Nos dias 19 e 20 de outubro de 2024, a KUYA — Centro de Design do Ceará, espaço cultural da Secretaria da Cultura do Ceará em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, promoverá o “Erê: Seminário de Design e Infância”, um evento que explora o impacto do design na cultura das infâncias. A programação conta com oficinas, a primeira cerimônia do Prêmio Erê, exposições das crianças e muitas outras atividades, iniciando a partir das 10h, no espaço físico da KUYA, localizado no Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza.
O nome “Erê” tem origem na língua iorubá, significando “criança” ou “brincadeira”, refletindo a conexão entre o lúdico e o design. O seminário busca debater como o design pode transformar a experiência das infâncias e apresentar projetos que utilizam o design como ferramenta de mudança social. O evento reunirá crianças, profissionais do design, pesquisadores, educadores e estudantes para um intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre o impacto do design no desenvolvimento infantil.
Segundo Cláudia Sales, coordenadora geral do evento, “o Erê representa uma oportunidade de conectar o universo do design com a infância de uma forma profunda e significativa. Queremos mostrar como o design pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social, principalmente quando voltado para as necessidades e potencialidades das crianças. O evento é um convite para repensarmos o futuro a partir de olhares criativos e colaborativos.”
Prêmio Erê: Boas Práticas de Design e Infâncias
O ponto alto do seminário será a cerimônia de entrega do Prêmio Erê: Boas Práticas de Design e Infâncias, que reconhece iniciativas inovadoras de design voltadas para o público infantil. Este prêmio visa destacar projetos que utilizam o design como um instrumento de inclusão, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das crianças, celebrando a criatividade e o impacto positivo gerado por essas soluções.
“O Prêmio Erê é uma celebração da criatividade e do poder transformador do design quando aplicado às infâncias. Ele reconhece e valoriza iniciativas que não apenas promovem o desenvolvimento das crianças, mas também conectam as comunidades por meio de soluções inovadoras e inclusivas. Nosso objetivo é inspirar mais projetos que utilizem o design como uma ferramenta para criar um futuro melhor para as próximas gerações.” ressalta Cláudia Sales.
Nesta primeira edição, o tema será “Ser e brincar no mundo!”, abordando questões sobre como as crianças se veem e se relacionam com os outros na sociedade, além de pautar o desenvolvimento social e cognitivo das crianças. A premiação será realizada na KUYA — Centro de Design do Ceará, no sábado, 19 de outubro de 2024, a partir das 18h, na KUYA.
Exposições das crianças
Além das atividades interativas e educacionais, o seminário contará com duas exposições que ilustram como o design pode ser uma ferramenta de expressão criativa para crianças:
“A Arte de Brincar”
Esta exposição é o resultado do ateliê de cooperação formativa em design, realizado pelo KUYA em 2023 no Museu Brinquedim, localizado na comunidade de Capim de Roça, em Pindoretama. Sob a orientação do artista plástico e mestre em brinquedos artesanais Dim Brinquedim, as crianças criaram peças que refletem suas vivências e brincadeiras, mostrando como o design pode conectar as novas gerações com a cultura e o lúdico.
“Brincando com a Arte”
Nesta exposição, inspirada no trabalho do renomado artista J. Borges, as crianças do Colégio Santa Isabel exploraram a técnica da isogravura — uma adaptação da xilogravura — criando carimbos a partir de placas de isopor. O projeto foi desenvolvido com alunos do 3º ano do ensino fundamental I e destaca como a arte e o design podem ser ferramentas de educação e expressão criativa para crianças.
Sobre a KUYA
A Kuya é um equipamento público construído a partir de uma provocação para inserir este campo de atuação no pensamento da gestão. Acomodado no Complexo Cultural Estação das Artes, o equipamento visa pensar e fomentar a cultura do design no Ceará. “A gente tem muitas experiências privadas onde o design é visto sempre como um negócio, mas esse posicionamento do design como cultura a gente tem poucas referências no mundo”, pontua o diretor Rodrigo.
Depois de muito dialogar com associações de designers, universidades, mercado, profissionais e autodidatas, a Kuya foi alicerçada em quatro pilares: o design decolonial (que respeita os saberes ancestrais, a cultura local e as necessidades do território e das pessoas); o design ecoeficiente (que preza pelo respeito ao meio ambiente, à ecologia e ao planeta); o design regenerativo (que visa ações regenerativas para o planeta), e o design político (que é a consciência crítica de que o projeto vai impactar em outras vidas, em outros territórios).
No segundo ano de funcionamento, o equipamento desenvolve uma série de ações que visam desenvolver a área no Estado e também impactam diretamente a vida das pessoas. São pesquisas que vão da história do design no Ceará à inovação, mapeamento da produção autoral cearense e formações para estudantes. Grupos de estudo discutem design e gestão pública, mas também o letramento em design, que é uma tentativa de aproximar o design ao público em geral.
Além disso, há programas de mentorias para desenvolver novos produtos ou aperfeiçoar soluções de tecnologia social. Um exemplo é a parceria da Kuya com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará em um programa de aceleração de startups para desenvolver projetos e produtos. Outro destaque é a atuação junto a um projeto de irrigação inteligente de uma escola em Ocara, gerida pelo MST. Ações como estas mostram como o design pode impactar a vida das pessoas e contribuir com o desenvolvimento do Estado. Acesse aqui e conheça o espaço da KUYA!
Programação Completa
Sábado | 19 de outubro de 2024
10h15 – Abertura Institucional | Erê: Seminário de Design e Infância
Local: Escadaria | KUYA – Centro de Design do Ceará
10h30 às 12h00 – Mostra “Jardim de Arte e Design Digital na KUYA”
Parceria com o Centro Cultural Bom Jardim
Local: Escadaria e Hall de Entrada | KUYA – Centro de Design do Ceará
14h às 15h30 – Cine Miau | Filme: “Curió”
Local: Escadaria | KUYA – Centro de Design do Ceará
15h30 – Oficina: Livros De Brincar – Projetos Sanfonados Para Literatura Infantil
Com Mayara Beserra de Araújo
Local: KUYA – Centro de Design do Ceará
16h às 18h – Feira KUYA de Design Autoral | Edição Erê
Local: Hall de Entrada | KUYA – Centro de Design do Ceará
18h às 20h – Cerimônia de entrega do Prêmio Erê – Boas Práticas de Design e Infâncias
Local: Escadaria | KUYA – Centro de Design do Ceará
Domingo | 20 de outubro de 2024
11h às 12h – Cortejo Vidança
Com a Companhia Vidança
Local: Gare | Complexo Cultural Estação das Artes – Escadaria | KUYA – Centro de Design do Ceará
12h30 – Oficina: Dê Vida Ao Seu Personagem – Máscaras Criativas Em Papel 3D
Com Paula Aragão
Local: KUYA – Centro de Design do Ceará
10h às 15h – Feira KUYA de Design Autoral | Edição Erê
Local: Hall de Entrada | KUYA – Centro de Design do Ceará
SERVIÇO
Erê: Seminário de Design e Infâncias
Datas: 19 e 20 de outubro de 2024
Horários: Sábado: 10:00 às 20:00 | Domingo: 10:00 às 15:00
Local: KUYA — Centro de Design do Ceará | Complexo Cultural Estação das Artes
Endereço: R. Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza – CE, 60030-000
Faça uma visita virtual no espaço da KUYA: https://gptour360.com.br/tours/kuya/
Programação gratuita e aberta ao público.