Os cursos foram selecionados pelo edital OCUPA MIS lançado ano passado; novos cursos serão lançados em breve

Curso Livro Multimídia

O Museu da Imagem e do Som do Ceará está com inscrições abertas para três cursos, todos gratuitos. “Invenções para a Tela como Espaço de Cena”, a ser ministrado por Gyl Giffony e Andreia Pires, e “Livro multimídia – desenho, escrita e publicação”, que será ministrado por Raisa Christina e Bianca Ziegler, estão com inscrições abertas até 13/01. Já para o curso “Gamecultura: Utopias de universos e metaversos”, a ser ministrado por Daniel Gularte, é possível se inscrever até 14/01. Os três cursos foram selecionados pelo OCUPA MIS, edital de ocupação lançado pelo Museu ano passado e que oferece, ao todo, 275 vagas em atividades de formação. Novas formações terão inscrições abertas ao longo de janeiro e fevereiro. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante.

Curso: Invenções para a Tela como Espaço de Cena
No desejo de construir uma vivência criativa com dramaturgias desenvolvidas a partir da atuação, do espaço e de outras motivações, a oficina propõe mediar práticas cênicas em relação com o audiovisual e/ou ambiente virtual, nas quais o espaço cênico torna-se a tela escolhida. Seguindo essa intencionalidade, a vivência organiza-se como um trabalho em processo no qual dia a dia serão ativados jogos para a composição e montagem cênica, articulando atuação, contracenação, relação e fricções com o que é (im)possível inventar.

Ministrado por Gyl Giffony e Andreia Pires e com carga horária de 20h/aula, o curso acontecerá de 17 a 20 de janeiro, de 14h às 18h, no auditório do MIS. As inscrições devem ser feitas neste Formulário até 13/01. Estão sendo ofertadas 20 vagas e conforme a política afirmativa do MIS, serão reservadas 20% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas; 10% para pessoas autodeclaradas travestis, transexuais e transgêneras e 10% para pessoas com deficiência. O curso é voltado para estudantes, profissionais e pessoas interessadas nas artes da cena e audiovisual.

Sobre Gyl Giffony:
Artista da Inquieta Cia. e doutor em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de investigação na Pontifícia Universidad Católica do Chile. As criações e investigações que participa mobilizam-se com as Artes Vivas, Memória Social, Gestão, Produção e Direitos Culturais.

Sobre Andreia Pires:
Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará, graduada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal do Ceará, Técnica em Dança pelo Sesc-Senac. Integra a Inquieta Cia. Tem experiência na área de Dança, Teatro e Audiovisual com ênfase em Dramaturgia, atuando principalmente no seguimento das Poéticas do Corpo.

Curso: Livro multimídia – desenho, escrita e publicação
De caráter teórico e prático, o curso visa tratar as muitas pontes entre os campos da imagem e da escrita a partir de uma série de obras e conceitos que tensionam as relações entre linguagens como o desenho, a literatura, o cinema, o design e a web arte. O intuito é propor, ao longo dos encontros, atividades relacionadas aos conteúdos trabalhados, para que os participantes possam desenvolver suas próprias poéticas. Esse material será editado e diagramado para compor um livro multimídia, a partir do qual os participantes poderão explorar formas de leitura, recepção e produção de diálogos entre os campos do fazer manual e os espaços e meios de produção virtual.

O curso será ministrado por Raisa Christina e Bianca Ziegler. As aulas acontecem nos dias 17 a 21 e de 24 a 26 de janeiro, e 01 e 03 de fevereiro, de 17h às 20h, com carga horária total de 30h/aula. Dois espaços do MIS serão utilizados, a sala multiuso e o auditório. Estão sendo ofertadas 15 vagas e, conforme a política afirmativa do MIS, serão reservadas 20% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas; 10% para pessoas autodeclaradas travestis, transexuais e transgêneras e 10% para pessoas com deficiência. O curso é voltado para interessados em arte contemporânea e literatura em geral. As inscrições devem ser feitas neste Formulário até 13/01.

Sobre Raisa Christina:
Artista visual e escritora. Fez graduação e mestrado em Artes. Trabalha com ilustração, além de ministrar oficinas de desenho, pintura e arte contemporânea. Sua obra compõe cartografias do erótico, investigando memórias sensoriais e possibilidades do desenho expandido.

Sobre Bianca Ziegler:
Professora, artista visual, designer e editora. Mestre em Poéticas da Criação e do Pensamento em Artes pela Universidade Federal do Ceará (2015-2017) e graduada em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (2011-2014), criou em 2013 a Editora Nadifúndio, uma editora independente através da qual vem produzindo e pesquisando o campo dos livros artesanais, das publicações de artista e outros impressos.

“Gamecultura: Utopias de universos e metaversos”
Este curso apresenta a Gamecultura como campo de estudo para a manifestação da arte e da cultura, promovendo experiências estéticos e sensoriais, despertando pela interação diálogos e reflexões. O curso promoverá a interação com o Bojogá, instituto de inovação em jogos que possui o maior acervo físico de jogos do Ceará. Os participantes terão acesso a aparelhos, jogos e tecnologia de mais de 50 anos de interação e diversão — dessa forma os alunos terão um repertório criativo único no país para despertar sua criatividade. A partir das experiências e diálogos, os participantes terão contato com profissionais de jogos e cultura digital, público em geral e o ecossistema cultural dos games.

A formação será conduzida por Daniel Gularte e acontece no período de 17 a 21/01, 24 a 26/01 e 04/02, com um total de 30h/aula. As aulas acontecem de 13h30 às 16h30, na sala multiuso e no auditório do MIS. Estão sendo ofertadas 20 vagas e, conforme a política afirmativa do MIS, serão reservadas 20% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas; 10% para pessoas autodeclaradas travestis, transexuais e transgêneras e 10% para pessoas com deficiência. O curso é voltado para interessados em arte contemporânea e literatura em geral. As inscrições devem ser feitas neste Formulário até 14/01. O curso é aberto para quaisquer pessoas interessadas na área de jogos.

Sobre Daniel Gularte:
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (2000), especialização em Design Digital pela FIC (2008), especialização em Design Gráfico pela FA7 (2013) e mestrado em Computação Aplicada a jogos digitais pela UECE (2011). Participa do ecossistema de jogos eletrônicos do Ceará e é pesquisador na área de Game Design e cultura dos jogos.

SERVIÇO
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.

Funcionamento:
Terça a quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.

Entrada: gratuita.

Curso: Invenções para a Tela como Espaço de Cena
Com Gyl Giffony e Andreia Pires
Data: 17 a 20 de janeiro
Horário: 14h às 18h
Carga horária: 20h/aula
Local: Auditório do MIS

Inscrições: abertas até 13/01 via Formulário

Pré-requisitos das pessoas participantes: Estudantes, profissionais e pessoas interessadas nas artes da cena e audiovisual.
Vagas: 20*

*A política afirmativa reserva 20% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas; 10% para pessoas autodeclaradas travestis, transexuais e transgêneras e 10% para pessoas com deficiência.

Livro multimídia – desenho, escrita e publicação
Com Bianca Ziegler e Raisa Christina
Data: 17-21/01, 24-26/01, 01/02, 03/02.
Horário: 17h às 20h
Carga horária: 30h/aula
Local: Sala Multiuso e auditório do MIS

Inscrições: abertas até 13/01 via Formulário
Pré-requisitos das pessoas participantes: Interessados em arte contemporânea e literatura em geral.
Vagas: 15*

*A política afirmativa reserva 20% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas; 10% para pessoas autodeclaradas travestis, transexuais e transgêneras e 10% para pessoas com deficiência.

“Gamecultura: Utopias de universos e metaversos”
Com Daniel Gularte
Data: 17-21/01, 24-26/01, 04/02.
Horário: 13h30 às 16h30
Carga horária: 30h/aula
Local: Sala Multiuso e auditório do MIS

Inscrições: abertas até 14/01 via Formulário
Pré-requisitos das pessoas participantes: pessoas interessadas na área de jogos.
Vagas: 20*

*A política afirmativa reserva 20% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas; 10% para pessoas autodeclaradas travestis, transexuais e transgêneras e 10% para pessoas com deficiência.

 

 

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.