Lançada Seleção Pública para profissionais com interesse em trabalhar no Instituto Mirante, na Estação das Artes e no Museu Ferroviário

O edital disponibiliza 14 vagas de trabalho, com 45% das vagas destinadas para política afirmativa

O Instituto Mirante divulga, nesta sexta-feira (07/07), o Edital de Seleção Pública para profissionais interessados em compor a equipe da sede da instituição e dos equipamentos culturais Estação das Artes e Museu Ferroviário, ambos espaços da Secretaria da Cultura do Ceará (SecultCE), com gestão parceira do Instituto Mirante. O certame disponibiliza 14 vagas de trabalho e 14 vagas para composição de cadastro de reserva. As inscrições podem ser realizadas a partir desta segunda-feira (10/07), até 17 de julho, no site do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

Confira aqui o edital
Dúvidas: [email protected]

O edital oferece vagas para Analista Administrativo Financeiro, Analista de Manutenção e Almoxarifado, Analista de Mídias Sociais, Auxiliar de Manutenção, Recepcionista, Técnico de Equipamentos de Iluminação, Técnico de Equipamentos de Sonorização, Videomaker e Técnico Especialista II – Museólogo.
Inscrição
As pessoas interessadas em participar do processo seletivo devem preencher a ficha de inscrição no site do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), entre os dias 10 e 17/07. É necessário ainda um cadastro prévio no Sistema Emprega Brasil, realizado através do site da instituição (empregabrasil.mte.gov.br), no link “cadastrar” ou presencialmente em uma das Unidades de Atendimento do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

Este edital contará com duas chamadas de inscrição. A primeira, será para todas as vagas disponíveis nesta seleção pública, de ampla concorrência e de cotas. A segunda chamada será aberta caso não haja pessoas inscritas e/ou aprovadas para as vagas reservadas, passando, nesse caso, a aceitar inscrições em ampla concorrência.
Se o/a candidato/a já inscrito/a na primeira chamada quiser concorrer às vagas abertas em segunda chamada, deverá efetuar inscrição novamente. Somente nesse caso será possível inscrever-se em mais de uma vaga.

A segunda chamada de inscrição tem previsão para ocorrer entre os dias 21 e 24 de julho, com análise documental no dia 25/07 e resultado preliminar a ser divulgado no dia 26/07. Após o recebimento do recurso, no dia 27/07, o resultado final da primeira etapa está previsto para ser divulgado no dia 28/07.

Entrevistas
Após a análise documental, a segunda etapa da seleção pública consiste na análise do perfil profissional dos(as) selecionados(as), que ocorrerá nos dias 31/07 a 02/08, com a divulgação do resultado preliminar em 03/08. O recebimento de recurso da segunda etapa será no dia 04/08, com resultado final da etapa a ser divulgado no dia 07/08.

O processo segue para a banca de heteroidentificação, em 08/08, com resultado preliminar no mesmo dia, recebimento de recurso no dia 09/08 e publicação do resultado final e convocação de candidatos no dia 10/08.

Política Afirmativa
O Instituto Mirante irá disponibilizar 45% das vagas para a política afirmativa. Serão 25% para pessoas negras pretas e negras pardas, 5% para quilombolas, 5% para para povos originários/indígenas e 10% para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Candidatos/as que se autodeclararem indígenas ou quilombolas deverão confirmar seu pertencimento étnico mediante apresentação de declaração de sua respectiva comunidade, assinada por, pelo menos, duas lideranças reconhecidas.
Pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida devem apresentar laudo médico e/ou outro documento regulamentado pelo Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBRM).

Já os/as candidatos/as que se autodeclararem negros/as pretos e negros/as pardos serão submetidos a uma banca de heteroidentificação, procedimento complementar a autodeclaração apresentada no ato de inscrição. Composta por pessoas com notório saber na área das relações étnico e raciais, a banca é responsável por analisar traços fenotípicos dos/as candidatos/as, como cabelo, cor da pele e traços faciais, a fim de evitar o desvio da finalidade da política afirmativa. A iniciativa foi estruturada pela Assessoria de Políticas Afirmativas, Articulação Social e Comunitária do Instituto Mirante.

Serviço
Edital de Seleção Pública para profissionais com interesse em trabalhar no Instituto Mirante, na Estação das Artes e no Museu Ferroviário
Período de inscrição (primeira chamada): 10 a 17/07
Resultado preliminar da inscrição (primeira chamada): 21/07
Período de inscrição (segunda chamada): 21 a 24/07
Resultado preliminar da inscrição (segunda chamada): 26/07
Período de recurso da 1ª etapa: 27/07
Resultado final da 1ª etapa: 28/07
Análise do perfil profissional (2ª etapa): 31/07 a 02/08
Resultado preliminar da 2ª etapa: 03/08
Período de recursos: 04/08
Resultado final da 2ª etapa: 07/08
Banca de heteroidentificação: 08/08
Resultado preliminar da banca de heteroidentificação: 08/08
Período de recursos: 09/08
Resultado final e convocação de candidatos: 10/08