Mercado AlimentaCE celebra dois anos de valorização da cultura alimentar cearense

Panelada gigante, feiras, aula-show e apresentações musicais de Marcelo Di Holanda, Mateus Farias e Martins integram início do mês de comemorações neste domingo (31)

Celebrar em coletividade e com mesa farta! O Mercado AlimentaCE inicia neste domingo (31) as programações de aniversário de dois anos do espaço. Neste fim de semana, haverá aula-show, mostra audiovisual, feiras gastronômica e de empório, visita mediada e apresentações musicais com Marcelo Di Holanda, Mateus Farias e o pernambucano Martins. Além disso, o equipamento recebe a panelada gigante, de 200kg, do Mercado São Sebastião. O pratinho será comercializado a R$ 7,00. Espaço da Secretaria da Cultura do Ceará gerido em parceria com o Instituto Mirante, o Mercado nasceu em 30 de março de 2022, junto com a Estação das Artes.

Ao todo, foram quase 100 mil pessoas alcançadas em atividades de pesquisa e desenvolvimento e de ações culturais no último ano. Em dois anos, a equipe do Mercado percorreu mais de 10 mil quilômetros em 12 das 14 macrorregiões do Ceará. São ações difundidas em comunidades e povos tradicionais, atividades formativas e apresentações artísticas, além de fortalecimento da cadeia produtiva local.

“Temos, cada vez mais, buscado fazer um trabalho de valorização e construção coletiva desta política pública”, afirma Marina Araujo, diretora do Mercado AlimentaCE. “A cultura alimentar é uma expressão viva, e essa é nossa motivação para trilhar os caminhos da cidadania cultural, trazendo cada vez mais pautas acessíveis a todos os públicos, democratizando o acesso às belezas e força da gastronomia cearense”.

Para celebrar, o equipamento irá preparar no Domingo de Páscoa (31) um almoço especial com a presença dos restaurantes na ocupação: Pachamama, Mira Cozinha, Cozinha do Frei, Morosi Pizza & Forno, Belluci, Tacos Burger e Bar Chegue. Além disso, o Mercado receberá a panelada gigante feita pelo Mercado São Sebastião. Serão mais de 200 quilos da iguaria. Às 11h, Marina Araujo apresenta aula-show de Baião de Todos para o público, com degustação no final. Feiras de Empório e Agroecológica e a mostra audiovisual Cine Pra Tu Ver, que reúne curtas-metragens sobre cultura alimentar, também compõem o início do mês de programações. Neste domingo, os cearenses Marcelo Di Holanda e Mateus Farias trazem ao Complexo o show Clássicos do Forró, e convidam o cantor pernambucano Martins para apresentação com repertório autoral e de composições cearenses e nordestinas.

Em todos os dias do evento, o público poderá visitar a exposição “Mistura Quilombola: comida, identidade e cultura no Ceará”, lançada em fevereiro deste ano. A série fotográfica é fruto de uma pesquisa sobre cultura alimentar realizada pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado juntamente com dez quilombos no Ceará: Cumbe; Córrego de Ubaranas; Alto Alegre; Serra da Rajada; Caetanos em Capuan; Serra do Evaristo; Nazaré; Curralinho; Sítio Veiga e Consciência Negra. São 40 fotografias capturadas pela artista Camila de Almeida, com curadoria de Jorge Silvestre.

 

Aniversário da Estação das Artes

E de 28 a 31 de março, durante o feriado da Semana Santa, a Estação das Artes também celebra o segundo aniversário com uma programação de shows gratuita.

Entre as atrações confirmadas estão Eliane, a Rainha do Forró, Silvero Pereira interpreta Belchior (marcando a festa de abertura da XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará), Letrux, Lorena Nunes, Moreno Veloso e Bem Gil, Mãeana, além de DJs como Nego Célio, Darwin Marinho e os residentes da Festa Lá em Cima: Thales Aurélio, Tomé Braga e Vicente de Castro. Os shows contarão com acessibilidade em Libras.

“Neste segundo ano de atividades, queremos reforçar a importância de se fazer cultura em coletivo, combinando o que há de melhor no Ceará, no Nordeste e no restante do Brasil. A Estação nasce dos bons encontros e garanti-los semanalmente é o que nos move”, ressalta a diretora da Estação das Artes, Uliana Lima.

SERVIÇO
Mercado AlimentaCE – 2 anos
Quando: 31 de março de 2024 | 10h às 16h

Onde: Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540, Centro)

Acesso gratuito | Sujeito à capacidade do espaço (2.000 pessoas por dia) | Saída sem retorno

PROGRAMAÇÃO
10h – abertura
10h às 16h – Mercado recebe panelada gigante do Mercado São Sebastião (pratinho comercializado a R$ 7,00)

10:30h às 11:30h – Visita Mediada à exposição “Mistura Quilombola: comida, identidade e cultura no Ceará”

10:30h às 11:30h – Mostra audiovisual Cine Pra Tu Ver

11h às 12h – Aula-Show de Baião de Todos, com Marina Araujo

13:30h às 15:30h – Clássicos do Forró: Marcelo Di Holanda e Mateus Farias convidam Martins
10h às 16h – Feira Agroecológica e de Empório
10h às 16h – Restaurantes Pachamama, Mira Cozinha, Cozinha do Frei, Morosi Pizza & Forno, Belluci, Tacos Burger e Bar Chegue