O Mercado AlimentaCE, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) gerido em parceria com o Instituto Mirante, integra neste ano a programação do XV Encontro Mestres do Mundo. O evento realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secult-CE, e Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo celebra duas décadas da política dos Tesouros Vivos do Ceará. Com o tema “20 Anos de Futuro”, o encontro será realizado entre os dias 7 a 10 de dezembro, no Centro Cultural do Cariri, com uma programação diversa, gratuita e aberta ao público. Aulas-show gastronômicas, rodas de conversa, exibição de documentário e espaço expositivo de produtos de origem cearense farão parte do estande do Mercado no evento.
Destacando-se na homenagem, as mestras da culinária cearense Dona Zenilda (mestra em culinária regional) e Dona Rita (mestre doceira) emprestarão seus nomes à cozinha onde as atividades do Mercado serão realizadas. Em todos os dias, a Cozinha Rita e Zenilda receberá duas aulas-show de preparos tradicionais do Ceará e do Cariri, com professores da região. Serão ensinados pratos como Torta de Caju, Baião de Todos, Pequizada com Legumes, Doce Espécie, entre outras iguarias.
Os mestres e mestras são reconhecidos como detentores e transmissores de tradições, da história e da identidade, atuando no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações. São selecionados pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (Copam), da Secult Ceará, após apresentação de propostas pelas candidatas e pelos candidatos. Os Mestres e as Mestras da Cultura passam, então, a contar com reconhecimento institucional e recebem um subsídio no valor de um salário mínimo mensal, como auxílio para a manutenção de suas atividades e para a transmissão de seus saberes e fazeres.
“A nossa participação no Encontro Mestres do Mundo é um privilégio enorme e também uma grande responsabilidade”, afirma Marina Araujo, diretora do Mercado AlimentaCE. “Nosso estande fará uma homenagem às mestras da cultura alimentar, as únicas duas que são Tesouros Vivos na área da gastronomia, Mestra Rita de Cássia que faz os fartes, doces portugueses citados na carta de Pero Vaz de Caminha como os primeiros doces portugueses a aportarem em terras brasileiras. E a Mestra Zenilda, que faz a linguiça de porco mais deliciosa de todas!”.
No estande do equipamento, haverá exposição de sementes que representam a cultura alimentar cearense, degustação de produtos da curadoria do Mercado e atendimento de produtores locais, além de exibição da série audiovisual “Guardiãs: Protegendo o Tesouro Alimentar do Ceará”. A produção conta a história de Conceição, Lúcia, Socorro e Maria Luísa, quatro mulheres de três diferentes regiões do Estado, que preservam os saberes alimentares de seus territórios: o Café de Manjerioba de Fortim, o Minuto da Comunidade Quilombola da Serra do Evaristo, em Baturité, e as Ovas de Camurupim, de Apiques, em Itapipoca. As personagens foram encontradas nas ações itinerantes da equipe de pesquisa e curadoria do Mercado AlimentaCE. Uma das atrações é a reprodução da Casa das Guardiãs, que reúne elementos encontrados nos lares destas mulheres que preservam sabores e saberes gastronômicos.
A roda de conversa sobre Cultura Alimentar e Alimentação Escolar ocorrerá neste dia 7 e contará com a participação de merendeiras escolares da Secretaria da Educação do Município. “O colégio é, para muitos, o ponto principal de alimentação diariamente. Nossa ideia é trazer neste espaço uma abordagem sobre o passado e o presente de nossa alimentação e como ela reflete no cardápio escolar”, explica Giordana Frapiccini, supervisore em pesquisa e curadoria de cultura alimentar do Mercado.
“Estamos felizes demais de fazer esta participação, será um marco na história do nosso equipamento”, encerra Marina Araujo.
Sobre o Mercado AlimentaCE
O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e salvaguardar a gastronomia e cultura alimentar cearense, com sua diversidade e origem. Conta com seis restaurantes em ocupação temporária e, em breve, terá uma loja de produtos alimentícios tipicamente cearenses.
Serviço
Mescado AlimentaCe integra programação do XV Encontro Mestres do Mundo
Data: 7a 10 de dezembro
Local: Centro Cultural do Cariri (Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato – CE)