Mais tradicional, agroecológica e regional, Mercado AlimentaCE abre nova ocupação temporária

Restaurantes São Francisco, Espetinhos dos Sonhos, Cozinha do Frei, Ajeum de Oyá, Petiscos da Citron e Cervejaria Brauhaus compõem os novos cardápios do equipamento

O Mercado AlimentaCE – equipamento que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante, abre nova ocupação temporária de restaurantes a partir desta sexta-feira, 12. Mais tradicionais, agroecológicos e regionais, os restaurantes São Francisco, Espetinhos dos Sonhos, Cozinha do Frei, Ajeum de Oyá, Petiscos da Citron e Cervejaria Brauhaus trazem novas delícias à gare da Estação das Artes. O acesso é gratuito.

Glauber Uchôa, coordenador do núcleo de Ação Cultural do Mercado AlimentaCE, explica que os novos permissionários se destacam pela regionalização e variedade de pequenos empreendedores. “Há uma diversidade de ofertas de gastronomia cearense, que vai do pratinho ao lanche, passando pela sobremesa e cerveja artesanal, trazendo mais sertão aos nossos sabores”, afirma. Ele ressalta a tradicionalidade do Restaurante São Francisco, que traz as delícias do Mercado São Sebastião ao Mercado AlimentaCE, e a Cozinha do Frei, comandada pelo Centro de Formação Frei Humberto, que une agroecologia e sabor da terra nos pratos.

“Além de nos presentear com autênticos sabores locais, essa ocupação abre oportunidade para pequenos empreendedores que poderão ter a sua gastronomia em destaque num equipamento público dedicado à cultura alimentar cearense. O público frequentador do Mercado continua tendo boas opções de lanches e refeições enquanto curte a nossa programação artística”, destaca o coordenador.

Panelada, feijoada, acarajés, espetinhos, petiscos, pratinhos, incluindo opção vegana, fazem parte dos novos cardápios. Os restaurantes também oferecerão drinks e cerveja artesanal em diferentes faixas de preço e para todos os públicos.

Além da reabertura da ocupação, nesta sexta (12), acontece a 2ª edição do Festival Dá Teu Nome, promovido pela Nupa (Núcleo Políticas Afirmativas do Instituto Mirante). O programa tem ações voltadas à comunidade LGBTQIAPN+, com um olhar especial para as pessoas trans, travestis e não-bináries. Entre as atrações, estão Mumutante, Ayô Tupinambá e DJ Viúva Negra.

Sábado e Domingo no Mercado

A comedoria abre durante o início do Pré-Carnaval na Estação, no sábado (13), a partir das 17 horas. A DJ Silas volta à Estação das Artes com o projeto Fervinho. A convidada especial desta edição é a DJ Lolost. No domingo (14), a partir de 12h30, o Mercado recebe o Coletivo Pedra 90, com show resgata o saudosismo dos pagodes românticos, eternizados por grupos como Raça Negra, Molejo, Só pra Contrariar e Katinguelê. No repertório da apresentação, o público curtirá grandes “pedras” — ou seja, os maiores hits — do gênero, como “Inaraí”, “Temporal”, “Que se chama amor” e “Me apaixonei pela pessoa errada”.

A apresentação faz parte de uma série de domingos com samba no Mercado em todo o mês de janeiro.

Sobre os restaurantes

Restaurante São Francisco

Residente há quase 50 anos no Mercado São Sebastião, o restaurante São Francisco foi criado por Dona Neusa, que ficou reconhecida pelas especialidades na cozinha: baião de dois e buchada, que alguns anos depois lhe rendeu o título de “Rainha da Buchada”. Dona Neusa dedicou o nome de São Francisco ao restaurante após promessa para o santo. Hoje, o restaurante é comandado pela chef Irene Semente, sua filha, e segue oferecendo o que há de melhor quando se fala em comida tradicional cearense

Espetinhos dos Sonhos
Foi durante a pandemia que o pratinho cruzou os rumos da vida de Gilberto Acioly. Desempregado, o chef assumiu temporariamente o negócio de uma amiga no Lago Jacarey. O encontro foi tão certo que, tempos depois, Gilberto assumiu o comércio e inovou com pratos sem glúten, sem lactose e veganos, além de espetinhos deliciosos, tornando-se hoje uma atração imperdível na pracinha! É a autêntica comida de rua no Mercado.

 

Cozinha do Frei
A cozinha do Centro de Formação Frei Humberto, sediada no bairro São João do Tauape, em Fortaleza, combina tradição, agroecologia e sabor da conquista na luta pela reforma agrária no Ceará, com o compromisso de oferecer refeições saudáveis promovendo práticas que fortalecem a aliança entre Campo e Cidade. É uma celebração da agricultura camponesa, da cultura do Povo Sem Terra e do comprometimento com práticas alimentares conscientes e saudáveis.

Ajeum de Oyá
Criado em 2010, o Ajeum de Oya é liderado pela chef Pérola de Oya. Restaurante e Ponto de Cultura certificado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, o local promove a culinária afro-brasileira e baiana em Fortaleza, tendo no cardápio o acarajé, abará, feijoada, caldo de sururu, moquecas, entre outros. Assim, presenteamos Fortaleza com a culinária ancestral .

 

Petiscos da Citron
A Citron iniciou em uma foodbike e hoje atua em loja física comandada pelo microempreendedor Bruno Citron. Ao Mercado AlimentaCE, o restaurante traz cardápio diversificado, com petiscos, pastéis, camarões e o carro-chefe da casa: as famosas coxinhas.

Cervejaria Brauhaus
Criada em 2018 com a missão de espalhar e popularizar a cerveja artesanal no Ceará, a Cervejaria Brauhaus é, atualmente, a segunda maior do estado. Bebida ideal para o clima cearense e a harmonização com diversos momentos, o restaurante traz cinco tipos de chopps para o público saborear e brindar no Mercado.

Sobre o Mercado AlimentaCE

O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e salvaguardar a gastronomia e cultura alimentar cearense, com sua diversidade e origem. Conta com seis restaurantes em ocupação temporária e, em breve, terá uma loja de produtos alimentícios tipicamente cearenses. Integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

Serviço

O que: Novos restaurantes no Mercado AlimentaCE
Quando: a partir do dia 12 de janeiro, às 17h
Onde: Mercado AlimentaCE (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro, dentro do Complexo Cultural Estação das Artes)
Acesso Gratuito