O Museu da Imagem e do Som do Ceará celebra seus 2 anos de reabertura no dia 31 de março, domingo, a partir das 18h. Após a solenidade institucional, haverá apresentação musical do grupo Syntagma às 19h. O evento acontece na praça do MIS e é gratuito. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
2 anos de reabertura, 44 anos de existência
Em 31 de março de 2024, o MIS completa 2 anos desde sua reabertura após a reforma do Casarão e a construção da praça e do Anexo. Ao todo, são 44 anos de existência deste equipamento cultural criado em 1980, voltado para a salvaguarda e difusão das imagens e sons do Ceará.
Os novos ambientes entregues na reforma concluída em 2022 abrigam espaços expositivos, biblioteca, auditório, sala multiuso, laboratórios para restauro digital do acervo, laboratórios de ampliação e de impressão, reserva técnica, estúdios de fotografia, vídeo e de som e ilhas de edição. Um dos maiores destaques é a chamada sala imersiva, um espaço com 10 projetores para instalações multimídia. Projetando imagens nas quatro paredes e no chão e contando com um potente sistema de áudio, o espaço deixa os visitantes mergulhados dentro das imagens projetadas, oferecendo uma incrível experiência imersiva. Na parte externa do museu, há uma praça pet friendly com arquibancadas. O espaço recebe frequentemente rodas de conversa, aulas abertas, projeções, espetáculos e até roda de capoeira. Visitantes e transeuntes podem contemplar exibições de vídeo em um telão externo e projeções de video mapping realizadas na fachada do anexo.
Com essa estrutura, o MIS-CE tornou-se um espaço cultural ativo, oferecendo ao público diferentes atividades, como exposições simultâneas, ações de formação (visitas mediadas para escolas e grupos, cursos e palestras), exibições de vídeos, apresentações musicais, etc. Internamente, a instituição realiza serviços de digitalização e restauro digital, preservando importantes itens da memória da cultura cearense.
Nestes últimos dois anos, o Museu vem consolidando sua importância como equipamento cultural estratégico para preservar, difundir e refletir sobre a memória cearense, ao mesmo tempo em que estimula e promove o diálogo com a produção audiovisual experimental contemporânea, alinhado às políticas da Secult Ceará. Atualmente, o MIS Ceará é um dos museus mais avançados da América do Sul.
Programação de aniversário
Ao longo deste próximo domingo (31), o MIS promoverá diversas atividades culturais, além de realizar uma solenidade institucional às 18h. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Às 15h, tem início a visita mediada “Casarão por dentro e por fora”. Conduzida pelo educador Alisson Freitas, esta mediação promove um passeio pelo antigo casarão do MIS, construção datada de 1950. Além disso, o educador compartilha a história da construção, seu uso inicial como residência e utilizações posteriores, até tornar-se sede do MIS em 1996. Às 17h, acontece o “Vem vadiar no museu”, uma roda de capoeira mensal conduzida por Mestre Urso Preto, da comunidade do Campo do América. A roda acontece sempre no último domingo de cada mês. Às 18h, haverá um momento institucional, com apresentação de resultados e produtos. E por último, às 19h, acontece a apresentação musical do grupo Syntagma.
Grupo Syntagma
O Syntagma é um grupo de música de câmara cearense que preza por valorizar toda a personalidade e riqueza da cultura nordestina, realizando uma sensível fusão do novo e do antigo, do erudito e do popular. Leva a música antiga e a música brasileira contemporânea, sem elitismos, para o público desde 1986, sendo o mais antigo grupo instrumental em atividade no Ceará e um dos mais importantes grupos de música de câmara do Brasil.
O repertório do Syntagma é rico e variado, que vai da Idade Média até os baiões nordestinos, passando pela renascença e barroco, incluindo o barroco mineiro. O grupo utiliza uma fusão de instrumentos ditos “históricos” ou “antigos” – como as flautas doces, o cravo e o alaúde – e instrumentos “modernos” como as flautas transversais, o violão e as percussões. Com isto, busca enfatizar o elo simbólico entre a Música Antiga e a Música Nordestina.
O concerto que será realizado no MIS chama-se “Barroco Nordestino”, apresentando um repertório exclusivamente cearense, de Alberto Nepomuceno a Liduíno Pitombeira, com ênfase em obras de Humberto Teixeira, compositor homenageado pelo MIS com uma exposição interativa de seu acervo. “Barroco Nordestino” traz para o público cearense uma experiência de encantamento com sonoridades, ritmos, cores e harmonias rebuscadas. Uma experiência musical singular, que se inspira na articulação do imaginário sensível entre dois universos: a música erudita e a música nordestina.
GRUPO SYNTAGMA:
Heriberto Porto – flautas e direção musical
Solange Gomes – flautas
Luciana Gifoni – flautas
Robson Lima – flautas
Marcos Paulo Leão – flautas
Alisson Felix – violão
Jorge Santa Rosa – viola da gamba
Verônica Lapa – cravo
Marcelo Holanda – percussões
SERVIÇO:
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento:
Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.
Entrada: gratuita.
Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara.
Aniversário do MIS
Data: 31 de março (domingo)
Programação:
18h – Solenidade institucional
19h – Apresentação musical do Grupo Syntagma
Local: praça do MIS
Entrada gratuita e aberta ao público.