Para dar início às reflexões sobre o mês das mulheres, a Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — preparou uma programação toda protagonizada por elas. De quinta (29) a domingo (3), artistas cearenses trazem voz e dança para a Gare, em homenagens a Bethânia, Gal Costa, Rita Lee, divas do blues, entre outras.
As cantoras Marília Lima, Shirley Cordeiro, a guitarrista Débora Marc, a contrabaixista Dandara Marques, a tecladista Joana Lima e a baterista Vladya Mendes são as mulheres do blues. Juntas, elas dão um mergulho na história do gênero musical, em um passeio pelas origens e pelas influências sobre a música brasileira, até chegar à produção autoral.
No repertório desta quinta-feira (29), na Estação das Artes, estão canções que homenageiam as grandes damas da história, celebrando Janis Joplin, Ella Fitzgerald, Etta James e Aretha Franklin.
O primeiro dia de março marca o retorno do programa Baila Comigo às primeiras sextas do mês na Estação das Artes. Em parceria com o Sesc Ceará, será realizado o Baile da Gabriela. O projeto mistura ritmos e cores sonoras, unidos ao timbre marcante da cantora cearense Gabriela Mendes.
Com elementos nordestinos na formação, como sanfona, triângulo e zabumba, O Baile da Gabriela prioriza a execução das canções clássicas no estilo forró tradicional, assim como contempla músicas como ”Esquadros”, ”O canto da Cidade”, ”Amor Perfeito”. De ”Eu só quero um xodó” até ”Você me vira a cabeça”, tudo se transforma em forró no Baile da Gabriela.
Homenagem a Bethânia, Rita Lee e Gal
O fim de semana segue com homenagens a grandes nomes da música brasileira. No sábado (2), das 19h30 às 21h, Lorena Lyse celebra o sincretismo religioso e a arte de Maria Bethânia. O show “Sincretizando com Bethânia” nasce da profunda admiração de Lorena Lyse pela arte da baiana e seu encantamento pelo sincretismo religioso presente na cultura nacional, que une elementos do catolicismo, umbanda, candomblé e da encantaria dos povos originários. Essa fusão de crenças e tradições é celebrada por meio das canções entoadas aos Orixás, como Louvação à Oxum, São João Xangô Menino e Iansã, já consagradas na voz de Maria Bethânia.
O Domingo na Estação (3), por sua vez, inicia com novo horário a partir deste mês de março, das 10h às 15h. A Feira Mais Vinil toma conta da Gare, com diferentes expositores embalados pelo som da DJ Maria Tavares. Filha de músico, ela é dona de uma pesquisa ímpar na música brasileira, desde a Bossa Nova até os dias de hoje, passeando pelos Grooves e Sambalanços dos anos 1960 e 1970, os Beats inconfundíveis dos anos 1980 e 1990 até novidades e releituras de clássicos atuais.
O som continua de 13h às 15h, no Mercado AlimentaCE, com o show “LeeGal – Especial Rita Lee e Gal Costa”, com Mel Mattos. Nascido no Carnaval de 2024, o projeto faz uma homenagem às lendárias vozes de Rita Lee e Gal Costa. Idealizado pela cantora Mel Mattos, LeeGal conta com um trio de músicos experientes: Pantico Rocha, Lu de Sosa e Filipe Mota. Juntos, eles apresentam sucessos como “Erva Venenosa”, “Baby”, “Divino, Maravilhoso” e “Ovelha Negra”, em releituras criativas com uma variedade de ritmos, que incluem frevo, drum’n’bass e samba reggae.
Para o público infantil, a diversão fica por conta da oficina “Pintura com Agulhas – Bordação Experimental para Crianças”. Como brincadeira, a criançada irá produzir, a partir da orientação dos instrutores, um bordado utilizando lã e material reciclável. A oficina será facilitada pelo casal bordador formado por Luiza Helena Amorim e Kildare Cavalcante.
SERVIÇO
Programação Estação das Artes
Dias 29 de fevereiro a 3 de março
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Acesso gratuito
Obs1: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas em recipientes
de vidro, cooler, bolsa térmica e similares.
Obs2: O último acesso acontece até 30 minutos antes do encerramento das atividades.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Quinta, 29
Horário da programação: 20h às 21h30
Mulheres do Blues
Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: 18 anos.
Sexta, 1°
Horário da programação: 19h30 às 21h
Baila Comigo
Baile da Gabriela (Parceria Sesc)
Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: 18 anos.
Sábado, 2
Horário da programação: 19h30 às 21h
Sincretizando com Bethânia, com Lorena Lyse
Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: 18 anos.
Domingo na Estação, 3
Horário da programação: 10h às 15h
Feira Mais Vinil
DJ Maria Tavares
Oficina Pintura com Agulhas – Bordação Experimental para Crianças
LeeGal: Especial Rita Lee e Gal Costa, com Mel Mattos no Mercado AlimentaCE
Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: Livre