O curso foi selecionado pelo edital OCUPA MIS lançado ano passado; último dia de inscrição é nesta sexta-feira (20)

O Museu da Imagem e do Som do Ceará está com inscrições abertas até esta sexta-feira, 20 de janeiro, para a formação “Poéticas da arte no mundo contemporâneo”, que será ministrado por Wes Viana, Larissa Moraes e Lucas Dilacerda. O curso é gratuito. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante.

Curso: “Poéticas da arte no mundo contemporâneo”

Ministrado por Wes Viana, Larissa Moraes e Lucas Dilacerda, o curso “Poéticas da arte no mundo contemporâneo” foi selecionado pelo OCUPA MIS, edital de ocupação lançado pelo Museu ano passado e que oferece, ao todo, 275 vagas em atividades de formação. Com carga horária de 20h/aula, as aulas acontecerão nos dias 24, 25, 26 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro, de 14h às 17h, na sala multiuso (andar -1 do anexo do MIS).

O curso abordará interseções entre os campos da arte, política e linguagem, para tensionar a seguinte questão: o que pode a arte diante de um mundo em colapso? Esse mundo onde se controla o corpo e se fabrica subjetividades, a partir de um regime de imagem e percepção, tem provocado alterações nos modos de sentir, perceber, lembrar, imaginar e criar, produzindo assim uma crise da criatividade, além de sintomas como a desatenção. Com essa questão, pretende-se refletir sobre relações entre corpo, sociedade, controle e cultura. Para isso, será discutido um aparato de obras e artistas, em diálogo com conceitos filosóficos, bem como as possibilidades poéticas de repensar e fabular o mundo que vivemos.

As inscrições devem ser feitas neste Formulário até esta sexta-feira, 20/01. Estão sendo ofertadas 20 vagas e conforme a política afirmativa do MIS, serão reservadas 20% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas; 10% para pessoas autodeclaradas travestis, transexuais e transgêneras e 10% para pessoas com deficiência. O curso é voltado para pessoas a partir de 16 anos, principalmente, artistas, estudantes, professores, pesquisadores, trabalhadores da cultura e demais pessoas interessadas nas discussões propostas.

Sobre Wes Viana
Pesquisador e mestrando em Artes (UFC), mestrando interdisciplinar em História e Letras (UECE), especialista em Ensino de Língua Portuguesa (UECE) e graduado em Letras (UFC). Atualmente, investiga a fabulação na arte contemporânea brasileira, a partir de poéticas interespécies. É autor das obras “Anome” (2019), e do verbete “Montagens infinitas”, para a exposição Reflorestamento (MAC-2022). É membro do Laboratório de Estética e Filosofia da Arte (LEFA) e autor de diversos artigos científicos e capítulos de livros.

Sobre Larissa Moraes
Artista e mestranda em Artes (UFC), pesquisadora de poéticas contemporâneas em arte-educação. É graduada em Filosofia (UFC), com experiência no Museu de Arte da UFC (MAUC). É arte-educadora no Programa Educativo Gente Arteira da Caixa Cultural, pesquisadora no Laboratório de Estética e Filosofia da Arte (LEFA) e no Grupo de Estudos em Educação Museal (GEEM/UFC). É autora dos trabalhos “Cartografias de si” (Revista Nerva, 2021), “Manifesto vital” (Revista Mov, 2022) e do verbete “Transmutações afetivas” para a exposição Reflorestamento (MAC, 2022). Desenvolve pesquisas e ministra cursos nas áreas de Arte-educação, Filosofia da Diferença e Arte Contemporânea.

Sobre Lucas Dilacerda
Curador e crítico de Arte. É coordenador do LAC – Laboratório de Arte Contemporânea; e do LEFA – Laboratório de Estética e Filosofia da Arte. Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Filosofia, com distinção Summa Cum Laude, pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Filosofia Clínica, pelo Instituto Packter; Mestre em Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFC; também é Graduando em Artes Visuais, pela Universidade Estadual do Ceará; e Mestrando em Artes, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC.

 

SERVIÇO

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.

Funcionamento:

Terça a quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.

Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.

Entrada: gratuita.

 

Curso: “Poéticas da arte no mundo contemporâneo”

Com Wes Viana, Larissa Moraes e Lucas Dilacerda

Data: 24, 25, 26 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro

Horário: 14h às 17h

Carga horária: 20h/aula

Local: Sala multiuso (andar -1 do anexo do MIS).

Inscrições: abertas até 20/01 pelo Formulário

Pré-requisitos das pessoas participantes: pessoas a partir de 16 anos, principalmente, artistas, estudantes, professores, pesquisadores, trabalhadores da cultura e demais pessoas interessadas nas discussões propostas.
Vagas: 20*

*A política afirmativa reserva 20% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas; 10% para pessoas autodeclaradas travestis, transexuais e transgêneras e 10% para pessoas com deficiência.

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.