A programação do Núcleo de Articulação Comunitária Afirmativa (NACA) do Instituto Mirante está especial nesta semana (12 a 17/12). Entre as ações, destaca-se o I Seminário Dá Teu Nome, atividade de formação e entretenimento voltada para pensar políticas institucionais de combate à transfobia e permanência da população “T” e “N-B” (travestis, transsexuais e não bináries) nos equipamentos culturais do Ceará.

Na segunda e na terça-feira (12 e 13/12), o seminário é voltado aos movimentos sociais e coletivas do Ceará da população T e N-B (travestis, transexuais e não binaries). A atividade ocorre no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto e abre sua programação com o tema “Reconhecendo as lutas e lugares ‘O que eu trago?’”. Neste primeiro momento, os grupos participarão da construção de um material audiovisual sobre as trajetórias das pessoas participantes do seminário e as iniciativas das mesmas desenvolvidas em suas cidades de origem. A ação acontece das 9h às 12h e das 14h às 18h. Na terça-feira (13/12), ocorre um debate e a construção de carta coletiva junto a iniciativas, movimentos sociais e grupos locais, das 9h às 12h e 14h às 18h.

A culminância do evento ocorre na quarta-feira (14/12), com atividades formativas voltadas aos trabalhadores e gestores da Cultura do Estado do Ceará, além dos movimentos sociais e coletivas do Ceará da população T e N-B (travestis, transexuais e não binaries). Das 9h às 12h, as pessoas presentes na formação poderão acompanhar a mesa “O não acesso ao sistema de saúde e os impactos negativos nas vidas T’s e N-b’s e como isso se caracteriza uma política de morte”, com participação de Enzo Gomes, Joca M. Ferreira e Brendha Vlazack, sob mediação de Jô Costa. Já das 14h às 18h ocorrerá a mesa “Como garantir o acesso, respeito e a permanência de corpos/as trans, travestis e não-binaries nas escolas, empresas e na cultura?”, com Nik Hot e Samyla Marques, sob mediação de Jô Costa.

O encerramento da programação ocorre na quarta-feira (14), das 18h30 às 21h, com uma programação cultural gratuita, aberta ao público, na Estação das Artes. O público poderá conferir uma performance de LipSync, com Tia Lili; apresentação da DJ e performer Dan Queen; e show musical com Ventura Profana. Na ocasião, os restaurantes do Mercado AlimentaCE estarão abertos durante o evento. A programação é aberta ao público, mediante lotação do espaço, com retirada de ingressos por ordem de chegada.

A classificação indicativa do evento é de 18 anos e pessoas com idade inferior poderão entrar somente acompanhados dos pais ou responsáveis. É proibida a entrada no equipamento com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

[C.R.I.A e Mapeamento Afetivo]
Neste sábado (17/12), o NACA também promove a ação circense Junto & Misturado, da Cia Desequilibrados, às 17h, na rua Senador Jaguaribe, em frente a Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará. A ação é em parceria com o coletivo Raízes da Periferia.

Além disso, durante a semana haverá continuidade do programa Mapeamento Afetivo, de segunda-feira a sábado (05/12 a 10/12), a partir das 13h, também na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará. Os jovens que fazem parte do programa estão na etapa de pesquisa de campo para dar início ao mapeamento do Moura Brasil.

Dá Teu Nome
O Dá Teu Nome é um programa que propõe a elaboração de políticas institucionais de combate à transfobia e promoção da participação e permanência da população “T” (travestis, transsexuais e não bináries) nas ações dos equipamentos culturais e da equipe do Instituto Mirante de Cultura e Arte, por meio de um programa de intercâmbio, formação e mapeamento. O programa é uma ação do Núcleo de Articulação Comunitária e Afirmativa do Instituto Mirante (NACA).

NACA
O Núcleo de Articulação Comunitária e Afirmativa (NACA) tem como objetivo construir políticas de cultura e arte, de forma coletiva, entre os territórios periféricos da cidade e os equipamentos culturais administrados pelo Instituto Mirante. Inicialmente, as ações do núcleo estão voltadas aos moradores e aos agentes culturais que residem no Moura Brasil e nas adjacências, bairro em que está localizado o Complexo Cultural Estação das Artes. O complexo acolhe o Centro de Design, o Mercado AlimentaCE, o Museu Ferroviário e a Pinacoteca do Ceará.

A iniciativa é do Instituto Mirante, em parceria da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE).

Serviço

[Dá Teu Nome]
I Seminário Dá Teu Nome

Segunda-feira (12/12)
9h às 12h e 14h às 18h

Reconhecendo as lutas e lugares “O que eu trago?”
Construção de um material em audiovisual sobre as trajetórias das pessoas participantes do seminário e as iniciativas das mesmas desenvolvidas em suas cidades de origem.

*Ação restrita aos movimentos sociais e coletivas do Ceará da população “T” e “N-B” (travestis, transsexuais e não bináries).

Local: Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto (Rua Paulo Firmeza, 445 – São João do Tauape)

Terça-feira (13/12)
9h às 12h e 14h às 18h

Debate e construção de carta coletiva junto a iniciativas, movimentos sociais e grupos locais.

*Ação restrita aos movimentos sociais e coletivas do Ceará da população “T” e “N-B” (travestis, transsexuais e não bináries).

Local: Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto (Rua Paulo Firmeza, 445 – São João do Tauape)

Quarta-feira (14/12)

Formação
9h às 12h
Mesa 1 – Tema: O não acesso ao sistema de saúde e os impactos negativos nas vidas T’s e N-b’s e como isso se caracteriza uma política de morte.
Convidades: Enzo Gomes, Joca M. Ferreira e Brendha Vlazack
Mediação: Jô Costa

14h às 17h
Mesa 2 – Tema: Como garantir o acesso, respeito e a permanência de corpos/as trans, travestis e não-binaries nas escolas, empresas e na cultura?
Convidadas: Nik Hot e Samyla Marques
Mediação: Jô Costa

*Programação destinada aos trabalhadores e gestores da cultura do Estado do Ceará, movimentos sociais e coletivas do Ceará da população “T” e “N-B” (travestis, transsexuais e não bináries).

Local: Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto (Rua Paulo Firmeza, 445 – São João do Tauape)

Encerramento
18h30 às 21h

Atrações: Performance de LipSync, com Tia Lili; DJ e performer Dan Queen e Show musical com Ventura Profana

*Os restaurantes do Mercado AlimentaCE estarão abertos durante o evento.
*Classificação indicativa: 18 anos.

Local: Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)

[Mapeamento Afetivo Moura Brasil]
Pesquisa de Campo
Data: segunda a sábado (12 a 17/12)
Hora: 13h
Local: Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará – SESC Panorama (Av. Leste Oeste – Moura Brasil)

[C.R.I.A]
Apresentação circense Junto & Misturado, da Cia Desequilibrados
Data: sábado (17/12)
Hora: 17h
Local: Rua Senador Jaguaribe, em frente a Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará – SESC Panorama (Av. Leste Oeste – Moura Brasil)

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.