A Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — dança a ciranda de Lia de Itamaracá neste fim de semana. Entre os dias 10 e 12 de novembro, a programação do espaço reúne a maior voz da ciranda brasileira ao lado de Daúde no show Ciranda do Mundo; além de atrações como Festa Suor Preto Edição Rayz, Feira Negra, Ercília Lima e Trio e Grupo Parafuso de Teatro. As atividades são gratuitas.
Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco, negritou a história da cultura popular ao entoar ciranda — titulada patrimônio imaterial do Brasil. Vencedora já no primeiro festival de Cirandas de que participou, no Pátio de São Pedro em 1974, a cantora transita também por gêneros como coco e maracatus. Nesta sexta (10), a partir das 19h30, Lia de Itamaracá e Daúde apresentam o show Ciranda do Mundo na Estação das Artes. O espetáculo marca o encerramento do IV Seminário Sesc Etnicidades e integra a programação do Festival Afrocearensidades.
A programação da sexta começa às 18h com o DJ Rapha Anacé, utilizando a técnica de sampling e instrumentos musicais tradicionais da aldeia, como a flauta e o tambor, combinados com batidas eletrônicas e sintetizadores.
Festa Suor Preto Edição Rayz
Neste sábado (11), a Estação das Artes recebe a 11ª Marcha da Periferia a partir das 10h30. A Marcha da Periferia de Fortaleza iniciou sua trajetória em 2013, denunciando o extermínio de adolescentes e jovens periféricos. Ao longo de 11 anos, o coletivo agrega movimentos de juventude, culturais e artísticos com sua multiplicidade de pautas, resistências, identidades, subjetividades e diversidade.
O tema deste ano é “O Curió canta justiça, memória e reparação – contra o genocídio negre: liberdade para viver e (r)existir”. A programação artística da Marcha da Periferia reúne Mazé MC, Yanã, Duda Rodrigues, Buja, Cecéu, Lorena Moura, Tambores de safo, Douglas Pagodeiro, MC João Pretin, Gabriel Jassen, Lavin Silva e ALIUM Resistência.
Já a partir das 17h30, a Festa Suor Preto Edição Rayz convida DJ Viúva Negra, Nego Célio e Will Naba e agita a Gare com um repertório repleto de black music, afrobeat, kizomba, funk e pagode baiano. Iniciada em 2019, a festa passeia por temas como reis e rainhas, afrofuturismo, bailes do Rio de Janeiro e Tincoãs, com um forte caráter político e social. A Suor Preto na Estação das Artes integra o Festival Afrocearensidades.
Domingo na Estação
O Domingo na Estação recebe mais uma edição da Feira Negra no dia 12, das 9h às 15h. A iniciativa surgiu com o desejo de garantir visibilidade, espaços de efetivação do empreendedorismo negro, valorização e difusão da produção cultural das populações negras da cidade. A programação também integra o Festival Afrocearensidades.
Das 9h às 12h, por sua vez, a criançada pode se divertir com a Oficina Pintura Infantil – Experimentações Contemporâneas, com Jesus Enzo e Vino, que busca resgatar a memória da linha ferroviária do Ceará a partir da antiga Estação João Felipe. A partir das 10h, o Grupo Parafuso de Teatro apresenta o espetáculo A Menina e o Gênio das Lamparinas, que narra a trajetória de autoconhecimento e empoderamento de uma menina negra de forma lúdica e poética. A atividade foi selecionada no Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes.
O som fica por conta de DJ Khamidi, que toca um set com muito kuduro, batuku, zouk, funaná, afrobeat, hip hop, afro-sambas e reggae das 9h às 10h e de 11h às 13h. A partir das 13h, o Mercado AlimentaCE apresenta Ercília Lima e Trio, com um repertório cheio de batuques da cantora, percussionista e brincante de cultura popular.
Serviço
Programação da Estação das Artes
Dias 10 a 12 de novembro
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce, @mercadoalimentace e
@institutomiranteceara
Sexta-feira (10)
Show “Ciranda do Mundo”, com Lia de Itamaracá e Daúde
Parceria com Sesc
18h – DJ Rapha Anacé
19h30 – Show “Ciranda do Mundo”, com Lia de Itamaracá e Daúde
22h – Encerramento das atividades
Menores de 18 anos
Entrada permitida apenas aos acompanhados de responsáveis, após assinatura de Termo de Responsabilidade na entrada.
Como garantir o meu acesso ao show Ciranda do Mundo?
Acesso via Ingressos no Sympla
Serão distribuídos 1.000 ingressos, 01 por CPF, em sympla.com.br/estacaodasartesce, a partir das 14h do dia 07.11 (terça-feira);
Retire o seu ingresso e traga impresso ou no celular no dia do evento;
O acesso à Gare da Estação das Artes estará liberado a partir das 17h do dia 10.11 (sexta-feira).
Acesso sem Sympla, por ordem de chegada
A fim de garantir o acesso para todos os públicos, incluindo pessoas em situação de vulnerabilidade do entorno e/ou que não tenham acesso à informação pela internet, serão liberadas mais 1.000 vagas, além das 1.000 distribuídas via Sympla.
A entrada dessas 1.000 pessoas acontecerá de forma gratuita, por ordem de chegada, a partir das 17h do dia 10.11 (sexta), via portão principal da Estação das Artes.
Sábado (11)
Suor Preto – Edição Rayz convida DJ Viúva Negra, Nego Célio & Will Naba
9h – Abertura do espaço
10h30 – 11ª Marcha da Periferia, com Mazé MC, Yanã, Duda Rodrigues, Buja, Cecéu, Lorena Moura, Tambores de safo, Douglas Pagodeiro, MC João Pretin, Gabriel Jassen, Lavin Silva e ALIUM Resistência.
17h30 – Festa Suor Preto Rayz, com DJs Viúva Negra, Nego Célio e Will Naba
22h – Encerramento das atividades
Acesso gratuito
Entrada até 21h30 e/ou até atingir a capacidade máxima do equipamento. Saída com retorno.
Observação
Não há necessidade de retirada de ingressos ou pulseiras.
Classificação indicativa: 18 anos
Domingo (12)
Domingo na Estação
9h às 12h – Oficina Pintura Infantil – Experimentações Contemporâneas, com Jesus Enzo
9h às 15h – Feira Negra
9h às 10h – DJ Khamidi
10h às 10h50 – A Menina e o Gênio das Lamparinas, com Grupo Parafuso de Teatro
11h às 13h – DJ Khamidi
13h às 15h – Ercília Lima e Trio, no Mercado AlimentaCE
Acesso gratuito e livre
Saída com retorno até atingir a capacidade máxima do equipamento.
Observação
Não há necessidade de retirada de ingressos ou pulseiras.
Classificação indicativa: Livre
QUARTA: 13h às 21h
QUINTA: 9h às 22h
SEXTA: 9h às 22h
SÁBADO: 9h às 22h
DOMINGO: 9h às 15h