O comissário Paulo Pires do Vale reflete sobre o papel dos museus em fala mediada por Rosely Nakagawa

foto: Eduardo Abreu | Suspiro Comunicação”

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) realiza nesta quinta-feira (06) a conferência “Sobre a utilidade e os inconvenientes dos museus para a vida”, com Paulo Pires do Vale, que é Comissário do Plano Nacional das Artes de Portugal. A mediação será da curadora Rosely Nakagawa. O evento é aberto ao público e acontece na Praça do MIS, às 18h. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante.

“Diante da questão sobre o futuro dos museus, é necessário, primeiro, não querer responder imediatamente, mas manter-se nesse lugar difícil, inquietante e frágil do aberto, da pergunta: esvaziar certezas, as respostas já dadas, os hábitos irrefletidos. Retomando a reflexão de Nietzsche sobre o perigo de a história se tornar uma virtude hipertrofiada, como se tudo já tivesse sido conquistado e realizado num passado admirável e bastasse repetirmos e contemplarmos os feitos dos antepassados, nesta conferência ensaiarei compreender como pode o museu ser inconveniente ou, pelo contrário, como pode servir à vida. Isso implicará assumir a sua plasticidade como força vital”, explica Paulo Pires do Vale.

Sobre Paulo Pires do Vale
Filósofo, professor universitário, ensaísta e curador. Foi presidente da Associação Internacional dos Críticos de Arte – Secção Portuguesa, entre 2015 e 2019. É Comissário do Plano Nacional das Artes, iniciativa dos ministérios da cultura e da educação de Portugal, desde 2019.

Sobre Rosely Nakagawa
É curadora e editora de arte e fotografia. Atualmente, está como gestora do Centro Cultural do Cariri, no Ceará. Realiza mostras como curadora independente no Brasil e exterior, tendo atuado nas principais Instituições brasileiras, museus e centros culturais da América Latina, EUA, Japão e Europa.

 

 

SERVIÇO:
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.

– Conferência “Sobre a utilidade e os inconvenientes dos museus para a vida”
Com Paulo Pires do Vale e Rosely Nakagawa

Data: 06 de outubro (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Praça do MIS
Aberto ao público.

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.