Todos os domingos, a KUYA – Centro de Design do Ceará, espaço cultural da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, realiza as Feiras KUYA de Design Autoral. O evento, que acontece de 10h às 15h, no hall de entrada do equipamento, oferece uma oportunidade única para designers, artesãos e entusiastas da área apresentarem seus trabalhos, além de promoverem uma conexão de ideias e processos criativos com o público.
Localizado no Complexo Cultural da Estação das Artes, em Fortaleza, a KUYA se tornou um ponto de encontro essencial para os profissionais da economia criativa local. “As Feiras KUYA não são apenas uma vitrine para o design autoral, mas um verdadeiro catalisador para o fortalecimento da economia criativa da cidade”, destaca Gustavo Barros, produtor das Feiras. “A cada edição, vemos o impacto positivo dessa iniciativa no apoio a novos talentos e na movimentação do mercado de design local.”
Os expositores das feiras são escolhidos por meio de uma chamada pública, aberta anualmente, que permite dar visibilidade a projetos autorais e fortalecer a comunidade de designers independentes de Fortaleza. A ação se consolida como um evento importante para o desenvolvimento cultural e econômico da cidade, atraindo cada vez mais visitantes e proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos.
A próxima edição da Feira KUYA de Design Autoral acontece neste domingo, 17 de novembro, no hall de entrada da KUYA, a partir das 10h. Para saber mais informações, acesse as redes sociais da KUYA DESIGN CEARÁ.
Artesãos e Designers do Ceará se reúnem na feira KUYA de Design Autoral
Neste domingo, 17 de novembro, a Feira KUYA de Design Autoral abre suas portas para receber designers e artesãos do Ceará. O evento contará com a participação dos expositores, como Suyenne Lemos – Elemento Fio, Gustavo Henrique, Arte com Ferro, Canto da Jandaia e Daiana Crochê.
Os visitantes poderão apreciar uma ampla variedade de produtos, que vão desde joias autorais feitas de prata até esculturas e luminárias criadas a partir de troncos e raízes de madeiras reaproveitadas. Esta edição da feira celebra as diversas expressões da cultura do design feito no Ceará.
Economia criativa impulsiona a cultura do design feito no Ceará
A economia criativa tem se consolidado como um pilar fundamental para o desenvolvimento de setores como o design, especialmente no Ceará. A interseção entre criatividade, inovação e cultura gera não apenas valor simbólico, mas também oportunidades econômicas para os profissionais da área. Um exemplo notável dessa movimentação é a Feira KUYA de Design Autoral, realizada semanalmente pela KUYA – Centro de Design do Ceará.
Esse modelo de economia criativa impacta diretamente no fortalecimento de um ecossistema que permite o surgimento de novas marcas e produtos, ao mesmo tempo em que preserva e celebra a identidade cultural cearense. A Feira KUYA, por exemplo, tem sido uma vitrine para designers que trabalham com materiais sustentáveis, técnicas tradicionais e inovação, criando produtos que refletem a diversidade e a riqueza do Ceará.
Sobre a KUYA
A KUYA é um espaço público criado para integrar o design ao pensamento e à gestão cultural no Ceará. Localizada no Complexo Cultural Estação das Artes, a instituição visa fomentar a cultura do design no estado. “Existem muitas experiências privadas em que o design é visto como um negócio, mas a proposta da KUYA é tratar o design como cultura, uma perspectiva que poucas instituições seguem no mundo”, comenta Rodrigo Costa Lima, diretor da KUYA.
Fundamentada em quatro pilares — design decolonial, ecoeficiente, regenerativo e político —, a KUYA promove ações que impactam diretamente a vida das pessoas e o desenvolvimento do estado. A instituição investe em pesquisas, mapeamento da produção autoral cearense, formações para estudantes, grupos de estudo sobre gestão pública em design e letramento em design para aproximar a prática do público em geral.
Além disso, a KUYA oferece mentorias para desenvolver novos produtos e aprimorar soluções de tecnologia social. Em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará, a instituição participa de um programa de aceleração de startups, que desenvolve projetos e produtos inovadores. A KUYA também atuou em iniciativas como um projeto de irrigação inteligente em Ocara, gerido pelo MST, exemplificando como o design pode transformar realidades e promover o desenvolvimento social.
SERVIÇO
Feiras KUYA de Design Autoral
Data: Todos os domingos
Horário: 10h às 15h
Local: KUYA – Centro de Design do Ceará, Complexo Cultural da Estação das Artes, Fortaleza, CE
Classificação: Livre
Atividade gratuita e aberta para todos os públicos.
—
KUYA – CENTRO DE DESIGN DO CEARÁ
Dias de funcionamento: Quinta a domingo
Horários: Quinta a sábado: 10:00 às 17:00 | Domingo: 10:00 às 15:00
Local: KUYA — Centro de Design do Ceará | Complexo Cultural Estação das Artes
Endereço: Rua Senador Jaguaribe, 323, Moura Brasil, Fortaleza
Redes sociais: linktr.ee/kuyadesignceara
Faça uma visita virtual no espaço da KUYA: https://gptour360.com.br/tours/kuya/
Programação gratuita e aberta ao público.