A partir desta quarta-feira, 7 de dezembro, MuaTuá, Pachamama, Mormaço, Sorvete da Reserva, Tacos Burguer e Cozinha do Deyme ocupam o equipamento de quinta a domingo, em horários diversos.

O Mercado AlimentaCE, equipamento da Secretaria da Cultura (SECULT CE) gerido em parceria com o Instituto Mirante, inicia nesta quarta-feira (7) a ocupação temporária de seus seis restaurantes. O espaço integra o Complexo Cultural Estação das Artes e tem o objetivo de difundir a gastronomia cearense por meio de diversas ações, entre elas a operação de restaurantes que valorizem pratos, insumos, histórias e a identidade do Ceará.

Nesta primeira etapa, casas já estabelecidas na cidade, como MuaTuá, Pachamama, Mormaço e Sorvete da Reserva iniciam a operação dos cinco restaurantes e do bistrô, junto a Tacos Burguer e Cozinha do Deyme, da comunidade Moura Brasil.

“A ocupação temporária vai servir como um teste do que teremos a seguir. Nossa proposta é trazer um mix de restaurantes que atenda públicos diferentes e, em seus cardápios, celebrem a nossa cultura alimentar com produtos da nossa terra e em preparações tradicionais que são o retrato da nossa gastronomia”, resume a diretora do Mercado AlimentaCE, Marina Araújo.

A fase de ocupação permanente está prevista para fevereiro de 2023 quando, além dos restaurantes, deverá ser inaugurada a Loja AlimentaCE, com produtos cearenses selecionados a partir de curadoria e mapeamento da cultura alimentar do Estado.

O funcionamento dos restaurantes na ocupação temporária será de quinta a domingo, em horários diversos, seguindo as programações do Complexo.

Cardápios

Dos tradicionais pratinhos a elaborações mais sofisticadas, os cardápios trazem opções em diferentes faixas de preço e para todos os públicos. No bistrô, que conta com área externa de mesas na esplanada do Complexo Cultural e vista para a Praça da Estação, o Mormaço na Estação vai oferecer alguns clássicos de sua cozinha, como o sanduíche de coração de frango e a couve picante, além de drinks como a caipirinha melaço e o jambu tonic.

Na gare, o Muá Tuá traz histórias contadas em vinho natural e comida do mundo com insumos cearenses. Além da famosa bruschetta de atum defumado, com o peixe vindo direto de Itarema, tem ainda maionese de castanha de caju e molho asiático no tempurá de couve-flor. O vinho da casa está garantido, assim como a cerveja Muá Tuá Lager e Ipa.

O Pachamama Estação segue sua proposta de comida regional, toda vegana, com toque sul-americano e gostinho de casa. O cardápio para almoço e jantar traz opções como lasanha de cogumelos, feijão verde ao molho de castanha e casquinha de carne de caju, além de doces, sucos e cerveja.

Já a chef Cássia Cruz, do Tacos Burger, aposta na suculência do hambúrguer com o sabor do Ceará. A variedade do cardápio inclui nove opções que vão do burger de toscana com queijo coalho ao crispy com catupiry e ketchup de goiaba.

Quem não dispensa um pratinho não precisa ter cerimônia na Cozinha do Deyme, do chef Deyme Gonçalves. E, para o público que adora as frutas da estação, o Sorvete da Reserva traz os sabores de uma agrofloresta com a refrescância do sorvete totalmente vegano.

Programação cultural
A ocupação temporária acontece junto a diversas programações artísticas e culturais que serão realizadas no Complexo Cultural Estação das Artes em dezembro. A primeira delas é o Fotofestival Solar, que ocorre de 7 a 11 deste mês, ocupando também a Pinacoteca do Ceará, o Centro de Design e o Museu da Imagem do Som. Nas semanas seguintes, haverá também o Festival Ecléticos, nos dias 16 e 17, entre outros eventos.

Sobre o Mercado AlimentaCE
O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e salvaguardar a gastronomia e cultura alimentar cearense, com sua diversidade e origem. Contará com seis restaurantes e uma loja de produtos alimentícios tipicamente cearenses.

Integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

SERVIÇO
O que: Mercado AlimentaCE inicia ocupação temporária com seis restaurantes na Estação das Artes
Quando: A partir de quarta-feira, 7 de dezembro, de 18h30 às 22h
Onde: Mercado AlimentaCE (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro, dentro do Complexo Cultural Estação das Artes)
Entrada Gratuita

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.