A formação chamada de Ateliê Imersivo “Mestre é quem de repente aprende” será conduzida pelo renomado artista Batman Zavareze e equipe, e contará com a parceria do Abstrata – Festival Internacional de Videomapping

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) divulgou convocatória para o Ateliê Imersivo “Mestre é quem de repente aprende”, que irá selecionar 20 pessoas para um processo de formação e criação colaborativa conduzido pelo artista de renome internacional Batman Zavareze e sua equipe, em parceria com o Abstrata – Festival Internacional de Videomapping. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante.

Confira aqui a Convocatória
Confira aqui o formulário de inscrição

Para participar da seleção, os interessados devem preencher o formulário disponibilizado até o dia 10 de julho próximo. É necessário ter mais de 18 anos, ser cearense ou residir no Ceará há pelo menos dois anos. Podem se inscrever pessoas de diversas áreas: artistas, filósofos, escritores, roteiristas, videomakers, fotógrafos, performers, músicos, técnicos, acadêmicos, creative coders etc.

Os mediadores serão Batman Zavareze, artista multilinguagem e idealizador, diretor geral e curador do Festival Multiplicidade, e integrantes de sua equipe de criação: Bebeto Abrantes, Caio Fazolin, João Oliveira, Nado Leal, Eduardo Souza e Rodrigo da Conceição. O Ateliê Imersivo contará ainda com a participação de Valentino Kmennt, idealizador e diretor do Abstrata, um evento audiovisual que promove a arte e tecnologia com exibição de obras de videomapping em grandes fachadas arquitetônicas da cidade de Fortaleza, apresentações de performances audiovisuais em tempo real e exposição de obras de videoinstalação.

O Ateliê Imersivo acontece de forma presencial entre os dias 28 e 31 de julho de 2022, de 10h às 20h, com uma carga horária de 40h/aula. A participação é gratuita e será emitido um certificado para aqueles que tiverem 75% de presença. O resultado da criação coletiva será incorporado como parte da instalação imersiva “ONTEM CHOVEU NO FUTURO” e também será exibido no museu durante a pré-estreia da segunda edição do Abstrata, no dia 4 de agosto.

A exposição “ONTEM CHOVEU NO FUTURO”, idealizada por Batman Zavareze, esteve em cartaz no MIS durante um mês, a partir da inauguração do equipamento, e retornará em julho com novas imagens. Logo na primeira semana de funcionamento, em abril, Zavareze esteve no MIS para ministrar dentro da sala imersiva a aula aberta “Eu me interesso pelas coisas que nunca fiz”. O Ateliê Imersivo dá continuidade a esse processo de formação.

Sobre o artista Batman Zavareze

Batman Zavareze tem trabalhado com projetos multidisciplinares ligados a imagem, audiovisuais como exposições, shows, peças de teatro e programas broadcasting para canais televisivos brasileiros e internacionais, como MTV-Brasil, Multishow, GNT, Sportv, Futura e Globo.

É idealizador, diretor geral e curador do Festival Multiplicidade no Rio de Janeiro desde 2005, uma das plataformas culturais mais importantes de arte e tecnologia do Brasil. Fez a direção de arte de grandes artistas como Marisa Monte, Paralamas do Sucesso, Cidade Negra, Barão Vermelho, Roberto Carlos, Los Hermanos, Tribalistas e muitos outros, com shows em grandes estádios do Brasil. No teatro fez cenários com projeções para diversos diretores, dentre eles, Gerald Thomas, Enrique Diaz, Filipe Hirsch, Guel Arraes e Marcio Abreu. Fez a concepção e a direção de arte da exposição 100 Anos Vinicius de Moraes na nova Biblioteca Parque do Estado no centro do Rio de Janeiro e foi o diretor de criação da instalação de realidade virtual sobre Kandinsky nos Centros Culturais do Banco do Brasil de todo o país. Possui trabalhos publicados em revistas e museus do Brasil e do exterior.

Um de seus trabalhos mais emblemáticos foi fazer a direção de arte das projeções do encerramento das Olimpíadas 2016 (uma audiência de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo), com projeções no campo do Maracanã a partir de uma estrutura técnica colossal (mais de 100 projetores e um sistema de surround potente 360º).

Em 2022, Zavareze assina a direção e a direção de arte da nova turnê internacional “Portas” de Marisa Monte, a direção geral da instalação imersiva audiovisual “Ontem Choveu no Futuro”, do Museu da Imagem e do Som do Ceará, a direção e curadoria da 17ª edição do Festival Multiplicidade, a direção artística do Festival LivMundi 2022, e a direção artística e de arte dos novos shows do Capital Inicial e Dona Onete.

Calendário do processo de seleção
Interessados no processo seletivo têm até 10 de julho para realizar a inscrição. A avaliação pela comissão responsável ocorrerá entre os dias 11 e 22 de julho, com resultado preliminar a ser divulgado no dia 22/07. A confirmação de quem vai participar será nos dias 23 e 24 e, se for o caso, a chamada de suplentes acontecerá nos dias 25 e 26 de julho. O Ateliê Imersivo acontece de 28 a 31/07.

Política Afirmativa
A Convocatória reservará 40% das vagas para a seleção de propostas de proponentes autodeclaradas pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros e pessoas com deficiência, sendo 20% para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas; 10% para pessoas com deficiência; e 10% para pessoas travestis, transexuais e transgêneras.

 

Serviço
Convocatória – Ateliê Imersivo “Mestre é quem de repente aprende”
Período de Inscrições: até 10/07
Período de seleção: 11 a 22/07
Divulgação do resultado: 22/07
Confirmação das inscrições: 23 e 24/07
Chamada de suplentes: 25 e 26/07
Realização do Ateliê Imersivo: 28 a 31/07

Confira aqui a Convocatória 
Confira aqui o formulário de inscrição

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.