A KUYA – Centro de Design do Ceará, espaço cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, lança a chamada pública “LADAWARDS NA KUYA 2025”, uma iniciativa que promete transformar a cena do design nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O objetivo é democratizar o acesso de designers dessas regiões ao LADAWARDS 2025, a maior premiação de design da América Latina.
Serão selecionados 20 projetos de design, com isenção total da taxa de inscrição no prêmio: 10 projetos de designers naturais do Ceará e 10 projetos de designers das demais localidades do Norte e Nordeste.
As inscrições podem ser feitas através de um formulário disponível no site do Instituto Mirante, onde também está o edital completo com todas as orientações. Esta ação vai além da participação em um prêmio internacional: ela representa uma chance de dar visibilidade a talentos que muitas vezes enfrentam desafios para acessar oportunidades no cenário global.
Lorena Araújo: Um exemplo de sucesso
A primeira edição da chamada pública, lançada em 2024, já trouxe resultados inspiradores. A designer Lorena Araújo, natural do Ceará, foi uma das selecionadas e conquistou não apenas a isenção da taxa de inscrição, mas também um prêmio no LADAWARDS 2024. Sua trajetória é um exemplo do impacto que iniciativas como essa podem ter na vida de profissionais talentosos que, muitas vezes, enfrentam barreiras de acesso a premiações internacionais.
“Participar do LADAWARDS foi uma experiência transformadora. O apoio da KUYA foi fundamental para que eu pudesse mostrar meu trabalho para o mundo”, destaca Lorena.
Sobre o LADAWARDS
O Prêmio Latino-americano de Design (LADAWARDS) é uma das mais prestigiadas premiações de design da América Latina, dedicada a celebrar a criatividade e exaltar o design produzido na região. O evento é uma vitrine para projetos inovadores e profissionais que se destacam pela originalidade e impacto de suas criações.
Com o lançamento da chamada pública “LADAWARDS NA KUYA” para a edição de 2025, a KUYA reafirma seu papel como agente transformador na cena criativa do Norte e Nordeste, consolidando um futuro onde o design regional tem voz, visibilidade e reconhecimento internacional.
KUYA: muito além do design
A KUYA é um espaço público construído a partir de uma provocação para inserir este campo de atuação no pensamento da gestão. Acomodado no Complexo Cultural Estação das Artes, o equipamento visa pensar e fomentar a cultura do design no Ceará. “A gente tem muitas experiências privadas onde o design é visto sempre como um negócio, mas esse posicionamento do design como cultura a gente tem poucas referências no mundo”, pontua o diretor Rodrigo.
Depois de muito dialogar com associações de designers, universidades, mercado, profissionais e autodidatas, a KUYA foi alicerçada em quatro pilares: o design decolonial (que respeita os saberes ancestrais, a cultura local e as necessidades do território e das pessoas); o design ecoeficiente (que preza pelo respeito ao meio ambiente, à ecologia e ao planeta); o design regenerativo (que visa ações regenerativas para o planeta), e o design político (que é a consciência crítica de que o projeto vai impactar em outras vidas, em outros territórios).
SERVIÇO:
Edital – Chamada Pública LADAWARDS NA KUYA
Inscrições: até sábado, 8 de fevereiro de 2025
Público: voltados para designers da região Nordeste e Norte do Brasil
Para mais informações sobre inscrições e mais detalhes do edital:
https://www.institutomirante.org/edital-chamada-publica-ladawards-na-kuya/
Acesso gratuito e aberto ao público
KUYA – CENTRO DE DESIGN DO CEARÁ
Endereço: Rua Senador Jaguaribe, 323, Moura Brasil, Fortaleza, Ceará
Para mais informações:
https://linktr.ee/kuyadesignceara