Instituto Mirante lança edital de seleção pública para pessoas com interesse em trabalhar no Centro Cultural do Cariri

As inscrições seguem abertas até o dia 7 de agosto, no site do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT)
Foto: Allan Bastos

O Instituto Mirante abre, nesta segunda-feira (31/07), as inscrições para a seleção de pessoas que desejam trabalhar no Centro Cultural do Cariri, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante. A seleção oferta 20 vagas de trabalho e 20 vagas para composição de cadastro de reserva. A inscrição segue até o dia 07/08, no site do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

Confira aqui o edital
Dúvidas: [email protected]

Inscrição

Estão sendo ofertadas vagas para: Analista de Pessoal; Analista Hotelaria/Residência, Auxiliar de Manutenção – Manutenção Geral; Auxiliar de Manutenção – Tecnologia da Informação; Técnico Especialista II – Tecnologia da Informação; Técnico de Equipamentos – Som e Luz; Impressor; Auxiliar Educativo – Ciências; Auxiliar Educativo – Cultura e Natureza; Operador de Equipamentos; Analista – Luz; Analista – Som; Auxiliar Manutenção – Luz; Auxiliar Manutenção – Som; Auxiliar Educativo – Palco e Camarim; Técnico Especialista II – Eletricidade; Técnico Especialista II – Equipamentos de Teatro; Técnico Especialista II – Equipamentos Luz; e Técnico Especialista II – Equipamentos Som.

A inscrição deve ser realizada no site do IDT, www.idt.org.br, entre os dias 31/07 a 07/08. É necessário que a pessoa interessada se cadastre no Sistema Emprega Brasil, através do endereço eletrônico empregabrasil.mte.gov.br, ou presencialmente em uma das Unidades de Atendimento do IDT ou instituições conveniadas.

Esta seleção contará com duas chamadas de inscrição. A primeira terá oferta de vagas para Ampla Concorrência e para Políticas Afirmativas – reservadas para pessoas Negras-Pretas/ Negras-Pardas, Quilombolas, Indígenas/Comunidades Tradicionais e Com Deficiências ou Mobilidade Reduzida. Na segunda convocação, realizada entre os dias 11/08 a 14/08, as vagas destinadas às Políticas Afirmativas que não forem preenchidas serão abertas para a Ampla Concorrência.

Caso uma pessoa se inscreva na primeira chamada, mas deseje concorrer à uma vaga da segunda chamada, ela pode efetuar uma nova inscrição. Somente nesse caso será possível inscrever-se em mais de uma vaga.

Seleção

O edital está estruturado em duas etapas eliminatórias e classificatórias, sendo elas a Análise Documental e Análise do Perfil Profissional, respectivamente. As duas fases são independentes entre si, possuem pontuação própria e não há acúmulo de pontos entre elas.

Após a Análise Documental, realizada pela IDT, a seleção pública segue para a Análise do Perfil Profissional, que ocorrerá entre os dias 23/08 e 26/08.O resultado preliminar está previsto para ser divulgado em 28/08 e o período de recurso da segunda etapa no dia 29/08. O resultado final da segunda etapa será publicado em 30/08.

O processo segue para a banca de heteroidentificação no dia 31/08, tendo o resultado divulgado no mesmo dia e o recebimento de recurso no dia 01/09. Em 01/09, será publicado o resultado final e a convocação das pessoas aprovadas.

Política Afirmativa

O Instituto Mirante disponibilizará 45% das vagas para a política afirmativa, sendo 25% para pessoas negras pretas e negras pardas, 5% para quilombolas, 5% para para povos originários/indígenas e 10% para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. As pessoas que se autodeclararem indígenas ou quilombolas deverão confirmar seu pertencimento étnico mediante apresentação de declaração de sua respectiva comunidade, assinada por, pelo menos, duas lideranças reconhecidas.

Já pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida devem apresentar laudo médico e/ou outro documento regulamentado pelo Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBRM).
As pessoas que se autodeclararem negros/as pretos e negros/as pardos serão submetidas a uma banca de heteroidentificação, procedimento complementar a autodeclaração apresentada no ato de inscrição. Composta por pessoas com notório saber na área das relações étnico e raciais, a banca é responsável por analisar traços fenotípicos dos/as candidatos/as, como cabelo, cor da pele e traços faciais, a fim de evitar o desvio da finalidade da política afirmativa. A iniciativa foi estruturada pela Assessoria de Políticas Afirmativas, Articulação Social e Comunitária do Instituto Mirante.

Serviço
Edital de Seleção Pública para o Centro Cultural do Cariri
Confira o cronograma:
1ª Etapa | Análise Documental
– 1ª chamada de inscrição: 31/7 a 07/8
– Divulgação do resultado preliminar da 1ª chamada: 11/8
– 2ª chamada de inscrição: 11 a 14/8
– Divulgação do resultado preliminar da 2ª chamada: 17/8
– Período para recebimento de recursos (1ª e 2ª chamadas): 18/8
– Publicação do resultado final da 1ª etapa da seleção: 21/8
– Convocação das pessoas aprovadas na 1ª etapa da seleção: 21/8
2ª Etapa | Análise do Perfil Profissional
– Entrevistas: 23 a 26/8
– Divulgação do resultado preliminar da 2ª etapa: 28/8
– Período de recebimento de recursos: 29/8
– Divulgação do resultado final da 2ª etapa: 30/8
– Convocação das pessoas aprovadas para a banca de heteroidentificação: 30/8

Banca de Heteroidentificação
– Realização da Banca de Heteroidentificação: 31/8
– Divulgação do resultado preliminar: 31/8
– Período de recebimento de recursos: 1/9
– Divulgação do resultado final: 1/9

Confira aqui o edital
Dúvidas: [email protected]