O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) oferece nesta semana, de 18 a 21 de agosto, uma programação especial para celebrar o Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto. O MIS funciona de quinta a domingo, das 13h às 20h, com acesso às exposições até às 19h30. Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

AULAS ABERTAS

Na quinta (18), acontece na Praça do MIS, às 18h, a apresentação “Fotografia e educação: realizações educacionais do Museu da Fotografia como ferramentas para o desenvolvimento social”, com Tomaz Maranhão, que atua na coordenação do Instituto Paula e Silvio Frota e do Museu da Fotografia Fortaleza. A apresentação lança um olhar sobre as realizações do Museu da Fotografia Fortaleza no âmbito educacional, com foco nos projetos executados pela instituição. Na ocasião, serão apresentados os indicadores da instituição, projetos e alcance.

No sábado (20), o professor Marcus Vale, que atua na Seara da Ciência (UFC) apresenta a aula aberta “O Olho: A Câmara Digital Humana”. Nessa fala, o olho humano será abordado sob quatro ângulos: o anatômico, o fisiológico, o bioquímico e o óptico (formação da imagem e das cores). A ênfase maior é dada para mostrar que o olho possui mecanismos similares aos mecanismos das câmeras digitais modernas. Serão usados exemplos práticos. A aula acontecerá na Praça do MIS, às 18h.

FESTA DA FOTOGRAFIA

Na sexta (19), para celebrar o Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, a Praça do MIS será palco para a Festa da Fotografia. Das 17h às 20h30, além de música com o DJ Desnorteado, mesas gastronômicas com Delicias da Lena, Sorvete da Reserva (vegano) e Bolo da Vila (vegano) e bebidas, a fachada do MIS será uma grande tela para exibição de dezenas de imagens de fotógrafas e fotógrafos cearenses. As fotografias foram coletadas por meio de uma convocatória lançada em parceria com o IFoto (Instituto da Fotografia). Haverá ainda uma proposta interativa no painel de LED, realizada pelo projeto Co.Necto, uma parceria do MIS com a Universidade Federal do Ceará.

Para o diretor do MIS, o fotógrafo e professor Silas de Paula, celebrar a vida através da diversidade de olhares é fundamental. “Eu acho que é preciso trazer o olhar desses fotógrafos ou celebrar esses olhares – quanto mais diversos, melhor – para fazer uma celebração da vida, e não uma celebração do terror, do desespero. Eu acho que estamos precisando de uma certa utopia na vida, retomar alguns caminhos utópicos que a gente esqueceu e perdeu uma certa esperança de um futuro melhor”, afirma. O diretor acredita que o excesso de visualidade no mundo atual compromete o impacto das imagens e que é necessário estabelecer uma nova relação com a fotografia. “A gente precisa encontrar um caminho mais adequado para ela, para que ela volte a funcionar, ou volte a afetar mais as pessoas”, defende.

EXIBIÇÃO ESPECIAL

De 18 a 24 de agosto, o painel de LED na Praça do MIS ficará exibindo imagens do acervo do Museu da Fotografia Fortaleza, das 12h às 21h. A seleção revela a diversidade do acervo da Instituição, com mais de 3.500 obras, passando por fotografias icônicas como a Garota Afegã, de Steve McCury, Mãe Migrante, de Dorothea Lange, além de trabalhos de fotógrafos e fotógrafas como Cláudia Andujar, Pierre Verger, Chico Albuquerque, Boris Kossoy, e várias imagens de uma Fortaleza pouco conhecida.

EXPOSIÇÕES

As Esculturas Sonoras Narcélio Grud também ocupam a Praça do MIS, diariamente, e ficam até 28 de agosto. É possível vê-las e interagir com elas mesmo que o museu esteja fechado. Nesta instalação, o movimento dos ventos geram melodia, a interação com o público produz sons e efeitos ópticos. As melodias são harmônicas entre si, baseadas livremente na obra Recordación Andina, de Rogério Craveiro e Anassaildes. Porém, dependendo da velocidade do giro de cada obra, impulsionado pelo público, os sons compõem paisagens sonoras distintas. A estrutura formal das obras é baseada na Geometria Sagrada, das formas simétricas da natureza e das ondas sonoras.

E seguem abertas três exposições, sempre de quinta a domingo, das 13h às 20h (com acesso até 19h30). “Ontem choveu no futuro” é uma instalação concebida pelo artista Batman Zavareze, na sala imersiva (andar -2 do anexo), com projeções que se expandem para todas as superfícies da sala (paredes e chão), mergulhando o público em imagens e sons. “Leocácio Ferreira – Todos juntos, vamos…!”, com curadoria de Rosely Nakagawa, oferece um passeio pela obra deste fotógrafo que atuou no Ceará nas décadas de 1960-1970 e construiu sua própria câmera panorâmica. Fica no andar +2 do anexo. E a “Laboratório dos Sentidos”, no casarão do MIS, é uma exposição interativa que oferece vários equipamentos para os visitantes manipularem e experimentarem conceitos relacionados à imagem e ao som. Para acessar as exposições, é necessário apresentar documento de identificação com foto. Conforme decreto vigente, recomenda-se o uso de máscara de proteção.

Acompanhe a programação do MIS e veja mais informações no site: mis-ce.org.br.

SERVIÇO:
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento: quinta a domingo, 13h às 20h (acesso até 19h30)
Entrada: gratuita.

Programação especial:

18/08 – quinta | 18h | Praça do MIS
Apresentação “Fotografia e educação: realizações educacionais do Museu da Fotografia como ferramentas para o desenvolvimento social”, com Tomaz Maranhão.

19/08 – sexta | 17h-20h30 – Praça do MIS
Festa da Fotografia
+Projeção fotográfica ‘Dia da Fotografia’ em parceria com Ifoto (fachada do MIS)
+Proposta interativa Co.Necto (painel de LED)
+Mesas Gastronômicas com Delicias da Lena, Sorvete da Reserva (vegano) e Bolo da Vila (vegano)
+ DJ Desnorteado

20/08 – sábado | 18h | Praça do MIS
Aula aberta “O Olho: A Câmara Digital Humana”, com Marcus R. Vale

18/08 a 24/08 | 12h-21h | Praça do MIS
Exibição de fotos do acervo Museu da Fotografia Fortaleza

Exposições:

Praça Experimental – Esculturas Sonoras Narcélio Grud
Data: diariamente, até o dia 28.08.
Horário: a instalação permanece montada 24h.
Local: Praça do MIS
Acesso gratuito.

Laboratório dos Sentidos
Local: casarão do MIS
Funcionamento: quinta a domingo, 13h às 20h (acesso até 19h30)
Acesso gratuito.

Ontem choveu no futuro
Local: anexo, andar -2
Funcionamento: quinta a domingo, 13h às 20h (acesso até 19h30)
Acesso gratuito.

Leocácio Ferreira – Todos juntos, vamos…!
Local: anexo, andar +2
Funcionamento: quinta a domingo, 13h às 20h (acesso até 19h30)
Acesso gratuito.

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.