Nos dias 21 e 22 de setembro, o Mercado AlimentaCE, espaço cultural gerido pela Secretaria da Cultura do Ceará, em parceria com o Instituto Mirante, promove uma feira gastronômica no Museu da Imagem e do Som (MIS), das 15h às 19h30. A ação faz parte da programação especial em comemoração ao centenário de Thomaz Farkas (1924-2011), um dos grandes nomes da fotografia brasileira.
A feira reunirá oito expositores, que oferecerão uma variedade de sabores ao público do MIS, equipamento que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, sob a gestão do Instituto Mirante de Cultura e Arte. A partir das 17h de domingo, o evento recebe Mateus Farias, artista cearense, com seu projeto “Choro Livre”.
Além da feira, o fim de semana no Mercado contará com diálogos formativos, o tradicional Almoço no Mercado, Feira Agroecológica e ações de acessibilidade no espaço.
Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
Em setembro, mês marcado pelo Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e pelo Setembro Azul, o Governo do Ceará, por meio da Secult CE, em parceria com o Instituto Mirante e o Instituto Dragão do Mar (IDM), promove a campanha “Cultura do Acesso”. A ação reforça a importância da acessibilidade na cultura e nas artes, com uma programação especial nos espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).
No sábado (21) e domingo (22), o Mercado AlimentaCE disponibilizará cardápios em Braille, ampliando a acessibilidade para o público visitante. Além disso, a Estação das Artes promoverá diversas atrações culturais que destacam a produção artística inclusiva. A programação completa está disponível na página @estacaodasartes.ce.
Diálogos sobre o Caju e Almoço no Mercado
No domingo, acontece o tradicional Almoço no Mercado, das 10h às 15h, com a Feira Agroecológica Delícias da Rajada, que comercializa produtos originários da comunidade quilombola Serra da Rajada. Localizada em Tucunduba, no distrito de Caucaia, o local é uma Área de Proteção Ambiental (APA), composta por 64 famílias que tiram da terra o seu sustento.
Ainda no domingo, sobe ao palco da Gare a cantora Mel Mattos, convidada pelo Projeto Brasil Encanto, promovido pela Casa de Vovó Dedé dentro do Plano Bianual CVDD.Mais cedo, a partir das 10h, o Grupo de Estudos do Programa Comida, Patrimônio e Memória realiza o evento “Diálogos sobre Patrimônio Alimentar: As Sonoridades do Caju e o Sabor Musical”.
O grupo irá propor um diálogo sobre as compreensões do que é o patrimônio alimentar: onde ele é encontrado, quem o constrói, como é transmitido e o que comunica. Como ponto de partida para esse encontro, será abordado o caju e as sonoridades que o constituem na canção brasileira, através de vários estilos musicais. A programação completa é gratuita e aberta a todos os públicos.
Sobre o Mercado AlimentaCE
O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e salvaguardar a gastronomia e cultura alimentar cearense, com sua diversidade e origem. Conta com seis restaurantes em ocupação temporária e, em breve, terá uma loja de produtos alimentícios tipicamente cearenses.
SERVIÇO
Feira Gastronômica no MIS
21/9/2024 e 22/9/2024 | Sáb e Dom | das 15h às 19h30
Local: Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque – Av. Barão de Studart, 410 – Meireles, Fortaleza – CE
Classificação indicativa: Livre
Horário de funcionamento do espaço: 13h às 20h
Feira Agroecológica + Almoço no Mercado
22/9/24 | Dom | 10h às 15h
Local: Complexo Cultural Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Classificação indicativa: Livre
Horário de funcionamento do espaço: 10h às 15h
Diálogos sobre Patrimônio Alimentar: As Sonoridades do Caju e o Sabor Musical
22/9/24 | Dom | 10h às 11h
Local: Gare do Complexo Cultural Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Classificação indicativa: Livre
Participação por ordem de chegada (30 vagas)
Horário de funcionamento do espaço: 10h às 15h