Museu da Imagem e do Som do Ceará, Complexo Cultural Estação das Artes Belchior, Pinacoteca do Ceará, Mercado Gastronômico, Centro de Design e Museu Ferroviário estão sob administração da Organização Social

O Ceará ganha uma nova organização social voltada para a gestão de políticas públicas e de equipamentos culturais. Em 2022, o Instituto Mirante de Cultura e Arte, inicia a sua atuação, realizando ações de fomento às artes nas múltiplas linguagens e atuando na salvaguarda do patrimônio cultural do nosso Estado.

Inicialmente, o Instituto Mirante é responsável pela gestão e pela execução de atividades de novos equipamentos públicos culturais, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE). São eles: Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e Complexo Cultural Estação das Artes – comportando as estruturas da Pinacoteca do Ceará, do Mercado Gastronômico, do Centro de Design e do Museu Ferroviário.

A diretora presidenta do Instituto Mirante, Lara Vieira, explica que a OS busca atuar por meio de uma gestão sustentável e inovadora que priorize a democratização do acesso, a diversidade e o desenvolvimento social e econômico do Estado. “O Instituto Mirante tem valores muito sólidos, pautados em questões voltadas à democracia, à pluralidade e à diversidade. É imprescindível imprimir essa marca em todos os equipamentos culturais sob gestão da OS”, ressalta.

Plataformas digitais
Nesta terça-feira (29), o Instituto lança o seu site e o perfil no Instagram (@institutomiranteceara), canais de comunicação com a população em geral, sobretudo com o público-alvo, composto por profissionais, estudantes e entusiastas das artes das múltiplas linguagens.

O site concentrará informações essenciais, prezando pela funcionalidade e intuitividade, onde o usuário navega de forma descomplicada pelos conteúdos que incluem editais de fomento e de contratação de funcionários, atividade de formação, programação cultural, transparência, além de informações sobre os equipamentos que são geridos pela OS, junto à Secult CE.

Identidade visual
A personalidade do Instituto Mirante é traduzida na identidade visual. Inspirada nos traços e nas cores vibrantes do artista plástico, pintor e ilustrador cearense, Aldemir Martins, o logotipo propõe a sensação de iluminar, observar e nortear, sendo representado pelo ícone do olho.

Mesmo com o olhar no futuro, a Organização Social preza pela proteção e preservação do patrimônio material e imaterial, por isso os elementos de apoio da identidade visual são inspirados em padronizações tradicionais de ladrilhos hidráulicos, presentes nos equipamentos culturais que estão sob gestão do Instituto.

Qualificação
O Instituto Mirante de Cultura e Arte foi qualificado pelo Poder Executivo do Estado do Ceará como Organização Social, na forma da Lei Estadual nº 12.781, de 30 de Dezembro de 1997 e suas alterações posteriores, mediante a edição do Decreto nº 34.237, de 13 de setembro de 2021.

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.