O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) divulga o resultado da seleção para a Oficina “Fotografias, afetos e ajuntamentos – Vamos?”, a ser conduzida por Alisson Freitas e Ka Araújo (ver lista abaixo). Como ainda há vagas, as inscrições seguem abertas e devem ser feitas pelo formulário disponível no site mis-ce.org.br. A oficina é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante.

Podem se inscrever adultos e jovens a partir de 15 anos. As aulas acontecerão nos dias 17 e 18 de setembro (sábado e domingo), de 16h às 18h, iniciando na exposição “Leocácio Ferreira – Todos juntos, vamos” (andar +2 do anexo) e depois prosseguindo na sala multiuso (andar -1).

A proposta
A partir da percepção da fotografia como modo de registrar momentos e do álbum como lugar de arquivo, esta oficina tem como objetivos possibilitar um momento de sensibilização e análise das memórias sociais inseridas nas fotografias produzidas pelo fotógrafo Leocácio Ferreira e suas imagens particulares que integram a exposição, além de abrir espaço para partilha das memórias dos participantes através das suas próprias fotografias e álbuns.

Sobre a exposição “Leocácio Ferreira – Todos juntos, vamos..…!”
A exposição “Leocácio Ferreira – Todos juntos, vamos..…!”, com curadoria de Rosely Nakagawa, apresenta elementos sobre a vida e a obra do fotógrafo paraibano Leocácio Ferreira (1921-1983), que atuou no Ceará nas décadas de 1960-1970. São apresentados equipamentos fotográficos criados e utilizados por ele, reproduções fotográficas de sua autoria e um vídeo com depoimentos a seu respeito. Ainda no tempo da fotografia analógica, Leocácio construiu sua própria câmera panorâmica e registrava eventos sociais, esportivos e culturais.

 

Facilitadores
Ka Araújo colabora no Grupo Tamain (grupo com artistas indígenas). Pesquisa e reflete sobre arquivos e memórias ancestrais e familiares, utilizando as Artes Visuais como espaço e ferramenta de experimentação no processo de retomada de consciência da sua memória indígena.

Alisson Freitas é graduado em História pela UECE, pesquisador e colaborador de projetos ligados à História do Ceará. No momento, integra a equipe de Formação do Museu da Imagem e do Som CE.

PESSOAS SELECIONADAS:

Adriano Augusto de Barros
Aramis Muzzio Grangeiro de Paiva
Bernadete Vasconcelos de Carvalho
Bruna da Silva Rocha
Clarisse Nascimento Vasconcelos
Francisco Valdir Cordeiro da Silva Filho
Gabriela da Silva Viana
Jéssica Batista Maciel
José Ribamar da Silva
Kiara Rodrigues dos Santos
Marcelo Alves Ferreira Filho
Mizael Furtado Barroso
Rhaiza Oliveira Lima
Vitória Pereira de Souza

Mais informações e inscrições no site: mis-ce.org.br.

SERVIÇO:
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.

– Oficina “Fotografias, afetos e ajuntamentos – Vamos?”
Com Alisson Freitas e Ka Araújo

Período: 17 e 18 de setembro (sábado e domingo)
Horário: 16h – 18h
Local: Exposição “Leocácio Ferreira – Todos juntos, vamos” (andar +2 do anexo) e depois prosseguindo na sala multiuso (andar -1).
Gratuito.

Inscrições ainda abertas pelo Formulário de Inscrição disponível no site mis-ce.org.br

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.