Mercado AlimentaCE realiza consultoria de comunicação digital com pequenos empreendedores da gastronomia

A formação gratuita acontece com cinco marcas de diferentes regiões do Estado a partir do mapeamento de necessidades da cadeia produtiva local
Foto: Thiago Matine

A gastronomia passa, cada vez mais, pelas redes sociais. Uma boa foto de produto, o vídeo certo de um prato e a narrativa da marca podem atrair clientes e ajudar a conquistar paladares. Mas dominar esse universo digital nem sempre é fácil. Pensando nisso, o Mercado AlimentaCE – que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura (SECULT Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante – vem realizando a “Mentoria em Comunicação Digital: Funcionamento do Instagram” com cinco marcas cearenses de diversas regiões.

A formação é parte das ações desenvolvidas pelo Mercado AlimentaCE. O equipamento atua junto à cadeia produtiva local mapeando as necessidades e potencialidades das marcas, por meio de ações itinerantes pelo interior do Estado e do atendimento direto dos produtores.

A mentoria conta com a supervisão da especialista em marketing digital e mestra em comunicação, Bárbara George, os encontros online foram divididos em dois ciclos, abordando temas como posicionamento de marca no ambiente digital, uso do Instagram como ferramenta de divulgação e vendas, compreensão de recursos e métricas da plataforma e análise de dados.

Os primeiros encontros, de 30 de janeiro a 03 de fevereiro, contaram com a participação de marcas de diversas partes do Estado: Cacau do Ceará, de Limoeiro do Norte; Marmeloo, de Caucaia, e Terra Conquistada, com cinco agroindústrias. Nos próximos dias, o novo ciclo de formação será com Quiosque Agroecológico, de Sobral, e Óleo de Coco Agroecológico, de Itapipoca.

“Esse processo de mentoria dá continuidade à formação de novembro, focada no uso do instagram como ferramenta para vendas, em que foi feito um processo expositivo, aberto ao público, apresentando a ferramenta e dando noções gerais de uso e leitura das informações”, explica o coordenador de planejamento e desenvolvimento institucional do Mercado AlimentaCE, Iury Melo. Segundo ele, o diagnóstico da necessidade de uma formação mais aprofundada veio de tanto de uma demanda apresentada pelos participantes da formação quanto por meio dos atendimentos e ações itinerantes.

Sobre o Mercado AlimentaCE

O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e salvaguardar a gastronomia e cultura alimentar cearense, com sua diversidade e origem. Conta com seis restaurantes em ocupação temporária, realiza feiras gastronômicas e agroecológicas aos finais de semana e, em breve, terá uma loja de produtos alimentícios tipicamente cearenses.

Integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.