O Museu da Imagem e do Som está com inscrições abertas para o curso “Quais memórias seduzem?”, a ser ministrado pelo pesquisador Guilherme Marcondes. As aulas acontecerão ao longo de cinco sábados, nos dias 24/09, 1/10, 8/10, 15/10 e 22/10, de 14h às 18h, na sala multiuso do MIS (andar -1 do anexo). O curso é gratuito. As inscrições estão abertas até 18/09 e devem ser feitas pelo formulário disponível no site mis-ce.org.br. São 25 vagas e, como parte da política afirmativa do MIS, 20% delas serão reservadas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas; 10% para pessoas com deficiência; 10% para pessoas travestis, transexuais e transgêneras. O resultado da seleção será divulgado em 21/09 no site mis-ce.org.br. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

O curso buscará refletir sobre como se faz a memória coletiva e quais os seus usos na sociedade contemporânea, pensando, justamente, que a memória pode ser compreendida como uma construção social sobre o passado, feita a partir do presente e que visa o futuro. Serão tomados textos, produções audiovisuais, musicais e das artes visuais a fim de se refletir sobre a questão: quais as memórias que seduzem? Além do curso, acontecerão ainda palestras semanais com diversos especialistas, abertas ao público. As palestras ocorrerão nos mesmos dias das aulas, no horário de 18h30 às 20h, no auditório (entrada por ordem de chegada).

Guilherme Marcondes é pós-doutorando (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE). Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). Graduado em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Suas pesquisas cruzam a sociologia da arte com a sociologia das relações étnico-raciais.

Mais informações e inscrições no site: mis-ce.org.br.

SERVIÇO:
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.

– Curso “Quais memórias seduzem?”
Com Guilherme Marcondes

Data: 24 de setembro; 1, 8, 15 e 22 de outubro (sábados)
Horário: 14h – 18h
Local: Sala Multiuso (andar -1 do anexo)
Gratuito

Inscrições: de 12 a 18 de setembro no site mis-ce.org.br
25 vagas

+ Ciclo de escutas públicas
Horário: 18h30 às 20h
Local: Auditório
Aberto ao público por ordem de chegada

Inscrições: de 02 a 11 de setembro pelo Formulário de Inscrição disponível no site mis-ce.org.br

Número de vagas: 25. Como parte da política afirmativa do MIS, 20% delas serão reservadas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas; 10% para pessoas com deficiência; 10% para pessoas travestis, transexuais e transgêneras.

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.