Menu Ipu: Mercado AlimentaCE integra festival gastronômico na Serra da Ibiapaba

Com aula-show e troca de experiências, estande do equipamento levará discussões gastronômicas ao evento
Marina Alcântara. Foto: Thiago Matine.

Tendo a difusão da cultura alimentar como um dos eixos norteadores, o Mercado AlimentaCE, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará gerido pelo Instituto Mirante, irá integrar a programação da quarta edição do Festival Gastronômico Menu Ipu. Com o tema “Sabores que celebram a Cultura”, o evento acontecerá de 6 a 8 de julho e será realizado no tradicional Quadro da Igrejinha, localizado no centro histórico de Ipu. Aula-show, roda de conversa, degustações e trocas de experiências farão parte da programação do Mercado no evento.

Com organização da Prefeitura de Ipu e do Sebrae, o festival contará com apresentação de pratos criados com produtos regionais e nomeados a partir de referência à cultura local, atrações culturais e exposições de arte e artesanato, incluindo a participação de outros municípios da Rota Mirantes da Ibiapaba. O projeto também contemplará um espaço dedicado à agricultura familiar e a empreendedores digitais.

“É nas feiras e nos festivais que encontramos um momento de fruição ideal ter trocas com o público sobre os trabalhos e atividades que desenvolvemos”, explica Marina Araújo, diretora do Mercado AlimentaCE. “Entrar nesse circuito só nos fortalece institucionalmente, é mais um espaço para reafirmarmos a importância da cultura alimentar para as políticas culturais do nosso estado”.

Durante o evento, Marina Araujo irá apresentar a aula-show ensinando o preparo do Baião de Todos. “A ideia é usar esse momento para conversar com os participantes sobre a importância de manter as tradições vivas e de registrá-las, seja por meio de vídeos, fotos, textos ou outros”, reforça.

Outro destaque será a roda de conversa sobre Cultura Alimentar e Merenda Escolar, que contará com a participação de merendeiras escolares da Secretaria da Educação do Município. “O colégio é, para muitos, o ponto principal de alimentação diariamente. Nossa ideia é trazer neste espaço uma abordagem sobre o passado e o presente de nossa alimentação e como ela reflete no cardápio escolar”, explica Giordana Frapiccini, supervisore em pesquisa e curadoria de cultura alimentar, que fará a mediação do momento.

Além da parceria com o Mercado, o evento também conta com a Central de Artesanato do Ceará (Ceart), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Senac.

 

Sobre o Mercado AlimentaCE

O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e salvaguardar a gastronomia e cultura alimentar cearense, com sua diversidade e origem. Conta com seis restaurantes em ocupação temporária e, em breve, terá uma loja de produtos alimentícios tipicamente cearenses.