A ação é realizada pelo Núcleo de Articulação Comunitária e Afirmativa (NACA) e ocorrerá neste sábado (11/03)

Foto: Douglas Souza

O Núcleo de Articulação Comunitária e Afirmativa (NACA) do Instituto Mirante realiza, no próximo sábado (11/03), às 13h, uma mostra com os resultados do Mapeamento Afetivo Moura Brasil, programa de pesquisa e formação do NACA. As atividades serão realizadas no Centro de Design do Ceará, espaço situado no Complexo Cultural Estação das Artes.

O Mapeamento Afetivo Moura Brasil mapeou, de outubro de 2022 a fevereiro de 2023, associações, coletivos, lideranças e patrimônios materiais e imateriais da comunidade, a partir de um projeto de pesquisa construído de forma coletiva pelos próprios jovens do Moura Brasil. Foram selecionados (as) 20 pesquisadores para a ação, com uma bolsa-auxílio. A iniciativa conta com a parceria da Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará – Sesc/Senac Panorama, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Programação da Mostra

A programação da mostra, gratuita e aberta ao público, contará com a exibição dos documentários “O Moura Brasil que não te contaram” e “Se essa praia falasse…”, com direção coletiva dos jovens pesquisadores do programa. O evento de culminância do Mapeamento Afetivo ainda contará com uma exposição a céu aberto, reunindo 14 fotografias e 27 textos que contam a história de personalidades e de espaços do bairro.

Sobre os documentários

“O Moura Brasil que não te Contaram”: O documentário apresenta 22 narrativas sobre o bairro Moura Brasil, onde são relatadas histórias do surgimento do bairro, suas décadas de campo de concentração, de curral a arraial, se configurando como Oitão Preto, e passando pelas mudanças que o mesmo sofreu ao longo do tempo. Aqui também se encontram narrativas sobre/de personagens marcantes para a comunidade como Seu Zezé, Dona Iza, Dona Francisca da Hora dentre muitos outros. Lugares afetivos como a Avenidinha, a Praça do Muriçoca, Alexandre Games, Escolinha de Surf, Capela Santa Terezinha e o Chafariz não poderiam ser esquecidos. As memórias aqui ativadas nos trazem à tona um Moura Brasil diferente do que é apresentado todos os dias nas mídias. O objetivo é apresentar o Moura Brasil que não te contaram.

“Se Essa Praia Falasse…”: Caldos, encontros, brisas, primeiras vezes, lazer, risadas, choros, marquinhas fazem parte das memórias afetivas que vêm a mente dos jovens moradores da comunidade do Moura Brasil quando são perguntados sobre suas experiências e lembranças na Praia do Marina (Park Hotel). Os relatos aqui presentes nos lembram que lazer e entretenimento também se configuram como atos de resistências de uma comunidade existente no local desde antes os grandes empreendimentos que foram construídos nos seus entornos. As/os jovens e a praia falam… vocês escutam?

NACA
O Núcleo de Articulação Comunitária e Afirmativa (NACA) tem como objetivo construir políticas de cultura e arte, de forma coletiva, entre os territórios periféricos da cidade e os equipamentos culturais administrados pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte. Inicialmente, as ações do núcleo estão voltadas aos moradores e aos agentes culturais que residem no Moura Brasil e nas adjacências, bairro em que está localizado o Complexo Cultural Estação das Artes. O complexo acolhe o Centro de Design, o Mercado AlimentaCE, o Museu Ferroviário e a Pinacoteca do Ceará.

Os programas do NACA estão divididos em três eixos: Articulação, Pesquisa/Formação e Difusão.

~ A iniciativa é uma realização do Instituto Mirante, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Serviço

Mostra do Mapeamento Afetivo do Moura Brasil
Data: Dia 11/03
Hora: 13h – 18h30
Local: Centro de Design do Ceará

Programação:
13h – Abertura
14h – Visita a Exposição a Céu Aberto
15h30min – Apresentação surpresa
16h – Lanche + exibição do documentário “O Moura Brasil que não te contaram”
18h – Exibição do doc “Se essa praia falasse…”

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.