De sexta a domingo, 25 a 27 de novembro, o evento reúne chefs de todas a

Solange Borges

O Mercado AlimentaCE e a Estação das Artes – equipamentos da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult – CE geridos em parceria com o Instituto Mirante – recebem, de 25 a 27 de novembro, o Festival Fartura Gastronomia, que encerra sua temporada de 2022 em Fortaleza. A programação é inteiramente gratuita e inclui, além de estandes de chefs e restaurantes, atividades formativas, cozinha ao vivo, curadoria de produtos alimentícios cearenses e apresentações artísticas, como shows, apresentações de DJs e espetáculos teatrais.

A capital cearense recebe o Festival Fartura Gastronomia pela sexta vez. Nesta edição, estarão presentes nos estandes de chefs e restaurantes cozinheiros renomados do Ceará e de outros estados do Brasil. Entre os nomes já confirmados estão Ivan Prado (Mangue Azul, CE) e Ralfo Ifanger (Seu Conrado, CE).

No Espaço Conhecimento, ambiente em que especialistas dão aulas e compartilham experiências com o público durante o festival, profissionais como João Diamante (RJ), Leticia Kalymaracaya (MS), Solange Borges (BA), Vânia Kreknisk (PR), Lia Quinderé e Marília Bayma (CE) marcam presença.

Já na Cozinha ao Vivo, o público acompanha o preparo de receitas de perto e vai conferir os segredos de chefs como Marina Araújo (CE), que também é diretora do Mercado AlimentaCE, Van Régia (CE), Maria e Vânia (CE), Thyago Guarani (PA), Roberio Marques e Victor Carneiro (CE), além de outros cozinheiros.

Parceria gastronômica e artística

Um dos maiores eventos da área gastronômica do País, este ano o Fartura em Fortaleza acontece por meio de parceria com dois novos equipamentos culturais do Governo do Estado: o Mercado AlimentaCE e a Estação das Artes. Uma das ações do Mercado AlimentaCE no evento é a curadoria da Mercearia Fartura, fruto de um trabalho de pesquisa, mapeamento e relacionamento com produtores de alimentos e de cultura alimentar cearense distribuídos por todo o Estado. Para apresentar ao público um pouco do que é o “Ceará de comer”, que inclui diversas tipologias de alimentos produzidos aqui, foram selecionados 14 produtores que trarão alguns dos produtos mais representativos da diversidade gastronômica local.

Na Mercearia Fartura, serão encontrados, por exemplo, cogumelos frescos e em conserva produzidos na serra de Guaramiranga; um chocolate inteiramente cearense, do cacau à barra, feito no Vale do Jaguaribe; Da tradicional cajuína ao inovador espumante de caju; além de azeite de lagosta direto do Camocim e queijo maturado e premiado do Limoeiro do Norte, entre outros produtos.

Outra novidade trazida pelo Mercado AlimentaCE para o evento é a ocupação de um dos espaços por cozinheiros da Moura Brasil, comunidade vizinha ao Complexo Cultural Estação das Artes, selecionados especialmente para o Fartura. Com um cardápio recheado de delícias que vão do doce ao salgado, os chefs Cássia Cruz, Camila Moura e Deyme Gonçalves vão integrar sabores regionais e combinações contemporâneas.

Deyme Gonçalves assina o popular pratinho com baião de dois e paçoca, mas também não esquece da feijoada completa nem da galinha caipira. Já hambúrgueres com queijo coalho, melaço de cana e chipottle da casa ficam por conta de Camila Moura. Quem não dispensa uma sobremesa tem, ainda, três opções da confeiteira Cássia Cruz, com torta mousse de chocolate branco e calda de maracujá, um surpreendente brownie com sorvete de tapioca e calda de goiababa e o copo da felicidade, com creme de brigadeiro e geleia de manga.

Programação cultural

Para a festa ficar completa e todos celebrarem a gastronomia brasileira da melhor maneira, a Estação das Artes entra com algumas atrações na programação artística, incluindo três apresentações de DJs e dois shows, estes em parceria com o Festival Choro Jazz.

Logo na sexta-feira (25), a partir das 17h, acontece o encontro do piano de Gilson Peranzzetta com o violão de Marcel Powell. No repertório, composições de Baden Powell, Tom Jobim, Carlor Lyra, Garoto, entre outros. Encerrando a noite, a partir das 22h30, o DJ Penaforte traz um set com ritmos como samba de roda, embolada, repente, ijexá, forró pé-de-serra, xote, xaxado, baião, frevo, maracatu, côco, axé e rojão.

No sábado (26), Marco Pereira e Paulo Bellinati unem seus violões, arranjos e composições a partir das 17h. Para esse encontro, além de apresentarem peças do repertório autoral, eles decidiram homenagear grandes mestres da música brasileira, incluindo obras de Dilermando Reis e Dominguinhos, adaptadas para a sonoridade desse novo duo.

Já no domingo (27), os DJs Alan Morais, às 15h30, e Albano Seletor, às 19h, passeiam por ritmos como mpb, samba, samba rock, afrobeat, gafieira, samba jazz e bossa. Outras apresentações musicais e também teatrais compõem a grade artística completa do festival e podem ser conferidas nas redes sociais da Estação das Artes (@estacaodasartes.ce).

A Temporada Fartura é apresentada pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Fartura Gastronomia, executado por meio das Leis Federal de Incentivo à Cultura e Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O Fartura Fortaleza também é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio de parceria com o Mercado AlimentaCE e a Estação das Artes, equipamentos da Secretaria da Cultura (SECULT CE) geridos em parceria pelo Instituto Mirante. Patrocínio de e Coca-Cola. Parceria Cultural e Educacional do Senac e Sesc Ceará. Apoio do Mercadinho São Luiz. Apoio Institucional do Ministério das Relações Exteriores. Realização da Arte Projeto, do Instituto Ambiental, Cultural e Desportivo de Estudos e Assessoria (IACD), Governo do Estado do Ceará, Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

SERVIÇO
Festival Fartura Gastronomia – Fortaleza
Quando: 25 a 27 de novembro
Sexta: 17h à 0h
Sábado: 12h à 0h
Domingo: 10h às 20h
Onde: Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza – CE)
Retirada de ingressos gratuitamente
Recomenda-se o uso de máscara e o esquema vacinal contra a Covid-19 completo, incluindo as doses de reforço.
Mais informações: @farturabrasil, @mercadoalimentace e @estacaodasartes.ce

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.