O Museu da Imagem e do Som do Ceará está com inscrições abertas para a oficina com álbuns fotográficos “Fotografias, afetos e ajuntamentos – Vamos?”, a ser ministrada por Alisson Freitas e Ka Araújo. As aulas acontecerão nos dias 17 e 18 de setembro (sábado e domingo), das 16h às 18h, iniciando na exposição “Leocácio Ferreira – Todos juntos, vamos” (andar +2 do anexo) e depois prosseguindo na sala multiuso (andar -1). A oficina é gratuita. As inscrições estão abertas até 14/09 e devem ser feitas pelo formulário disponível no site mis-ce.org.br. São 25 vagas para adultos e jovens a partir de 15 anos. Como parte da política afirmativa do MIS, 20% das vagas serão reservadas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas; 10% para pessoas com deficiência; 10% para pessoas travestis, transexuais e transgêneras. O resultado da seleção será divulgado em 16/09. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

Sobre o curso
A partir da percepção da fotografia como modo de registrar momentos e do álbum como lugar de arquivo, esta oficina tem como objetivos possibilitar um momento de sensibilização e análise das memórias sociais inseridas nas fotografias produzidas por Leocácio Ferreira e suas imagens particulares que integram a exposição, além de abrir espaço para partilha das memórias dos participantes através das suas próprias fotografias e álbuns.

Sobre Ka Araújo
Brotou na periferia de Fortaleza/Ceará. É experimentadora e desfruta a Arte como expressão das investigações, vivências e reflexões, atuando de diversas formas nos espaços culturais e artísticos. No momento, colabora no Grupo Tamain (grupo com artistas indígenas em território cearense). Nos percursos mais recentes, pesquisa e reflete sobre arquivos e memórias ancestrais e familiares, utilizando as Artes Visuais como espaço e ferramenta de experimentação no processo de retomada de consciência da sua memória indígena.

Sobre Alisson Freitas
Nascido no Pirambu, graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará, pesquisador e colaborador de projetos ligados à História do Ceará. Seu processo de pesquisa está ligado a questionar a memória do Ceará Oitocentista focando na dinâmica entre instituições, poder e elites por meio dos jornais locais. Já atuou em alguns espaços culturais da cidade como educador museal e no momento compõe a Equipe de Formação do Museu da Imagem e do Som CE.

Sobre a exposição “Leocácio Ferreira – Todos juntos, vamos..…!”
A exposição “Leocácio Ferreira – Todos juntos, vamos..…!”, com curadoria de Rosely Nakagawa, apresenta elementos sobre a vida e a obra do fotógrafo paraibano Leocácio Ferreira (1921-1983), que atuou no Ceará nas décadas de 1960-1970. São apresentados equipamentos fotográficos criados e utilizados por ele, reproduções fotográficas de sua autoria e um vídeo com depoimentos a seu respeito. Ainda no tempo da fotografia analógica, Leocácio construiu sua própria câmera panorâmica e registrava eventos sociais, esportivos e culturais.

Mais informações e inscrições no site: mis-ce.org.br.

SERVIÇO:
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.

– Oficina “Fotografias, afetos e ajuntamentos – Vamos?”
Com Alisson Freitas e Ka Araújo

Período: 17 e 18 de setembro (sábado e domingo)
Horário: 16h – 18h
Local: Exposição “Leocácio Ferreira – Todos juntos, vamos” (andar +2 do anexo) e depois prosseguindo na sala multiuso (andar -1).
Gratuito.

Inscrições: de 09 a 14 de setembro pelo Formulário de Inscrição disponível no site mis-ce.org.br

Número de vagas: 25. Como parte da política afirmativa do MIS, 20% delas serão reservadas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas; 10% para pessoas com deficiência; 10% para pessoas travestis, transexuais e transgêneras.

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.