O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Um dos equipamentos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Do campo à mesa, o Mercado tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país, impulsionando o produtor local, promovendo formações, fortalecendo o turismo e gerando renda e emprego. Também atua para preservar a gastronomia cearense, com sua diversidade e origem. O espaço integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.
O equipamento possui, ao todo, seis restaurantes, sendo um deles ligado diretamente ao café da Pinacoteca do Estado do Ceará e um segundo com o diferencial de ter uma área de mesas externa ao corpo principal do equipamento, com vista para a praça. O edifício conta com área interna de mesas sob o grande telhado da antiga gare, para convivência e experiências gastronômicas dos frequentadores. Os cardápios de todos os estabelecimentos buscam representar a cultura alimentar cearense, sendo fiéis à sazonalidade de seus produtos e aos saberes do seu povo, além de oferecer opções veganas e vegetarianas.
O espaço ainda dispõe de área expositiva e uma loja de produtos com a oferta do melhor dos ingredientes da cozinha cearense. Para além da comercialização de alimentos, a instituição objetiva ser palco de diversos eventos e feiras ligados à gastronomia do Estado, promovendo atividades formativas e de capacitação e estimulando o impacto direto no turismo e na profissionalização.
O Mercado Gastronômico pretende estimular a produção de uma gastronomia cearense focada em suas tradições culturais, mas também conectada à criatividade, inovação e sustentabilidade. O equipamento será inaugurado em 2022. Mais informações serão divulgadas em breve.
O Governo do Ceará instituiu, em agosto de 2021, o Programa Ceará Gastronomia, a partir da Política Estadual da Gastronomia – primeira política criada no Estado para o desenvolvimento da gastronomia, de sua cultura alimentar e de sua cadeia produtiva. O programa, que foi aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará, tem fundamentação na cultura alimentar cearense e na salvaguarda do patrimônio gastronômico do Ceará em toda a sua diversidade e origem.
Além da preservação dos saberes ancestrais de povos e comunidades tradicionais do Estado, a implantação do programa busca garantir o desenvolvimento de projetos a curto, médio e longo prazo, que colocarão o Ceará numa posição de destaque, não só no que se refere a qualidade e riqueza gastronômica, mas também como grande agente transformador econômico e social. O Mercado AlimentaCE, que integra o Complexo Cultural Estação das Artes Belchior, está em fase gradual de implementação, programada para ser concluída ainda no ano de 2022.
Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará
Imprensa: