O Instituto Mirante lança, nesta sexta-feira (10), o projeto Bolsas Formativas da Pinacoteca do Ceará, que consiste em um edital de seleção de jovens bolsistas para formação no trabalho de orientação de públicos. A ação conta com a parceria da Pinacoteca do Ceará, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará.
As pessoas interessadas podem realizar a inscrição de 10 a 19 de maio, via formulário online. Ao realizar a inscrição é necessário que a documentação da pessoa candidata esteja armazenada em alguma nuvem, como o google drive, por exemplo. No formulário, há um espaço para inserir o link de cada documento solicitado.
Serão selecionados 15 jovens bolsistas, com idades entre 18 e 29 anos, além de uma vaga de bolsista de Supervisão Pedagógica, responsável por acompanhar a formação. É necessário ter nível médio concluído, de preferência em escolas públicas, e serem residentes nos territórios vizinhos à Pinacoteca do Ceará, como Moura Brasil, Centro, Pirambu, Poço da Draga e Graviola.
Confira o Edital
Confira Ficha de Inscrição
Durante quatro meses, as pessoas participantes irão pesquisar e aprender sobre a profissão de orientador/a de públicos, se aproximando dos eixos de atuação que estruturam o espaço museal da Pinacoteca do Ceará: Acervo e Pesquisa, Artística e Formação, Comunicação, Infraestrutura e Produção.
As pessoas selecionadas para as vagas de bolsistas orientadores/as de público irão cumprir uma carga horária total de 30h/semana sendo 6h de formação teórica, 4h de estudos e produção de relatórios e 20h de prática. A formação teórica será ministrada por equipe especializada e multidisciplinar.
Orientação de Público
Orientadoras e orientadores de público são as pessoas responsáveis por conduzir o fluxo de visitantes e orientar quanto ao uso adequado dos espaços, minimizando riscos tanto para as pessoas visitantes como para o equipamento cultural, de modo que sejam respeitadas as normas e os procedimentos operacionais e de segurança pré-definidos pelo museu.
Elas fazem parte da relação direta e fundamental entre os espaços culturais e a sociedade. Além disso, são importantes articuladoras entre os públicos, a programação e o espaço, atendendo e prestando informações necessárias para que as pessoas estabeleçam uma relação afetiva, segura e acessível com a Pinacoteca do Ceará.
Cronograma
O período de inscrição no Projeto Bolsas Formativas da Pinacoteca do Ceará vai até o dia 19 de maio, com resultado preliminar no dia 21 do mesmo mês. Os recursos devem ser recebidos no dia 22 de maio e o resultado e convocação para entrevista sairá no dia 24 de maio.
As entrevistas do processo seletivo irão ocorrer de 27 a 29/05, com resultado preliminar no dia 3 de junho. Os recursos dessa etapa deverão ser recebidos no dia 4 de junho e o resultado final sairá no dia 6 do mesmo mês. A assinatura do termo dos bolsistas, assim como o início das aulas irão acontecer no mês de junho de 2024.
Acessibilidade
A Pinacoteca do Ceará disponibiliza um telefone para possíveis dúvidas de pessoas surdas que precisam de explicação em Libras, por meio do número (85) 999620099. O atendimento ocorre de terça a sexta, das 14h às 18h.
Serviço
Confira o cronograma do Projeto Bolsas Formativas da Pinacoteca do Ceará
Período de Inscrições: 10 a 19 de maio de 2024
Resultado Preliminar: 21 de maio de 2024
Recursos da fase de inscrição: 22 de maio de 2024
Resultado dos Recursos e Convocação para entrevistas: 24 de maio de 2024
Entrevistas: 27 a 29 de maio de 2024
Resultado Parcial: 3 de junho de 2024
Recursos: 4 de junho de 2024
Resultado Final: 6 de junho de 2024
Assinatura de Termos de Bolsistas: Junho de 2024
Início das Aulas: Junho de 2024