Quadrilha, grupo regional, forró das antigas, comidas típicas: os festejos juninos chegaram de vez à Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Nesta semana, a programação gratuita, que tem início já nesta quinta (15), com o projeto Quarta D´Yansã, da Caravana Cultural, contará ainda com o Lançamento do XXIII Festejo Ceará Junino, show de Iara Pamella e Valéria Cavalcanti, DJ Lolost e um Baile Gonzagueano no Mercado AlimentaCE.
A partir das 17h30 desta quinta-feira (15), a Estação das Artes viverá a experiência de acolher a Quarta D’Yansã, a partir da participação das seguintes atrações musicais: DJs Indira Marley e Léo do Abstrato, Ukilombo Capoeira, Orín Asè e a Caravana Cultural. Trata-se de um movimento de celebração, resistência e fortalecimento da Cultura Popular e Ancestral em Fortaleza.
Idealizado pelo Mestre Marcello Santos e produzido pela Caravana Cultural desde 2010, o projeto reúne coletivos culturais e sociais, comerciantes e colaboradores de diversos espaços da cidade, com o intuito promover um encontro de variadas linguagens e com a atuação voltada para preservação, ocupação e revitalização cultural de forma segura, responsável e agregadora do espaço público do Centro de Fortaleza.
Festejos juninos
Já no clima de São João, a sexta-feira (16) será de lançamento do XXIII Festejo Ceará Junino, com o tema “Faustos e Felizes no Mar do meu Sertão”, uma homenagem ao compositor, arquiteto, urbanista e poeta cearense Fausto Nilo. A Estação estará aberta desde às 17h30, com o funcionamento dos restaurantes do Mercado AlimentaCE, mas a programação oficial terá início às 19h, com o cerimonial de abertura seguido das apresentações da Quadrilha do Zé Testinha e do Regional Balanço do Rei.
A festa continua no sábado com o show das cantoras Iara Pamella e Valéria Cavalcanti. A união das duas traz consigo uma vasta bagagem musical no cenário do forró. Conhecidas como as rainhas do forró das antigas, elas levarão para a Estação das Artes um repertório de canções icônicas, como “Lindos Momentos”, “Sol do Meu Verão”, “Meu Vício”, “Pétalas Neon” e “A Rainha e o Rei”. O evento tem início às 16h, com a DJ Maria Tavares.
Especificamente para este dia, será necessário adquirir um ingresso solidário via plataforma Sympla (um por CPF), a partir das 10h sexta-feira (16). Para validar a entrada, além da comprovação virtual ou impressa do ingresso adquirido, as pessoas devem levar 1 kg de alimento não-perecível (exceto sal) no dia do evento.
A campanha Ingresso Solidário é uma parceria da Secretaria da Cultura, da Secretaria da Proteção Social e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado do Ceará (CEDEC), para atuar em prol da segurança alimentar da população cearense, integrando-se às ações de apoio e suporte emergencial para as famílias em situação de risco.
A fim de garantir o acesso para todos os públicos, incluindo pessoas em situação de vulnerabilidade do entorno e/ou que não tenham acesso à informação pela internet, serão liberadas 500 vagas, além das 1.500 distribuídas via Sympla.
A entrada dessas 500 pessoas acontecerá de forma gratuita, por ordem de chegada, a partir das 16h do dia 17.06 (sábado), via portão principal da Estação das Artes. Após o encerramento deste quantitativo, apenas as pessoas com ingressos retirados no Sympla terão acesso ao evento.
Domingo na Estação
Para encerrar a programação do fim de semana, o já tradicional Domingo na Estação chega com atividades para toda a família: das 9h às 12h, a pintura infantil estará garantida para a criançada. A música fica por conta da DJ Lolost até as 13h, quando terá início o Baile Gonzagueano no Mercado AlimentaCE.
A programação do Mercado contará com a música do acordeonista Freitas Filho e um bate-papo sobre a vida e a obra de Luiz Gonzaga com Paulo Vanderley, autor do livro “Luiz Gonzaga – 110 anos do Nascimento”. Os visitantes poderão ainda adquirir as delícias da feira agroecológica. Já o almoço fica por conta dos novos cardápios dos restaurantes Mira Cozinha, Lamarca, Let’s bora, Jão Burguer, Oyá Murá e chef Noah Passos.
Serviço
Programação da Estação das Artes
Dias 15 a 18 de junho
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce, @mercadoalimentace e @institutomiranteceara
Quinta-feira (15)
Caravana Cultural
com o projeto Quarta D`Yansã
17h30 – DJs Indira Marley e Léo Abstrato
18h30- Ukilombo capoeira
19h30 – Orin Asé
20h30 – Caravana Cultural
Acesso
Gratuito e livre*. Entrada até 21h30 e/ou até atingir a capacidade máxima do equipamento. Saída com retorno.
Sexta-feira (16)
Lançamento do XXIII Ceará Junino
17h30 – Abertura do equipamento
19h – Lançamento do XXIII Festejo Ceará Junino
Quadrilha do Zé Testinha
Regional Balanço do Rei
Acesso
Gratuito e livre*. Saída com retorno até atingir a capacidade máxima do equipamento.
Sábado (17)
Forró na Estação
A partir das 16h
DJ Maria Tavares
Iara Pamella e Valéria Cavalcanti, com Arraiá das Originais
Menores de 18 anos
Entrada permitida apenas aos acompanhados de responsáveis, após assinatura de Termo de Responsabilidade na entrada.
Acesso
1.500 ingressos solidários disponíveis em sympla.com.br/estacaodasartesce a partir das 10h do dia 16.06 (sexta-feira). Saída do equipamento sem retorno.
Domingo (18)
Domingo na Estação
9h às 12h – Pintura infantil
9h às 13h – DJ Lolost
13h às 15h – Baile Gonzagueano no Mercado AlimentaCE
Acesso
Gratuito e livre. Saída com retorno até atingir a capacidade máxima do equipamento.