Passando a funcionar de terça a domingo em novos horários, o MIS recebe a programação do Festival Imaginários Urbanos, além de oferecer exposições e apresentação que une imagem e som

A partir desta quinta-feira (1/12), o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) expande suas atividades para novos horários de terça a domingo. O Museu estará aberto ao público das 10h às 18h de terça a quinta, e de 13h às 20h de sexta a domingo. Porém, em dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo, o Museu fecha na parte da tarde. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante.

Nesta semana (1 a 4/12), acontecem diversas atividades voltadas para explorações de imagem e som. Muitas das atrações fazem parte da programação do Festival Imaginários Urbanos. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Para visitar os espaços, recomenda-se o uso de máscaras e o esquema vacinal completo contra a Covid-19, incluindo as doses de reforço.

Sampleologia – performance <cont.urbano>
Ação realizada em parceria com a Pinacoteca do Ceará, a performance sonora-visual <cont.urbano> será realizada pelo compositor, artista sonoro e educador Eric Barbosa e pelo realizador audiovisual, fotógrafo e artista digital Vitor Grilo. Ela acontece dentro do programa Sampleologia, que desenvolve uma série de procedimentos artísticos que pensam proposições e inventividades através de artistas, pesquisadores, colaboradores e rede de criadores, investigan mecanismos nos procedimentos linguísticos tendo o conceito de “sample” como elemento de composição em sua criação/manipulação. A apresentação é gratuita e acontece dia 1/12 (quinta-feira), às 18h30, na Praça do MIS.

4º Festival Imaginários Urbanos: Comunidades Porvir
Pensando a relação das artes urbanas no contexto de retomada de convívio social, o Festival Internacional Imaginários Urbanos chega à sua 4ª edição com uma programação plural, que vai circular por diversos espaços de Fortaleza. No MIS, a programação acontece de 1 a 6 de dezembro, com exibição de videoperformances e rodas de conversa.

A “Mostra de Videoperformance” conta com curadoria de Eduardo Bruno, Aires e Waldírio Castro, e exibirá as obras “Negrume da Guerra” de Victor Freitas, “O verbo se fez carne” de Ziel Karapotó, “Negro” de Marcelo Diogo, “How to Heal the Word Bank” de Graham Bell Tornado e “Sinfonia do Encontro – Primeiro Ato” de Augusto Leal. Além dos artistas selecionados através de convocatória, três mais se somam por escolha da curadora: Isadora Ravena, Cia dxs Terroristas e Thais Iroko. A Mostra será exibida no painel de led da Praça do MIS de 1 a 6 de dezembro, das 13h às 21h.

Nos dias 3 e 4, acontecem as rodas de Conversas “Imaginários Abertos”, sempre às 17h, na Praça do MIS. No sábado (3), o tema será “Criação em Videoperformance”, com os artistas Maria Macedo, Lívio Pereira e mediação de Marie Auip. No domingo (4), o papo será sobre “Processos curatoriais em Videoperformance”, com Aires, Waldírio Castro e mediação de Eduardo Bruno.

Exposições

Além dos eventos, o MIS segue com quatro exposições abertas. Abrindo agora de terça a domingo, o Museu estará aberto ao público das 10h às 18h de terça a quinta, com acesso às exposições até 17h30. De sexta a domingo, o horário permanece das 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.

“Laboratório dos Sentidos”, no casarão do MIS, é uma exposição interativa que oferece vários equipamentos para os visitantes manipularem e experimentarem conceitos relacionados à imagem e ao som.

“Leocácio Ferreira – Todos juntos, vamos…!”, com curadoria de Rosely Nakagawa, oferece um passeio pela obra deste fotógrafo que atuou no Ceará nas décadas de 1960-1970 e construiu sua própria câmera panorâmica. Fica no andar +2 do anexo.

“Ontem choveu no futuro” é uma instalação concebida pelo artista Batman Zavareze, na sala imersiva (andar -2 do anexo), com projeções que se expandem para todas as superfícies da sala (paredes e chão), mergulhando o público em imagens e sons.

“Coragem”

A obra é resultado do Ateliê Imersivo “Mestre é quem de repente aprende”, realizado pelo MIS em julho e conduzido pelo artista multimídia Batman Zavareze e equipe, em parceria com o Abstrata – Festival Internacional de Videomapping. A nova exposição é o resultado deste processo de formação e criação colaborativa que reuniu 44 pessoas em 40h/aula de imersão intensa. Participaram artistas cearenses selecionados a partir de uma convocatória, trabalhadores da equipe do MIS e de outros equipamentos do Instituto Mirante.

SERVIÇO:

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento:
Terça a quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.

Entrada: gratuita.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL:

Sampleologia – performance <cont.urbano>
Data: 1/12 (quinta-feira)
Hora: 18h30
Local: Praça do MIS.

4º Festival Imaginários Urbanos: Comunidades Porvir
“Mostra de Videoperformance”
Data: 1 a 6/12
Hora: 13h às 21h
Local: Praça do MIS

Roda de Conversa “Imaginários Abertos”: “Criação em Videoperformance”
Com Maria Macedo, Lívio Pereira e mediação de Marie Auip
Data: 3/12 (sábado)
Hora: 17h
Local: Praça do MIS

Roda de Conversa “Imaginários Abertos”: “Processos curatoriais em Videoperformance”
Com Aires, Waldírio Castro e mediação de Eduardo Bruno
Data: 4/12 (domingo)
Hora: 17h
Local: Praça do MIS

EXPOSIÇÕES:

Laboratório dos Sentidos
Local: casarão do MIS
Funcionamento:
Terça a quinta: 10h às 18h, com acesso até 17h30.
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso até 19h30.

Leocácio Ferreira – Todos juntos, vamos…!
Local: anexo, andar +2
Funcionamento:
Terça a quinta: 10h às 18h, com acesso até 17h30.
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso até 19h30.

Ontem choveu no futuro
Local: anexo, andar -2
Funcionamento:
Terça a quinta: 10h às 17h.
Sexta a domingo: 13h às 19h.

Coragem*
Local: anexo, andar -2
Funcionamento:
Terça a quinta: 17h, com acesso até 17h30.
Sexta a domingo: 19h, com acesso até 19h30.

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.