Instalações, exposições, oficinas, performances e shows ao vivo integram a programação

O Instituto Mirante realiza, nesta sexta-feira e sábado (07 e 08/10), o Festival da Imaginação, evento cultural gratuito e aberto ao público, no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE) e no Complexo Cultural Estação das Artes. A iniciativa é a abertura oficial do programa formativo Trans.Implic.Ações, voltado para gestores e gestoras trabalhadores da Cultura do Estado do Ceará, com o intuito de proporcionar uma imersão em olhares críticos e plurais, a partir da reflexão, do debate e da formação sobre políticas afirmativas relacionadas à racialização de negros e de indígenas.

O Festival da Imaginação conta com uma programação multiartística e propositiva com instalações, exposições, oficinas, performances e shows ao vivo. Na sexta-feira (07/10), no MIS-CE, o festival inicia às 16h, com a abertura da instalação “Como ocupar um lugar Branco”, de Aline Furtado; e com a exibição do filme “Preces precipitadas de um lugar sagrado que não existe mais”, seguida da roda de conversa com o diretor Rafael Luan, sob mediação de Dra. Kênia Freitas. Às 17h30, o público poderá conferir as performances “tento desenhar secretamente o mapa do nosso lugar”, com abigail Campos Leal, sob mediação de ewa nïara; e às 19h “Procedimentos Caboclos”, da Coletiva Negrada e Lança Cabocla..

Já no sábado (08/10), a programação na Estação das Artes inicia às 9h, com oficinas simultâneas de “Escrita e Escritura”, com Pretarau; de “Arte Colagem”, com Alexia Ferreira; e de “Stêncil”, com Felipe Lése. Pela tarde, às 15h, haverá a instalação artística “Arapuca”, de Maria Macêdo; além da peça teatral “Ainda Vivas”, da Cia Nóis de Teatro, às 16h; e o show de funk com Nik Hot, primeira funkeira travesti do Ceará, às 20h.

O festival ainda conta com uma campanha de doação de alimentos para a Casa Transformar, de acolhimento às pessoas LGBTQIAPN+ em Fortaleza/CE.

TRANS.IMPLIC.AÇÕES
Com curadoria de Rômulo Silva, mestre e doutorando em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), o programa Trans.Implic.Ação ocorrerá nos meses de outubro, novembro e dezembro, com 10 ciclos formativos e três turmas, sendo 40 vagas cada, destinadas aos gestores e trabalhadores da Cultura do Instituto Mirante, Instituto Dragão do Mar (IDM) e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT/CE).

A iniciativa busca a construção de espaços de experimentação com diversos saberes e vivências, propondo encontros e fazeres mediados por artistas e arte-educadoras/es pretas/es/os, periféricas e dissidentes de gênero e de sexualidade. Os ciclos formativos propõem a reflexão a partir da crítica às matrizes de poder moderno-colonial-cis-heteropatriarcal, dos Direitos Humanos, da partilha dos saberes ancestrais e as possibilidades de pôr em prática essas reflexões nas políticas culturais da contemporaneidade. Uma realização da Assessoria de Formação e Assessoria de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária do Instituto Mirante.

Serviço
Festival da Imaginação: mostra artístico-cultural
Data: Sexta-feira (07/10)
Local: Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE)
Endereço: Av. Barão de Studart, 410 – Meireles

16h: Abertura da Mostra
Instalação: “Como ocupar um lugar Branco”, de Aline Furtado
16h às 17h10: Exibição de “Preces precipitadas de um lugar sagrado que não existe mais” + Roda de conversa com diretor Rafael Luan (Mediação: Dra. Kênia Freitas)
17h30 às 18h45:Performance “tento desenhar secretamente o mapa do nosso lugar”, com abigail Campos Leal, seguido de conversa com ewa nïara.
19h às 19h50h: Performance “Procedimentos Caboclos” – Coletiva Negrada e Lança Cabocla

Sábado (08/10)
Local: Complexo Cultural Estação das Artes
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

9h às 12h – Oficinas Simultâneas
[Classificação indicativa: 12 anos]

– Escrita de Escrituras (Pretarau)
– Arte Colagem (Alexia Ferreira)
– Stêncil (Felipe Lése). Classificação indicativa: 16 anos.

Vagas: 20 a 30 pessoas cada

16h às 21h – Programação Cultural
[Classificação indicativa: 18 anos]

Espetáculo “Ainda Vivas”, do grupo Nóis de Teatro – Classificação: 16 anos
Videomapping, com Maria Macedo
Show NikHot
Exposição “Legado dos Mestres”
Feira AlimentaCE de Rua

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.