Os fragmentos da memória gráfica do Estado é tema destaque na nova exposição realizada pela a KUYA – Centro de Design do Ceará — equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. A mostra “DES-VÃOS: Passado/Presente no Design Cearense” é inaugurada nesta quinta-feira (22), a partir das 15h, na Plataforma do Complexo Cultural Estação das Artes. A mostra conta com uma programação especial que conta com rodas de conversas com curadores e visita guiada. A programação gratuita e aberta ao público está disponível nas redes sociais da KUYA.
A exposição, sob a curadoria de Camila Barros e Lucas Mota, destaca os fragmentos da memória gráfica do Ceará, revelando a pluralidade do design cearense ao longo dos anos. Composta por 28 peças gráficas, incluindo gravuras, capas de disco, tipografia, ilustrações, rótulos, xilogravuras, flâmulas, identidades visuais, periódicos e cartazes, “DES-VÃOS” oferece um panorama das expressões visuais que moldaram a história do design no estado.
Camila Barros explica que a exposição é uma oportunidade para explorar como o design no Ceará preenche ausências e construiu conexões singulares: “O design sempre se fez aqui, em des-vãos, preenchendo ausências de registros e conexões, andando na contramão de nomenclaturas distantes e estrangeiras. A capacidade inventiva e visualidades singulares marcam o potencial criativo dos cearenses.”
Lucas Mota, por sua vez, enfatiza o caráter não linear da exposição: “Não buscamos contar nossa história de forma integral, mas apresentar algumas de nossas referências para potencializar encontros transformadores. Entre passado e presente, refletimos sobre qual História do Design nos cabe e como a linha da história se flexiona para o nosso próprio traçado.”
A exposição está aberta ao público de acordo com o horário de funcionamento da Estação das Artes, que serão divulgados semanalmente nos perfis do instagram da @kuyadesignceara e @estacaodasartes.ce.
PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA
A exposição será inaugurada com discursos institucionais às 15h, seguidos por uma visita guiada exclusiva às 16h, ministrada pelo coordenador de pesquisa da KUYA, Delano Pessoa. Os visitantes terão a oportunidade única de explorar as profundezas da narrativa da mostra sob a orientação de um especialista.
Às 18h, o evento continua com a palestra “Percurso de pesquisa, curadoria e exposição”, mediada por Camila Barros e Lucas Mota. Esta sessão contará com a presença de figuras do design e da cultura cearense, incluindo Merremii Karão Jaguaribaras, Suellem Cosme e Nirez Azevedo, que compartilharão suas experiências e conhecimentos.
A entrada é franca, e o público é convidado a participar e se envolver com a história do design cearense. Para mais informações, acompanhe as redes sociais da KUYA – Centro de Design do Ceará.
SOBRE A KUYA
A KUYA — Centro de Design do Ceará é um espaço dedicado à valorização e difusão do design feito no Ceará, sendo um equipamento da Secretaria de Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Mirante. Sua missão é fomentar a cultura do design no estado, por meio de ações que envolvem memória, reflexão e inovação em suas múltiplas manifestações e linguagens.
A KUYA oferece cursos, pesquisas, exposições, feiras e outras atividades que incentivam a criatividade, a memória, a inovação e o desenvolvimento sustentável no campo do design. Suas atividades se baseiam em quatro princípios norteadores: um design local e popular (decolonial), diverso e inclusivo (político), que contribui para a conservação das comunidades e do planeta (ecoeficiente e regenerativo), abordando temas contemporâneos e da cultura cearense.
SERVIÇO:
PROGRAMAÇÃO DETALHADA:
15h: Abertura oficial com falas institucionais.
16h: Visita guiada com o coordenador de pesquisa, Delano Pessoa.
18h: Palestra “Percurso de pesquisa, curadoria e exposição” com mediação de Camila Barros e Lucas Mota, e participação de Merremii Karão Jaguaribaras, Suellem Cosme e Nirez Azevedo.
Abertura da exposição “DES-VÃOS: Passado/Presente no Design Cearense”
Roda de conversa com Camila Barros e Lucas Mota.
Quando: Quinta-feira, 22.8, a partir das 15h
Onde: KUYA – Centro de Design do Ceará
Endereço: Rua Senador Jaguaribe, 323, Moura Brasil, Fortaleza, Ceará
Gratuito e aberto ao público