Instituto Mirante lança Programa Estratégia Antirracista com palestra de Letramento Racial

Zelma Madeira

Com o intuito de colaborar ativamente para uma cultura coorporativa de enfrentamento ao racismo, em novembro, o Instituto Mirante dá início ao Programa Estratégia Antirracista, com o Letramento Racial, que oferece palestra e oficinas aos trabalhadores da instituição. A ação é uma iniciativa da Assessoria de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária do Instituto Mirante, por meio do Núcleo de Políticas Afirmativas (NUPA).

A abertura do programa ocorre nesta sexta-feira (17/11), das 9h às 12h, com a Palestra Magna “A questão racial no Brasil, a partir das políticas culturais”, na sala imersiva do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE). A atividade, gratuita e aberta ao público, conta com as falas de Zelma Madeira, secretária da Igualdade Racial do Ceará, e Jaqueline Fernandes, CEO do Instituto Afrolatinas.

A iniciativa marca o início de uma série de oficinas de Letramento Racial que serão realizadas para as trabalhadoras e trabalhadores do Instituto Mirante, com data e local a confirmar.

O Programa de Estratégia Antirracista tem como objetivo consolidar uma cultura organizacional que valoriza a diversidade e promove a equidade racial, proporcionando uma série de ações, as quais oferecerão o suporte necessário para colaboradores negros/as/es, no sentido de desenvolver e potencializar as suas competências por meio de três eixos: Atenção e Cuidado em Saúde Mental – Acolhimentos Psicológicos; Escuta Coletiva e Grupos de Afinidades; e Formações Continuadas – Letramento Racial.

Letramento Racial como Política Institucional

Essa não é a primeira iniciativa da Assessoria de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária do Instituto Mirante para a formação de trabalhadoras e trabalhadores da instituição. Desde o início das atividades da instituição, diversos projetos foram implementados, abordando temáticas como direitos humanos, políticas afirmativas, relações étnico-raciais e políticas de gênero.

A adoção de políticas de cotas para negros pretos e negros pardos nos processos seletivos do Instituto Mirante ultrapassaram os parâmetros legais e a exigência de desenvolver políticas de permanência faz parte dos desafios e avanços da gestão. O Instituto Mirante foi pioneiro em realizar bancas de heteroidentificação em editais de seleção pública para compor o quadro de trabalhadores(as) da instituição. Inova, ainda, ao ser a primeira OS a incluir dentro de suas cotas percentuais específicos para quilombolas e indígenas.

Entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, ocorreu o Ciclo Formativo Trans.Implic.Ações, em parceria com a Assessoria de Formação do Instituto Mirante. o projeto consistiu em Ciclos formativos que debateram questões étnico-raciais e de gênero durante 11 semanas, reunindo artistas e arte-educadores, atendendo 270 profissionais de equipamentos culturais e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Já em junho de 2023, aconteceu o primeiro Letramento Racial, voltado para a questão racial no meio corporativo. A formação, mediada por Izabel Accioly, abordou temáticas que atravessam as relações e as ações cotidianas dos espaços culturais. Letramento racial é uma forma de responder individualmente às tensões raciais. A esta atividade formativa seguiu-se a elaboração de um diagnóstico institucional para a questão étnico racial.

NUPA

A NUPA, Núcleo de Políticas Afirmativas, compõe a Assessoria de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária do Instituto Mirante e tem como papel central o acompanhamento da Política de Ações Afirmativas da instituição, sobretudo na modalidade das cotas raciais, atentando para a permanência das(os) funcionárias(os) inseridas(os) por meio desta política, fazendo a interface das questões raciais e de gênero com os equipamentos culturais, com as assessorias e com o Núcleo de Articulação Comunitária (NACA). Além disso, coordena o Programa de Estratégia Antirracista e o Programa Dá Teu Nome.

Serviço
Lançamento do Programa de Estratégia Antirracista – Abertura do Letramento Racial
Palestra Magna “A questão racial no Brasil, a partir das políticas culturais”
com Zelma Madeira, Secretária da Igualdade Racial Dra e Jaqueline Fernandes, (CEO do Instituto Afrolatinas)
Data: 17/11
Hora: 9h às 12h
Local: Sala Imersiva do Museu da Imagem e do Som do Ceará (Av. Barão de Studart, 410 – Meireles)