Instituto Mirante lança novo edital do programa Mapeamento Afetivo no Poço da Draga

As pessoas interessadas podem realizar a inscrição de 2 a 16/8, por meio de formulário on-line
Foto: Fernanda Siebra

Uma das ocupações mais antigas de Fortaleza, o bairro Poço da Draga recebe o Instituto Mirante com o lançamento do terceiro edital do programa Mapeamento Afetivo. Realizado pela Assessoria de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária da instituição, a iniciativa oferece 15 vagas, com bolsa auxílio, para moradores da região. As pessoas interessadas em participar do projeto podem realizar a inscrição no edital a partir desta sexta-feira (2/8), até o dia 16 do mesmo mês, por meio de formulário on-line. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará).

Confira o Edital
Link de Inscrição

O Mapeamento Afetivo é um conjunto de atividades e visitas feitas por pessoas selecionadas que visa identificar os espaços, as personalidades, as comidas e/ou os agentes considerados importantes para a população do bairro, a fim de catalogar e produzir conteúdos com essas informações. Nas primeiras edições, realizadas em 2022 e 2023, respectivamente, o programa contemplou os bairros Moura Brasil, comunidade vizinha ao Complexo Cultural Estação das Artes, e Campo do América, próximo ao Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE).

Tradicionalmente, o Mapeamento Afetivo acontece nos arredores de espaços culturais da Secult Ceará, geridos pelo Instituto Mirante. Nesta edição, excepcionalmente, a iniciativa ocorrerá no território onde está situado o Centro Dragão do Mar, o HUB Cultural Porto Dragão, o Porto Iracema das Artes e a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaços culturais da Secult, administrados pelo Instituto Dragão do Mar, que então como parceiros desta edição do projeto. A iniciativa conta ainda com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Processo seletivo
O edital disponibiliza 10 vagas para jovens de 15 a 29 anos e 5 vagas para pessoas com mais de 30 anos de idade, que moram no Poço da Draga e na Vila dos Almirantes. Para participar basta acessar o edital, os anexos (caso seja uma pessoa que se declare dentro das vagas de política afirmativa) e se inscrever no link.

Pensando na facilitação da comunicação, foram selecionados dois canais de contato para tirar dúvidas, por meio dos e-mails: [email protected] e [email protected]. Além desses canais, serão montados pontos de apoio dentro da comunidade Poço da Draga para auxiliar no preenchimento de formulários, digitalização de documentos, tirar dúvidas sobre o edital ou ajudar com outras necessidades referentes à inscrição.

As pessoas selecionadas para participar do projeto receberão uma bolsa de R$800,00 mensais durante os cinco meses de projeto. O primeiro pagamento acontecerá no início das atividades e, ao final de cada mês, é obrigatório a entrega do Diário de Vivências e a lista de frequência, sendo necessária pelo menos 75% de presença nas atividades.

Vai ter cota sim!
Prezando pela inclusão e diversidade, os institutos Mirante e Dragão do Mar adotaram no edital cotas para pessoas negras e pardas, pessoas LGBTQIAPN+ (travesti, transgênero e não-bináries) e pessoas com deficiência, totalizando um percentual de 67% das vagas voltadas para a política afirmativa.

Mapeamento no Poço da Draga
As atividades propostas para as pessoas selecionadas neste projeto são a participação em aulas presenciais, teóricas e práticas, com o intuito de criar roteiros para entrevista e conduzir as mesmas com a população; visitas para identificar locais afetivos e de memória para a comunidade; além de aulas externas, momentos de partilha e convivência com os moradores e atividades artísticas e culturais.

O principal objetivo do Mapeamento Afetivo é a criação de produtos feitos pela população do Poço da Draga para a própria população. A exemplo dos mapeamentos anteriores, foram produzidas fotografias, documentários audiovisuais e lambe-lambes.

Com 118 anos de história, o Poço da Draga surgiu a partir da estabilização de pessoas que exerciam seus trabalhos atrelados às atividades portuárias onde hoje é a Ponte Metálica. A comunidade, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reúne mais de 505 famílias, somando mais de 2.400 moradores.

Serviço
Edital Mapeamento Afetivo 2024 – Edição Poço da Draga

Confira o Cronograma:
Lançamento do Edital: 02/08
Período de inscrições: 02 a 16/08
Análise das inscrições: 19 e 20/08
Resultado Preliminar da 1° etapa: 21/08
Recursos: 22 e 23/08
Resultado final da 1°etapa: 26/08
Entrevistas: 27 e 28/08
Resultado Preliminar da 2° etapa: 29/08
Recursos: 30/08 e 01/09
Resultado final da 2° etapa: 03/09
Entrega dos documentos impressos e assinatura do Termo de Compromisso: 04 a 12/09
Tramitação financeira: 13 a 20/09
Início do projeto: 23/09