A instalação audiovisual “Coragem” é resultado de um ateliê criativo e formativo conduzido pelo artista multimídia Batman Zavareze

Foto: Deivyson Teixeira

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) estreia nesta sexta-feira (18), às 18h, a exposição “Coragem”, uma nova instalação audiovisual em sua sala imersiva (andar -2 do anexo do museu). A obra é resultado do Ateliê Imersivo “Mestre é quem de repente aprende”, realizado pelo MIS no período de 28 a 31 de julho de 2022 e conduzido pelo artista multimídia Batman Zavareze e equipe, em parceria com o Abstrata – Festival Internacional de Videomapping. O evento é aberto ao público e contará com a presença de Zavareze. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante.

O Ateliê Imersivo “Mestre é quem de repente aprende” aconteceu com o intuito de reunir artistas locais com os quais Batman e seus parceiros de trabalho pudessem compartilhar alguns dos processos que desenvolveram ao longo dos seis meses de criação da instalação audiovisual “Ontem Choveu no Futuro”, que atualmente ocupa a sala imersiva (andar -2 do anexo) do Museu. Inspirados pela frase de Guimarães Rosa, “Mestre é quem de repente aprende”, a ideia do momento foi a de horizontalizar a troca de conhecimentos. A nova exposição é o resultado deste processo de formação e criação colaborativa que reuniu 44 pessoas em 40h/aula de imersão intensa. Participaram artistas cearenses selecionados a partir de uma convocatória, trabalhadores da equipe do MIS e de outros equipamentos do Instituto Mirante. Após a noite de estreia, “Coragem” fica em cartaz de quinta a domingo, com sessão diária sempre às 19h. A exposição é gratuita e aberta ao público.

“CORAGEM é palavra, imagem e gesto. Criada a partir do encontro de 44 pessoas que participaram do Ateliê Imersivo Mestre é quem de repente aprende, em julho deste ano, CORAGEM é obra de arte, instalação audiovisual, risco, celebração, desejo e sonho. CORAGEM é o vislumbre da utopia experimentada no real, no encontro, na diferença, no conflito, na partilha. Nesta obra, uma pergunta é repetida: qual é a sua encruzilhada? Quem assiste, ao ouvir tantos caminhos, dúvidas e dádivas, terá a chance de cruzar sua trajetória às vidas que encontrará na sala imersiva do Museu da Imagem e do Som do Ceará. CORAGEM é uma oportunidade de investigarmos uma e outra vez o que se cruza em mim, em você, em nós”.
Iana Soares – Coordenadora de Educação e Formação do MIS

Batman Zavareze
Artista multilinguagem e idealizador, diretor geral e curador do Festival Multiplicidade. Os integrantes de sua equipe de criação que também mediaram o processo formativo foram Bebeto Abrantes, Caio Fazolin, João Oliveira, Nado Leal, Eduardo Souza e Rodrigo da Conceição. O Ateliê Imersivo contou ainda com a participação de Valentino Kmennt, idealizador e diretor do Abstrata – Festival Internacional de Videomapping.

Exposições seguem abertas

E o MIS segue com suas outras três exposições abertas, de quinta a domingo, das 13h às 20h (acesso até 19h30).

“Ontem choveu no futuro” é uma instalação concebida pelo artista Batman Zavareze, na sala imersiva (andar -2 do anexo), com projeções que se expandem para todas as superfícies da sala (paredes e chão), mergulhando o público em imagens e sons.

“Leocácio Ferreira – Todos juntos, vamos…!”, com curadoria de Rosely Nakagawa, oferece um passeio pela obra deste fotógrafo que atuou no Ceará nas décadas de 1960-1970 e construiu sua própria câmera panorâmica. Fica no andar +2 do anexo.

E a “Laboratório dos Sentidos”, no casarão do MIS, é uma exposição interativa que oferece vários equipamentos para os visitantes manipularem e experimentarem conceitos relacionados à imagem e ao som.

SERVIÇO:

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento: quinta a domingo, das 13h às 20h (acesso até 19h30).
Entrada: gratuita.

Estreia de nova exposição: “Coragem”
Data: 18/11
Horário: 18h
Local: Sala imersiva
Entrada gratuita e aberta ao público.

 

EXPOSIÇÕES:

Abertas de quinta a domingo.

Laboratório dos Sentidos
Local: casarão do MIS
Horário: 13h às 20h (acesso até 19h30)

Ontem choveu no futuro
Local: anexo, andar -2
Horário: 13h às 20h (acesso até 19h30)

Leocácio Ferreira – Todos juntos, vamos…!
Local: anexo, andar +2
Horário: 13h às 20h (acesso até 19h30)

Coragem
Local: anexo, andar -2
Horário: 19h às 20h (acesso até 19h30)

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.