O Núcleo de Articulação Comunitária (NACA) do instituto Mirante realiza, em agosto, uma programação gratuita e aberta ao público, com foco na população do bairro Moura Brasil, situado ao lado do Complexo Cultural Estação das Artes. Além de ações formativas e de entretenimento, fazem parte da grade de atividades, oficinas de percussão e de escrita, batalha de dança e apresentação de espetáculo. O NACA integra a Assessoria de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária do Instituto Mirante, em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará.
Durante o mês de agosto acontece a Oficina de Percussão, com o tradicional bloco de Carnaval A Turma do Mamão, das 18h às 20h, na Praça do Complexo Cultural Estação das Artes, com classificação indicativa de 10 anos de idade. A agremiação é formada por moradores das comunidades Moura Brasil e Jacarecanga. As inscrições ocorrem no local, antes do início das atividades. O aulão ocorre nas quartas-feiras 2, 9, 23 e 30/08 e na quinta-feira, 17/08.
Na quinta-feira (03), a Praça do Muriçoca, às 17h, no Moura Brasil, recebe o jogo-espetáculo de bufonaria Nulo Nunca, do artista cearense Alysson Lemos. A performance interativa traz à cena elementos de malabarismo e do circo de rua, promovendo o mais genuíno jogo entre palhaço e público.
A dança também tem espaço na programação do NACA, com a ação do Cypher + Batalha All Style do grupo MarÉHouse, na Praça da Estação das Artes, às 17h, no dia 17 de agosto. Cypher é um espaço de troca, de aprendizagem, de partilha, de festa, onde os dançarinos se dispõem em roda e cada pessoa expressa sua dança, podendo existir um espaço de batalha de danças. O grupo MarÉHouse é um coletivo independente em dança que pesquisa, integrado a música e ao audiovisual, intensamente dentro das culturas House e Funky, com investigação da dimensão da festa que perpassa essas culturas.
A programação também conta com ação formativa. Entre os dias 28 e 31 de agosto, vai rolar a Oficina “Da Ideia à Escrita: Produção Cultural com mulheres”, com a artista, arte-educadora e produtora cultural Juliana Tavares. A formação ocorrerá às 18h, na sede do coletivo Raízes da Periferia. As inscrições ocorrem entre os dias 18 e 23/08 e ficarão disponíveis no link da bio do Instagram @institutomiranteceara e @projetonaca, com resultado da seleção a ser divulgado no dia 25 de agosto. A formação, voltada para mulheres acima de 18 anos e residentes de localidades periféricas de Fortaleza, tem como objetivo proporcionar um espaço de trocas entre mulheres, a partir de experiências no setor cultural. Durante a oficina serão abordados conteúdos teóricos, visando momentos de discussões sobre a produção cultural, o fazer artístico e as relações acerca da mulher no mercado de trabalho.
Corre pro Cuida
O NACA realiza, nas terças-feiras de agosto, às 14h, a iniciativa sociocomunitária Corre pro Cuida, na calçada do Metrofor, ao lado do Complexo Cultural Estação das Artes. Com o objetivo de atender pessoas em situação de rua presente nas imediações do Moura Brasil, a ação integrada, interdisciplinar de cuidado e assistência tem parceria da Secretaria de Proteção Social (SPS) e do Consultório na Rua (eCR).
Direitos Humanos – Formação Interna
A Assessoria de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária do Instituto Mirante promove, em agosto e setembro de 2023, o ciclo formativo “Direitos Humanos e Cultura: Caminhos e Possibilidades”. A ação interna é voltada para as pessoas previamente inscritas que trabalham nos equipamentos culturais da Secult Ceará, sob gestão do Instituto Mirante, além de convidados do Instituto Dragão do Mar.
A formação atende a demanda dos próprios equipamentos culturais, para nivelamento de conhecimento sobre os direitos humanos, a fim de atender o público externo com qualidade e equidade. Os encontros ocorrerão na Pinacoteca do Ceará, na Kuya – Centro de Design, no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE) e no Centro Cultural do Cariri.
Serviço
Programação mensal do NACA
[FORMAÇÃO]
Oficina de Percussão com bloco “A turma do mamão”
Datas: 02, 09, 17, 23, 30/08 (quartas-feiras, exceto no dia 17)
Horário: 18h às 20h
Local: Praça da Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Classificação indicativa: 10 Anos
Gratuito
[CRIA]
Espetáculo Nulo Nunca, com Alysson Lemos
Data: 03/08 (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Praça do Muriçoca (Rua Padre Mororó, 300 – Moura Brasil)
Classificação indicativa: Livre
Gratuito
[OCUPA NACA]
“Batalha All Style + Cypher”, com Grupo MarÉHouse
Data: 16/08 (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: Praça da Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Classificação indicativa: Livre
Gratuito
[FORMAÇÃO – NEGÓCIO]
Oficina “Da Ideia à Escrita: Produção Cultural com mulheres”, da Juliana Tavares
Inscrição on-line: 18 a 23/08 (o formulário será disponibilizado na conta do @institutomiranteceara e @projetonaca no Instagram)
Resultado das inscrições: 25/08
Datas: 28 a 31/08 (segunda a quarta-feira)
Horário: 18h às 20h30
Local: Sede do Coletivo Raízes da Periferia (Rua do Trilho, 855 – Moura Brasil)
Classificação indicativa : Mulheres acima de 18 anos
Gratuito
Formação interna
[Ciclo Formativo]
“Direitos Humanos e Cultura: Caminhos e possibilidades”
*A ação interna é voltada para as pessoas previamente inscritas que trabalham nos equipamentos culturais da Secult Ceará, sob gestão do Instituto Mirante, além de convidados do Instituto Dragão do Mar.
Ciclo I
Datas: 02, 09 e 17/08
Horários: 8h às 12h e 13h às 17h
Locais: Pinacoteca do Ceará, Kuya – Centro de Design e Museu da Imagem e do Som do Ceará
Ciclo II
Datas: 23 e 30/08, 13 e 20/09
Horários: 8h às 12h e 13h30 às 17h
Locais: Pinacoteca do Ceará, Museu da Imagem e do Som do Ceará, Centro Cultural do Cariri e Kuya – Centro de Design do Ceará
Ações Sociocomunitárias
Corre pro Cuida
Ação integrada, interdisciplinar de cuidado e assistência em parceria com a Secretaria de Proteção Social (SPS) e Consultório na Rua (eCR), com o objetivo de atender pessoas em situação de rua presente nas imediações do Moura Brasil.
Data: Todas as terças-feiras
Local: Calçada do Metrofor (Rua Senador Jaguaribe, S/N – Moura Brasil)
Hora: 14h às 17:00
Gratuito
Ação de Educação Social e Comunitária Permanente na Estação das Artes
As atividades socioeducativas ocorrem durante a programação do Complexo Cultural da Estação das Artes. Atua na atenção, defesa e garantia de direitos e proteção de indivíduos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade ou risco social.
Data: Quinta a domingo
Hora: 17h às 21:30
Local: Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)