Os sabores do mar irão invadir o Mercado AlimentaCE em almoço especial neste sábado (29). Inspirados pelos insumos do litoral cearense, das 12h às 15h, Mira Cozinha, Lamarca, Let’s bora, Jão Burger, Oyá Murá e chef Noah Passos estarão prontos para receber o público com receitas clássicas do estado e releituras em seus cardápios. E para garantir a animação, a partir das 13h, o som fica por conta da cantora Gabi Nunes, trazendo ao palco projeto solo com os maiores clássicos do samba. A entrada é gratuita.
De acordo com Marina Araujo, diretora do equipamento cultural, as bases da culinária cearense trazem o mar e o sertão no DNA. “A curadoria dos restaurantes do Mercado busca valorizar todos os tipos de gastronomia do nosso estado: mar, serra e sertão. Neste sábado, iremos evidenciar a comida litorânea com um destaque merecido”, afirma.
Sobre os cardápios, a chef adianta: “serão moquecas, bobós, caldos, assados e outras preparações deliciosas com uma rica variedade de frutos do mar e peixes, tudo para celebrar esse almoço de sábado que promete ser um evento imperdível”. Entre as delícias, destacam-se a peixada cearense no leite de coco, arroz de polvo, hambúrguer de camarão e peixe frito com baião de dois.
Impacto Econômico
Primeiro lugar em exportação de pescados, Ceará é responsável por mais de 25% das exportações brasileiras na área, segundo dados do do Comexstat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço. Com 600 km de litoral, já são cerca de 57 mil empregos gerados pelo setor no estado. Esses empregos estão divididos em indústria formal, atividade pesqueira e comércio.
“Essa atividade pesqueira garante a renda e subsistência de milhares de famílias, seja por meio da criação empregos, da pesca artesanal nos litorais ou nas atividades gastronômicas dessas regiões. Então, nosso almoço especial é também uma maneira de celebrar essa cultura e riqueza da nossa terra”, reforça Marina Araujo.
Sobre o Mercado AlimentaCE
O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e salvaguardar a gastronomia e cultura alimentar cearense, com sua diversidade e origem. Conta com seis restaurantes em ocupação temporária e, em breve, terá uma loja de produtos alimentícios tipicamente cearenses.
Serviço
Almoço especial de sábado: comida litorânea no Mercado
Com apresentação da cantora Gabi Nunes
Quando: 29/07 (sábado)
Horário: 12h às 15h
Classificação Indicativa: Livre