Durante o mês de maio e início de junho de 2022, o Instituto Mirante de Cultura e Arte promove o 1º Ciclo de Formação, iniciativa que integra o Programa de Desenvolvimento de Pessoas, voltado para o acolhimento e formação dos novos integrantes do Instituto, recentemente contemplados no Edital de Seleção Pública do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE).
Durante a imersão, que irá durar quatro semanas, estarão entre os assuntos abordados questões estatutárias como objetivos e funcionamento do Instituto Mirante; direitos e deveres dos empregados; Terceiro Setor e Organizações Sociais; Direitos Humanos e Direitos Culturais e Avaliação e Monitoramento sobre Políticas Públicas e Culturais, além de treinamentos técnicos e específicos para os novos profissionais que irão integrar o MIS-CE. Confira abaixo a programação da primeira semana de atividades.
A ação consiste na recepção e realização de atividades conduzidas pelo núcleo de desenvolvimento humano do Instituto Mirante e equipes dos equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio da apresentação dos objetivos e funcionamento do Instituto e dos equipamentos, assim como o debate acerca das políticas culturais e outros temas previstos na formação.
Novos profissionais
Após a realização do edital de seleção pública, realizado em abril de 2022, o MIS-CE recebe em sua estrutura organizacional um total de 46 novos trabalhadores, entre os meses de maio e junho, além dos profissionais já contratados no período de implantação da Organização Social.
Entre esses 46 novos integrantes estão técnicos em áreas diversas, como videomaker, fotografia, biblioteconomia, restauração, designer, recepção, engenharia de som e muitos outros, totalizando 25 áreas distintas. O ciclo de formação se faz necessário para a compreensão dos equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), geridos pelo Instituto Mirante, além do entendimento das políticas públicas culturais e afirmativas e da ética nas práticas de convivência e atuação profissional.
Instituto Mirante de Cultura e Arte
O Instituto Mirante é uma Organização Social, sem fins lucrativos, voltada para a gestão de políticas públicas e de equipamentos culturais. Em 2022, o instituto inicia a sua atuação, realizando ações de fomento às artes nas múltiplas linguagens e atuando na salvaguarda do patrimônio cultural do nosso Estado.
Inicialmente, o Instituto Mirante é responsável pela gestão e pela execução de atividades de novos equipamentos públicos culturais, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE). São eles: Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e Complexo Cultural Estação das Artes – comportando as estruturas da Pinacoteca do Ceará, do Mercado Gastronômico, do Centro de Design e do Museu Ferroviário.
1º Ciclo de Formação (Programação)
Confira abaixo a programação da primeira semana de formação – Boas Vindas e Apresentações:
Terça-feira (10/05)
8h30 às 9h – Café da Manhã
9h às 10h30 – Apresentação do MIS-CE pelo diretor Silas de Paula e Equipe
10h30 às 11h30 – Dinâmica de Apresentação Geral
Local: Auditório do MIS-CE (Avenida Barão de Studart, 410 – Meireles
14h às 15h – Apresentação Instituto Mirante por Lara, João e Marília (diretorias e assessorias)
15h30 às 17h – Visitas Guiadas da nova equipe ao MIS e ao ambiente de trabalho.
Local: MIS-CE (Avenida Barão de Studart, 410 – Meireles)
Quarta-feira (11/05)
9h às 9h30 – Aspectos Gerais sobre Organizações Sociais na Cultura, com André Brayner
10h às 11h30 – Apresentação de Políticas Organizacionais, com a Diretora Administrativo Financeiro do Instituto Mirante, Marília Marinho
Local: Auditório do MIS-CE (Avenida Barão de Studart, 410 – Meireles)
Quinta-feira (12/05)
8h30 às 12h – Formação Técnica Específica
Local: MIS-CE (Avenida Barão de Studart, 410 – Meireles)
Sexta-feira (13/05)
8h30 às 12h – Formação Técnica Específica
Local: MIS-CE (Avenida Barão de Studart, 410 – Meireles)