A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e o Instituto Mirante de Cultura e Arte divulgam, nesta segunda-feira (20), o Chamamento Público para Ocupação de Restaurantes do Mercado Gastronômico AlimentaCE, equipamento que integra o Complexo Cultural Estação das Artes. Interessados deverão estar previamente cadastrados no Mapa Cultural do Ceará,(https://mapacultural.secult.ce.gov.br) e efetuar inscrição no link (https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/3842), até o dia 05 de julho deste ano. O Mercado AlimentaCE integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

Confira o Edital 
Confira o formulário para se inscrever
Confira tutorial para realizar inscrição pelo Mapa Cultural do Ceará

O Mercado AlimentaCE integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

O edital visa ocupar seis restaurantes, sendo um deles ligado diretamente ao café da Pinacoteca do Ceará e um segundo, denominado “Bistrô”, com o diferencial de ter duas áreas exclusivas de mesas, uma interna e outra externa ao corpo principal do equipamento, com vista para a praça. O prazo mínimo previsto para a ocupação das empresas selecionadas neste chamamento público será de dois anos, tendo possibilidade de renovação.

João Lima, diretor do Mercad AlimentaCE, ressalta a importância dos restaurantes selecionados estarem em consonância com o propósito do equipamento, que envolve a valorização da cadeira produtiva , indo do campo ao prato e a ligação com a cultura alimentar, a economia criativa e o desenvolvimento econômico. “A nossa chamada pública é bem objetiva sobre o que esperamos desses restaurantes: que respeitem e que compartilhem essa missão de fazer da gastronomia cearense uma grande referência, não só de qualidade, mas de organização e de força propulsora para o desenvolvimento”, reforça o gestor.

Poderão participar do certame pessoas jurídicas de direito privado especializadas no ramo de gastronomia. A empresa do proponente deverá comprovar, por meio de cartão CNPJ, que entre suas atividades econômicas desenvolvidas estão os “serviços de catering, bufê e outros serviços de comida preparada”, de acordo com a Comissão Nacional de Classificação do IBGE.

Dúvidas relacionadas ao Mapa Cultural devem ser sanadas no horário comercial, de segunda a sexta, das 8h às 17h, através do link (http://bit.ly/mapacultural-ceara-suporte), somente durante o período de inscrição. Já dúvidas sobre a convocatória devem ser sanadas pelo e-mail [email protected]

Calendário
Os candidatos interessados têm até o dia 05 de julho para se inscreverem na chamada pública. A seleção ocorrerá entre os dias 6 e 12 de julho, com divulgação do resultado parcial no dia 13/07. O prazo para recurso será entre os dias 14 e 15/07 e o resultado no dia 20/07.

A etapa seguinte diz respeito à habilitação jurídica (21 a 26/07), com resultado parcial no dia 27 de julho, fase de recurso (28 e 29/07) e resultado definitivo no dia 1º de agosto. A partir daí, os selecionados realizarão a assinatura de contrato (04 a 11/08), entrarão em fase de implantação e montagem (12/08 a 06/10), com previsão de pré-abertura entre os dias 07 e 28 de outubro e abertura definitiva no dia 04 de novembro de 2022.

Mercado AlimentaCE
Um dos equipamentos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, o Mercado AlimentaCE é um lugar para experimentar, aprender e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Do campo à mesa, o Mercado tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país, impulsionando o produtor local, promovendo formações, fortalecendo o turismo e gerando renda e emprego.

O edifício conta com área interna com mesas sob o grande telhado da antiga gare, para convivência e experiências gastronômicas dos frequentadores. Os cardápios de todos os estabelecimentos buscam futuramente representar a cultura alimentar cearense, sendo fiéis à sazonalidade de seus produtos e aos saberes do seu povo, além de oferecer opções veganas e vegetarianas.

Para além da comercialização de alimentos, a instituição objetiva ser palco de diversos eventos e feiras ligados à gastronomia do Estado, promovendo atividades formativas e de capacitação e estimulando o impacto direto no turismo e na profissionalização. O mercado pretende estimular a produção de uma gastronomia cearense focada em suas tradições culturais, mas também conectada à criatividade, inovação e sustentabilidade.

Serviço
Chamamento Público para Ocupação de Restaurantes do Mercado AlimentaCE
Período de inscrição: 20 de junho a 05 de julho
Período de seleção: 06 a 12 de julho
Resultado preliminar: 13 de julho
Prazo para recurso: 14 e 15 de julho
Resultado do recurso: 20 de julho
Habilitação Jurídica: 21 a 26 de julho
Resultado preliminar da Habilitação Jurídica: 27 de julho
Recurso da Habilitação Jurídica: 28 e 29 de julho
Resultado definitivo: 1º de agosto

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.