/04
Resultado final da 1ª etapa: 12/04
Período de entrevistas: 13, 14, 18 e 19/04
Resultado das entrevistas: 20/04
Período de recursos: 21 e 22/04
Resultado final das entrevistas: 25/04.
Banca de heteroidentificação: 26/04
Período de recursos: 28 a 29/04
Resultado final e convocação de candidatos: 30/04

Confira aqui o resultado preliminar da primeira etapa do Edital
Confira aqui o Edital

 

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.